Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Vistoria de imóveis: tudo o que você precisa saber

Saiba o que é e como funcionam as vistorias
                                   Vistoria de imóveis: tudo o que você precisa saber            
   

Antes de comprar ou alugar um imóvel novo, é importante estar atento e tomar alguns cuidados para ter certeza de que vai fechar um negócio seguro. A vistoria de imóveis, por exemplo, é indispensável para atestar as condições de habitação dos ambientes antes que ele seja entregue ao futuro morador.

Para ajudá-lo a entender melhor, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre vistorias e ficar atento em relação aos seus direitos!

O que é a vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é um procedimento realizado com o intuito de evitar aborrecimentos e dores de cabeça para futuros compradores ou locatários. Ela deve envolver todas as partes atuantes no processo, como o proprietário, cliente e imobiliária ou construtora.

Apesar deste não ser um procedimento muito complexo, ele exige muita atenção e, em alguns casos, é necessário contratar profissionais capacitados para auxiliar na inspeção.

Em geral, a vistoria considera toda a infraestrutura do imóvel e o importante é que essa análise seja parte do contrato de locação firmado entre proprietário e inquilino, descrevendo suas benfeitorias, defeitos, nível de conservação, o que é novo, o que precisa de conserto etc.

Agora que você já sabe do que se trata a vistoria, vamos falar sobre o que deve ser analisado ao fazê-la. Veja só!

Parte elétrica

Nessa hora, deve-se analisar as condições das tomadas e da fiação da residência, verificar se há fios expostos e se existem sinais de que adaptações mal executadas foram feitas na rede. Além disso, deve-se notar se, ao acender alguma lâmpada, ocorrem pequenos curtos piscadas e outros sinais de que a rede está sobrecarregada.

Parte hidráulico

Ao checar a parte hidráulica, o mais importante é buscar possíveis vazamentos. Por isso, observe a pintura do imóvel e procure por pontos em que a tinta está mais escura. Isso pode indicar sinais de umidade e, consequentemente, infiltrações ou vazamentos.

Verifique também a situação das válvulas dos sanitários e cheque todas as torneiras e chuveiros. Deve-se analisar também a canalização de esgotos, grelhas, torneiras, ralos do box e o nível de escoamento de água dos banheiros, cozinhas e áreas comuns.

Pisos e forros

O ideal é analisar se a estrutura do forro está visivelmente normal, sem rachaduras ou furos. No caso dos pisos, é preciso verificar se não existem ladrilhos soltos, buracos ou imperfeições graves.

Pinturas e revestimentos

Verifique se o imóvel foi pintado recentemente e se a pintura está em boas condições. Pinturas antigas e que ficam expostas à umidade excessiva costumam descascar com maior facilidade, por isso, dê maior atenção aos banheiros, cozinhas e áreas externas.

Quanto aos revestimentos, certifique-se de que não existem azulejos danificados ou falta de rejunte entre eles, pois isso compromete muito a estética do local e a durabilidade do revestimento.

Portas e janelas

Aqui, vale conferir o estado e a resistência das portas e janelas; se estão rangendo, como estão os trincos e as fechaduras, a fixação dos parafusos, regulagem dos fechos, funcionamento de borrachas, escovas, roldanas e outros elementos de vedação.

É importante enfatizar que todos os pontos aqui listados são de total responsabilidade do proprietário do imóvel, cabendo a ele arcar com eventuais reparos que sejam necessários antes que o imóvel seja entregue ao futuro inquilino.

No entanto, também é possível que reparos e reformas sejam feitos em comum acordo entre os envolvidos. É possível, por exemplo, que o inquilino arque com os custos da reforma e tenha esse investimento abatido no valor do aluguel ou compra do imóvel.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para dar uma olhada em outros conteúdos disponíveis no blog da C&C e não deixe o nosso site e conferir as ofertas imperdíveis que temos para você!

   

Compre na C&C

Porcelanato Polido Borda Reta Calacata Oro Lux 120x120cm Porcelanato Polido Borda Reta Calacata Oro Lux 120x120cm
Rodapé em Poliestireno Moderna 456 Branco 7x240cm Rodapé em Poliestireno Moderna 456 Branco 7x240cm

Produtos que você visitou