As melhores ofertas do Black Friday pra você realizar seu sonho.

Black Friday 2018

Como escolher a tinta certa para sua reforma?

Para dar início ao processo de pintura de sua residência, é fundamental entender um pouco mais sobre quais são os produtos ideais a serem utilizados e também quais os tipos de tinta recomendados conforme o ambiente e o material da superfície que receberá a aplicação.

As variedades de cores, marcas e especificidades de cada tipo de tinta podem confundir o consumidor no momento da escolha. Analisar cautelosamente todos esses detalhes resultará diretamente na durabilidade e manutenção de sua pintura. Entenda:

Tinta base para pintura

O primeiro passo para realizar a pintura de sua casa é saber definir a camada de base correta, podendo ela ser feita com primer, massa corrida ou massa acrílica.

O primer é utilizado para áreas que ainda não receberam nenhum revestimento, ou seja, superfícies novas. Seu uso é recomendado principalmente para as que sejam de metal e de madeira. Em gesso e drywall, o primer é conhecido como preparador de superfícies.

A massa corrida, por sua vez, é indicada para preparar as superfícies que receberão a pintura, a fim de manter sua regularização. Antes de sua aplicação, é necessário lixar a parede para que fique nivelada, bem como remover qualquer tinta anterior, caso ainda exista. Não recomenda-se utilizar este tipo de base em ambientes úmidos.

Para realizar o preparo das superfícies destes ambientes úmidos, aconselha-se a utilização da massa acrílica como base para a pintura. Ela também exige o processo de lixação, mas entre suas vantagens ela é altamente impermeável, o que facilita todo o processo em áreas externas ou que sofrem contato com a água. Após essa preparação, é hora de escolher a tinta certa para os ambientes.

Tinta acrílica

As tintas acrílicas podem ser usadas em, basicamente, qualquer tipo de material de construção, pois proporcionam alta impermeabilidade às superfícies onde são aplicadas. Logo por isso, são recomendadas com frequência para ambientes externos.

No entanto, podem perfeitamente ser utilizadas em ambientes internos, principalmente aqueles que apresentam certa umidade, como banheiros, cozinhas e lavabos. Além disso, é diluída em água - o que a faz render um pouco mais - e apresenta secagem mais rápida do que os outros tipos.

Tinta látex

As tintas látex são produzidas com base solúvel em água, o que facilita - e muito - no momento da pintura, pois podem ser facilmente removidas caso espirre onde não deve. No entanto, esse mesmo fator a impede de ser utilizada em ambientes úmidos ou externos, pois pode apresentar manchas e falhas em contato com a água.

Esse tipo de tinta de parede apresenta uma excelente durabilidade, bem como característica antimofo e secagem rápida. Além dessas vantagens, ela também quase não emite odor — o que é um incômodo para muitos - e é uma opção altamente econômica.

Acessórios para sua pintura

Além das tintas, você precisará de alguns acessórios essenciais na hora de colocar a mão na massa. Estes itens garantem maior facilidade durante o processo e são de extrema importância para desenvolver sua pintura.

Alguns deles são: pincéis, lixas, rolos, bandejas e muito mais. Aqui em nossa categoria de tintas e acessórios, você encontra tudo o que precisa.

Transforme a pintura de sua casa em uma aliada da decoração

A pintura de sua casa pode ser uma aliada frente à decoração de cada cômodo. Muito além das tendências, lembre-se de valorizar aquilo que mais combina com você e pode manifestar sua personalidade aos ambientes. Entre tantos tipos de tintas, opções de cores e ideias para decorar, você com certeza encontrará aquela que mais combina com o seu estilo.

Em nosso blog, você encontra as mais variadas dicas de decoração para pinturas, móveis e muito mais — conforme as últimas tendências de design.