Argamassa Pronta 20 Kg Votomassa        - Votorantim

Votorantim

Argamassa Pronta 20 Kg Votomassa

Cód: 911771
Imagem ilustrativa
R$ 12,99 un

Selecione a loja de sua preferência:
O prazo de entrega será contado no 1º dia útil após a confirmação do pagamento.

Preços e Condições exclusivas para compras no site.



Descrição

votomassa assentamento e revestimento é uma argamassa de uso geral que pode ser utilizada para
o assentamento de elementos de alvenaria de vedação como blocos de concreto, blocos cerâmicos, e tijolos comuns.
Também é indicada para o revestimento de paredes em áreas internas e externas. Votomassa assentamento e revestimento possui tempo de manuseio de até 2 horas, aderência elevada e alta trabalhabilidade.
Classificação técnica:
Votomassa assentamento e revestimento atende os requisitos da NBR13281/2005 e da NBR13528/2010.
Votomassa assentamento e revestimento é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. O produto é oferecido na cor cinza.
Indicação:
Excelente para aplicações em revestimentos de paredes em ambientes internos e externos, assentamento de elementos de alvenaria de vedação como blocos de concreto e blocos cerâmicos.
Atenção: A argamassa poderá ser utilizada para assentamento de alvenaria estrutural após caracterização prévia dos materiais e da alvenaria conforme a NBR 15961 mediante a aprovação do responsável técnico.
Vantagens:
Supera os requisitos de resistência de aderência potencial à tração NBR 15258;
A tende e supera os requisitos da norma NBR 13281
A tende e supera os requisitos definidos na NBR 13528;
Perfeita para assentamento de elementos de alvenaria em blocos ou tijolos
cerâmicos e blocos de concreto;
A rgamassa leve e de textura cremosa;
A plicação em revestimentos de paredes internas e fachadas.
Limitações:
N ão utilizar como assentamento estrutural.
N ão utilizar no preparo de concretos ou qualquer outro tipo de serviço.
N ão utilize aditivos químicos no chapisco (feito em obra ou industrializado)
pois, pode torná-lo impermeável, prejudicando a aderência da argamassa.
Substratos:
Blocos de concreto;
Blocos cerâmicos.
Modo de Aplicação:
Preparo de Superfície:
Assentamento: Os elementos de alvenaria devem estar secos, íntegros, limpos, isento de poeiras, substâncias oleosas, tintas, eflorescência, restos de argamassa ou outras condições que possam prejudicar a aderência da argamassa. Para a remoção de impurezas, particulados, pós e outros materiais nocivos que estejam na superfície dos blocos devem ser removidos com a utilização de escova de aço.
Cuidados especiais da base:
Em condições ambientais (temperatura ambiente superior a 30°C, temperatura do bloco/base superior a 28°C ou umidade relativa do ar inferior a 40%), é necessário umedecer a superfície do bloco onde será aplicada a argamassa de maneira a torná-la fria ao tato. Umedecer a superfície dos blocos de concreto e cerâmicos com absorção total superior a 10% e 22% respectivamente.
Revestimento:
A base deverá estar plana, limpa, com a superfície seca, isenta de poeiras, substâncias oleosas, tintas, restos de argamassas, eflorescência ou outras condições que possam prejudicar a aderência.
A limpeza pode ser executada de acordo com os seguintes Procedimentos (conforme item 8.4.3 da NBR7200/98):
a) para a remoção de sujeiras, pó e materiais soltos: escovar e lavar a superfície ou aplicar jato de água sob pressão; quando necessário, deve ser empregada espátula, escova de cerdas de aço, lixamento ou desbaste mecânico;
b) para remoção de óleo desmoldante, graxa e outros contaminantes gordurosos, pode-se efetuar a limpeza com soluções alcalinas ou ácidas, empregandose um dos seguintes procedimentos:
escovar (utilizando-se escova de piaçaba, por exemplo) com solução alcalina de fosfato trissódico (30 g Na3PO4 em 1 L de água) ou de soda cáustica e, em seguida, enxaguar com água limpa em abundância;aplicar solução de ácido muriático (5% a 10% de concentração) durante 5
min, escovar (com escova de piaçaba, por exemplo) e enxaguar com água limpa em abundância; escovar a superfície com água e detergente e enxaguar com água em abundância;
empregar processos mecânicos (escovamento a seco com escova de cerdas de aço, lixamento ou desbaste mecânico) e em seguida remover a poeira através de ar comprimido ou lavagem com água;
c) para remover eflorescências: pode-se escovar a seco a superfície com escova de cerdas de aço e proceder à limpeza com solução de ácido muriático, conforme item b). Caso a manifestação atinja grandes áreas, pode-se empregar jateamento de areia;
d) para remover bolor e fungos: pode-se escovar a superfície com escova de cerdas duras com solução de fosfato trissódico (30 g Na3PO4 em 1 L de água) ou com solução de hipoclorito de sódio (4% a 6% de cloro ativo) e enxaguar com água limpa em abundância.
Todas as áreas externas a serem revestidas devem ser chapiscadas. Para isso recomendamos votomassa chapisco concreto para bases de alvenaria de blocos de concreto, cerâmicos, silico calcários e tijolos comuns.
preparo da base – chapisco para alvenaria: Antes da aplicação do chapisco a temperatura da base deverá ser verificada. Caso a temperatura da base esteja elevada, fazer aspersão de água até torná-la fria ao tato, porém sem saturá-la.
Para blocos de absorção muito alta, adotar o mesmo procedimento. O chapisco deverá ser aplicado de maneira que fique bem fechado, mas não com uma espessura alta. preparo da base – concreto: O preparo da base de concreto poderá ser realizado através de escovação e/ou apicoamento, com a finalidade de se remover o desmoldante. Após realizar estes procedimentos, a base poderá ser
lavada. No momento da aplicação do chapisco a temperatura da base deverá ser verificada. Caso a temperatura da base esteja elevada, fazer aspersão de água até torná-la fria ao tato.
Em dias quentes e baixa umidade relativa do ar ou em regiões de clima seco e quente, após a aplicação do chapisco, o mesmo deverá ser curado através de aspersão de água em intervalos de 1 a 2 horas durante um período mínimo de 24 horas.
Da mesma forma, as áreas internas com acabamento final em laminado ou cerâmico, e/ou áreas internas com base de concreto e alvenaria de blocos de concreto celular autoclavado, também, devem ser chapiscadas.
Atenção: o uso de aditivos químicos no chapisco (feito em obra ou industrializado) pode torná-lo impermeável, prejudicando a aderência da argamassa.
Mistura:
O preparo da argamassa deve ser feito próximo às frentes de trabalho, mas protegido de chuva, sol e vento. A temperatura da água da mistura deve estar entre 18°C e 25°C. Deve ser adicionada, em recipiente limpo e estanque, a quantidade de água potável indicada na embalagem de cada votomassa
assentamento e revestimento. A água deve estar isenta de qualquer tipo de resíduos, graxa, óleos, ou material particulado.
Não coloque mais água na mistura ao longo da aplicação.
O preparo pode ser feito por mistura manual ou mecânica (argamassadeira),
com os seguintes tipos de misturadores:
Misturador contínuo: ajuste a vazão de água de acordo com a capacidade de mistura do equipamento (litros por hora) em função da quantidade de água por saco.
Misturador horizontal (batelada)/betoneira: adicione metade da água no compartimento do equipamento; em seguida adicione todo o volume de argamassa e complete com o restante da água.
O tempo de mistura varia em função do tipo de equipamento e quantidade de sacos e deve ser controlado pelo operador. Após a mistura, a argamassa deve estar homogênea e sem grumos.
Aplicação da argamassa:
A argamassa de revestimento não deve ser aplicada em ambientes com temperatura inferior a 5°C. Em temperatura superior a 30°C, devem ser tomados cuidados especiais para a cura do revestimento, mantendo-o úmido pelo menos nas 24 h iniciais através da aspersão constante de água. Este mesmo procedimento deve ser adotado em situações de baixa umidade relativa do ar, ventos fortes ou insolação forte e direta sobre os planos revestidos.
A argamassa deve ser aplicada manualmente com colher de pedreiro ou por projeção tipo canequinha.
