Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Veja tudo sobre a técnica do cimento queimado

Saiba como preparar e aplicar o material adequadamente
                                     Veja tudo sobre a técnica do cimento queimado            

Bonito, versátil e democrático, o cimento queimado se consagrou como uma opção de revestimento sofisticado para a decoração de interiores.

Além disso, ele é extremamente durável, simples de manter – sem exigir muitos cuidados com manutenção – e, ainda, oferece um excelente custo benefício quando comparado aos outros tipos de revestimentos.

Na dica C&C de hoje, vamos mostrar tudo sobre essa técnica, bem como o processo de preparação e aplicação do revestimento. Confira!

Tipos de cimento queimado

Você sabia que além do cimento queimado comum há, também, outras variações desse revestimento?

Veja um pouco mais sobre elas:

Cimento queimado branco: se você pretende fugir daquele estilo mais industrial e rústico, a técnica do cimento queimado branco é uma ótima alternativa. Para deixar o revestimento com a cor mais clara, é necessário adicionar pó de mármore ou granito à mistura. A tonalidade final vai depender da quantia utilizada, quanto mais pó for adicionado, mais claro ficará.

Cimento queimado colorido: Outra técnica bem interessante é usar pigmentos coloridos para criar diferentes tons, desde que harmonize, é claro, com a sua proposta decorativa. Se você quer um visual ousado e alegre, é possível optar por cores mais vibrantes, como vermelho e azul. Mas, se você gosta de uma linha mais clean, uma boa opção é deixá-los em tons mais escuros, como preto ou chumbo.

Como preparar o cimento queimado?

Ao contrário do que o nome sugere, o cimento queimado não envolve fogo ou altas temperaturas em seu preparo. Na verdade, ele é um tipo de argamassa composta por uma mistura de cimento, areia e água preparada no próprio local de aplicação.

A proporção ideal é de uma parte de cimento para cada quatro de areia, depois é só ir adicionando água aos poucos, até que vire uma mistura cremosa.

Como aplicar cimento queimado?

Antes de iniciar qualquer etapa da aplicação, é necessário realizar a limpeza do contrapiso e/ou da parede, removendo qualquer vestígio de gordura, produtos químicos e demais resíduos.

Aplique a argamassa sobre a superfície, deixando uma espessura de 3 cm e espalhe o produto com uma colher de pedreiro. É importante lembrar, também, que a cada 1 ou 2 metros devem ser colocadas as juntas de dilatação, evitando, assim, que o cimento fique rachado.

Com a mistura já aplicada deve acontecer o processo de queima, que consiste, basicamente, em jogar o pó do cimento sobre a massa ainda fresca para, depois, alisar a superfície com uma desempenadeira.

Esse último ponto é muito importante para que o pó adquira um aspecto nivelado após ser devidamente espalhado.

Por ser um material de aspecto poroso, também é importante que sua superfície seja selada e impermeabilizada. Esse cuidado garantir que o produto não absorva água, gordura e outras impurezas que podem penetrar na superfície e danificar o revestimento.

Agora que você já conhece tudo sobre a técnica do cimento queimado, aproveite para acessar o site da C&C e garantir todos os materiais que você precisa para renovar sua casa!

   

Compre na C&C

Cimento Queimado Portokoll Fendi 5kg Cimento Queimado Portokoll Fendi 5kg
Tinta Efeito Cimento Queimado Fosco Túnel de Concreto 5kg Tinta Efeito Cimento Queimado Fosco Túnel de Concreto 5kg
Tinta Efeito Cimento Queimado Fosco Vista Noturna 5kg Tinta Efeito Cimento Queimado Fosco Vista Noturna 5kg