Dicas
Voltar

Troca de lâmpada de rosquear

Categoria: Manutenção

 
 

Trocar uma lâmpada de rosquear queimada é simples. 

Passo 1

O que fazer: Desligue o interruptor e o disjuntor no quadro elétrico referente ao cômodo. Ou desligue todo o quadro de eletricidade, tomando antes o cuidado de desligar e tirar da tomada todos os equipamentos elétricos. Com isso, evita-se o risco de choque elétrico.


 
Passo 2

O que fazer: Se possível, deixe para trocar a lâmpada durante o dia. Não realize a troca com os pés descalços.


 
Passo 3

O que fazer:  Se a lâmpada já estiver queimada, provavelmente estará fria. Nesse caso, basta desenroscá-la com suavidade, no sentido anti-horário.


 
Passo 4

O que fazer: Se a lâmpada acabou de queimar, e você deseja trocá-la logo em seguida, tome cuidado para não queimar as mãos, pois deve estar muito quente. Espere esfriar totalmente antes de efetivar a troca.


 
Passo 5

O que fazer: Não toque na parte metálica nem na rosca. Utilize um pano seco para envolver a lâmpada.


 
Passo 6

O que fazer: Algumas vezes, a lâmpada emperra e não desenrosca de jeito nenhum (ela pode ter enferrujado dentro da base). Proteja as mãos e os olhos, envolvendo a lâmpada queimada com um pano seco, e quebre o bulbo de vidro com um pequeno martelo.


 

 
Passo 7

O que fazer: Depois de retirar os cacos com um alicate, pegue na parte metálica que sobrou da lâmpada e tente desenroscar. A última solução é torcer a parte metálica e tentar tirar os pedaços.


 
Passo 8

O que fazer: Recoloque uma lâmpada nova com a mesma capacidade, potência e voltagem, enroscando no sentido horário até o final. Religue o disjuntor no quadro de luz e o interruptor correspondente.


 
Fonte:

http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/iluminacao_dicas_3.html

A C&C recomenda: procure sempre a orientação de profissionais especializados para realizar os serviços.