Revestimento interno e externo: aplicar a argamassa manualmente com colher de pedreiro em camada única em camadas com espessuras até 3 cm. Para revestimentos com espessura superior a 3 cm, as camadas subseqüentes devem ter espessura mínima de 1,5 cm e máxima de 3 cm. Em caso de espessuras superiores a 5 cm, use reforço com tela entre as camadas. Essa aplicação entre
camadas deve ser feita preferencialmente na condição úmido sobre úmido, respeitando o tempo de puxamento da camada anterior. Na condição úmido sobre seco, a camada anterior deverá estar regularizada e nivelada, mantendo uma textura rugosa.
Não recomendamos a aplicação deste produto por projeção mecânica.
Para o assentamento de elementos de alvenaria: Posicionar o bloco com os furos na vertical sobre os cordões de argamassa e assentá-lo com leves batidas com a colher de pedreiro, comprimindo os cordões de modo que fiquem com 1cm de espessura e garantir a boa aderência entre bloco/argamassa. Usar prumo ou a régua técnica para aprumá-lo e nivelá-lo durante o assentamento. Em seguida, retire excesso de argamassa na lateral do bloco com colher de pedreiro.
Observação: Em hipótese alguma o bloco pode ser aliviado (reposicionado, ajeitado ou recolocado) após entrar em contato com a argamassa. Caso isso ocorra, pode surgir patologias futuras.
Espessuras limites de revestimento:
Para definição do plano de revestimento, devem ser atendidas as espessuras constantes no projeto do revestimento e estar de acordo com as exigências estabelecidas na NBR 13749. Apresenta abaixo sugestões de espessura para revestimento com argamassa votomassa assentamento e revestimento:
parede interna: espessura entre 0,5 a 2,0 cm .
parede externa: espessura entre 2,0 a 3,0 cm.
teto: espessura máxima de 2 cm
Limpeza de Ferramentas:
Limpe as ferramentas e os revestimentos instalados com água enquanto a argamassa ainda estiver fresca.
Tempo para Uso e Cura
O tempo máximo de utilização da votomassa assentamento e revestimento é de 2 horas, contadas a partir do início da mistura. Durante esse período, não deves ser adicionada água ou qualquer outro produto, bastando apenas reamassá-la antes da aplicação. Ultrapassado o prazo de 2 horas, a argamassa deverá ser descartada.
Em dias quentes e baixa umidade relativa do ar ou em regiões de clima seco e quente, após a aplicação do chapisco, o mesmo deverá ser curado através de aspersão de água em intervalos de 1 a 2 horas durante um período mínimo de 24 horas.
Ferramentas e Rendimento:
Para revestimento: aproximadamente 17 kg/m² para cada 1,0 cm de espessura.
Para assentamento: aproximadamente 17 Kg/m² para 1,0 cm de espessura de junta (referência: bloco 19 x 39 cm).
O rendimento pode variar de acordo com a dimensão do bloco e textura do substrato. Nestes valores não são consideradas perdas durante a aplicação do produto.
Observação: O rendimento da argamassa depende diretamente do tempo e do equipamento de mistura utilizados, assim como a quantidade de água
adicionada. 
Equipamentos:
C olher de pedreiro;
Prumo;
D esempenadeira de madeira e desempenadeira plástica;
Bisnaga ou palheta;
Régua técnica 2m;
Escova de aço;
Misturador de argamassa de eixo horizontal;
Masseira;
Armazenagem:
A votomassa assentamento e revestimento deve ser armazenada em local fresco, seco, protegido das intempéries, afastada no mínimo 30 cm do piso, preferencialmente sobre paletes e 30 cm das paredes. As pilhas deverão ter no máximo 10 sacos de altura.
Apresentação:
Sacos de 20 kg.
Validade:
O produto possui validade de 6 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem, se respeitadas as condições de armazenamento e com o produto em suas embalagens originais e llacradas.
Referências normativas:
NBR 13279
NBR 13280
NBR 13279
NBR 15259
NBR 13278
NBR 13277
NBR 15258
NBR 13528
NBR 13749
NBR 13276

Ficha Técnica

Código de Barras 7898265330139

Opinião dos clientes

9.8
165 Avaliações
  • Ótimo
    20
  • Muito bom
    20
  • Bom
    20
  • Não gostei
    20
  • Péssimo
    20
  • Guilherme Thees Sollero
    9.8
    90% dos consumidores recomendaram esssa resposta
    • Positivo: Muito Prático, Barato
    • Negativo: acabamento
    Essa opinião te ajudou?