Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo sobre porcelanatos

Conheça agora todos os benefícios e recomendações dos porcelanatos e faça a melhor escolha para a sua casa!

Uma coisa é certa: hoje em dia, os pisos de porcelanato já são predominantes na maioria dos projetos de decoração de casas e apartamentos. Elegante e desejado, o porcelanato tem se tornado a opção número um, tanto dos arquitetos e decoradores, quanto das donas de casa.

Apesar de ser um piso versátil, é preciso escolher o porcelanato que mais se adequa às suas necessidades. Por isso, fizemos um guia rápido com tudo o que você precisa saber sobre os porcelanatos para fazer a melhor escolha para a sua casa. Confira!

O que é o piso porcelanato?

O piso porcelanato é prático, versátil e combina com os mais diversos estilos de decoração — devido a sua grande variedade de cores e modelos. Entre suas principais características, podemos mencionar: alta resistência à abrasão (física e química), uniformidade da coloração, baixa absorção de água, além de claro, ser fácil de limpar.

Basicamente, o porcelanato trata-se de um piso frio que pode ser indicado tanto para uso residencial, quanto para uso comercial. Como existem diversos modelos, é preciso verificar qual área será revestida para fazer a melhor escolha. Por isso, separamos os principais modelos de pisos porcelanatos e suas características logo abaixo!


Porcelanato polido

O porcelanato polido é, sem dúvidas, a peça mais popular quando tratamos de piso para salas, corredores e quartos. Esse modelo é conhecido pelo seu brilho intenso que, muitas vezes, chega até mesmo a refletir — criando um ambiente aconchegante e moderno.

Suas principais vantagens são:
• Alta resistência: esse modelo de porcelanato é muito conhecido pela sua durabilidade. Geralmente o piso se mantém com as mesmas características iniciais por anos e anos;
• Baixa absorção: como o revestimento é fabricado a partir de materiais que são submetidos a altas temperaturas, é bem resistente a absorção de água;
• Fácil limpeza: o porcelanato é muito fácil de limpar, basta apenas um pano úmido;
• Camada protetora: na maioria dos modelos de porcelanatos, os fabricantes aplicam camadas protetoras para garantir mais brilho e evitar possíveis arranhões nas peças.

Apesar das inúmeras vantagens, é preciso ficar ligado em alguns aspectos. O porcelanato polido pode ser um pouco escorregadio, por isso, evite usá-los áreas externas ou no interior do box. Ok? Além disso, é preciso tomar cuidado com produtos de limpeza. Ácidos, aguarrás, sabão em pó e escovas ásperas, por exemplo, são inimigos dos porcelanatos polidos; por isso, evite usá-los!


Porcelanato acetinado

Como o próprio nome diz, o porcelanato acetinado possui acabamento com menos brilho do que o polido. No geral, esse modelo é menos cansativo aos olhos e, por ter menos brilho, acaba tornando o ambiente muito mais aconchegante.

Suas principais vantagens são:
• Alta resistência a riscos: por ser menos brilhante, se comparado aos demais, esse modelo é o que costuma ter menos chances de riscar.
• Menos manchas: outro benefício de ser menos brilhante é em relação às manchas. O porcelanato acetinado tem menos chances de manchar, por isso, é uma boa opção para usar dentro do box.
• Menos escorregadio: o acabamento acetinado é o que mais reflete nesse benefício. Por ser acetinado, o piso torna-se menos liso e, por isso, pode ser usado até mesmo em áreas úmidas.

Porcelanato esmaltado


O porcelanato esmaltado nada mais é que um tipo de piso que recebe uma camada de esmalte por cima do revestimento. Além disso, esse tipo de piso pode receber outras características relacionadas a sua superfície; que pode ser lisa, áspera, brilhante ou mate.

Suas principais vantagens são:
• Diferentes acabamentos: por contar com uma base esmaltada, o modelo pode ser encontrado em diferentes acabamentos, tais como: com ou sem brilho, áspero ou liso e outros;
• Menor absorção de água: o esmalte aplicado em cima das peças é um excelente aliado para combater a absorção de água e, por isso, é uma ótima opção para áreas externas e úmidas;
• Fácil de cuidar: dentre todos os porcelanatos, o esmaltado é o mais fácil de cuidar. Suas características parecidas com a de cerâmica fria o fazem não precisar de manutenção constante e, por isso, apenas com um pano úmido é possível realizar a limpeza.

Uma dica importante para quem quer optar por esse modelo é ficar ligado ao PEI (Porcelain Enamel Institute). O PEI é a sigla que representa o nome do instituto que avalia o tipo e a qualidade do esmalte. O PEI pode variar de 1 a 5. Veja só!

PEI 1: indicado apenas para o revestimento das paredes, pois não suporta praticamente nenhum atrito;
PEI 2: também recomendado para paredes, mas também pode ser aplicado em áreas com pouca movimentação;
PEI 3: pode ser revestido em pisos internos;
PEI 4: ideal para áreas com movimentação como calçadas, garagem, entrada e fachada;
PEI 5: perfeito para ambientes externos.

Tipos de acabamento


Na hora da compra, além dos principais modelos de pisos, é preciso ficar atento quanto ao acabamento das peças. No geral, é possível encontrar pisos com acabamento bold e retificado. O que determina se a peça é bold ou retificada são as suas bordas. Confira agora as principais características de cada uma delas!

Acabamento bold

O revestimento chamado bold é aquele que conta com acabamento tradicional, com bordas levemente arredondadas. Por isso, nesse caso, o rejunte acaba ficando mais aparente. A recomendação de instalação de peças com acabamento bold é que mantenha uma distância mínima de 3mm entre cada peça. Para quem curte um aspecto mais despojado, esse acabamento é a melhor opção.

Acabamento retificado

Já o acabamento retificado possui bordas retas, feitas de uma tecnologia onde as placas são cortadas por discos de diamante. Deste modo, para a aplicação das peças, é preciso contar com uma distância mínima de 1,5mm — para dilatação do produto.

Por conta do espaçamento menor entre as peças, o piso com acabamento retificado acumula menos sujeira. No geral, o resultado de peças com acabamento retificado é mais suave, com alinhamento total, resultando em um visual muito mais clean e elegante.

Agora que você já entende tudo de pisos porcelanatos, confira a nossa categoria de pisos e revestimentos e confira as peças que a C&C tem para você!

Compre na C&C

Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Ipê Marrom 49x49cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Ipê Marrom 49x49cm
Porcelanato Acetinado Borda Reta Gaulês 63,5x63,5cm Porcelanato Acetinado Borda Reta Gaulês 63,5x63,5cm
Porcelanato Polido Borda Reta Marmo Calacata Cremo 82x82cm Porcelanato Polido Borda Reta Marmo Calacata Cremo 82x82cm
Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Rapolano Bege 60x60cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Rapolano Bege 60x60cm
Porcelanato Acetinado Borda Reta Simetria Stone Mix 58,4x58,4cm Porcelanato Acetinado Borda Reta Simetria Stone Mix 58,4x58,4cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou