Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo sobre pisos vinílicos

Conheça agora todos os benefícios e recomendações dos pisos vinílicos e faça a melhor escolha para a sua casa!
Sala de estar com piso laminado

Os pisos que imitam madeira, como o vinílico e o laminado, por exemplo, garantem muita beleza e elegância aos ambientes onde são empregados. Esses tipos de piso têm feito bastante sucesso nos últimos tempos, tanto que está entre as principais escolhas dos brasileiros.

No entanto, na hora de fazer a escolha do piso, surgem diversas dúvidas. Um questionamento típico é quanto a diferença entre o piso vinílico e o piso laminado. Você sabe qual é? Se você não sabe, então agora é a hora de descobrir! Confira abaixo:

Quem precisa reformar, ou simplesmente alterar a decoração de um ambiente com praticidade e rapidez, pode optar pelos dois tipos de revestimentos. Mas existem alguns fatores que os diferenciam e, antes de fazer qualquer escolha, vale conferi-los!

Uma das principais diferenças entre o piso vinílico e o laminado é a composição:

  • Vinílico:é feito a partir do cloreto de vinila ou PVC e pode ser adquirido em forma manta, régua ou placa;

  • Laminado:composto por materiais derivados da madeira, como o painel de madeira de alta intensidade (HDF) e comercializado em forma de régua.

  • Além disso, o piso vinílico se torna mais atrativo à medida que abafa ruídos mais facilmente, enquanto o laminado evidencia naturalmente o som dos passos, principalmente no caso do uso de saltos.

    Entretanto, o piso laminado é mais interessante no momento da instalação: é considerado flutuante, podendo ser instalado em superfícies que contam com imperfeições de até 3 mm a cada 1,5 de extensão. Já o vinílico só pode ser fixado em superfícies perfeitamente lisas e alinhadas.

    As vantagens dos pisos vinílicos são inúmeras, mas podemos destacar os principais:

  • Absorve ruídos (sendo ideal para apartamentos);
  • É antialérgico;
  • Não propaga chamas;
  • Oferece conforto térmico;
  • Fácil limpeza;
  • Fácil instalação.

  • Além disso, o piso vinílico é oferecido em uma ampla variedade, seja de cores, estampas, textura e tamanhos em formatos de mantas, réguas e placas.

    Mantas, réguas e placas: qual é a diferença?

    O piso vinílico no tipo “manta” conta com uma superfície mais lisa e polida se comparado aos demais tipos, dessa maneira, é mais indicado para quartos infantis ou brinquedotecas, já que esses lugares demandam mais conforto e segurança.

    Mas, se a sua prioridade é resistência e durabilidade, o ideal é apostar nos pisos vinílicos do tipo régua, que possui uma superfície mais rígida. Dessa maneira, recomenda-se utilizá-los em salas ou até mesmo ambientes comerciais, que lidam com tráfego mais intenso de pessoas.

    Já os pisos vinílicos de placas são indicadas para quem precisa de flexibilidade e mobilidade, já que o processo de instalação delas é feito por encaixes. Dessa maneira, elas podem ser reaproveitadas em diversos lugares, o que a torna ideal para quem costuma alugar imóveis e se muda com frequência.

    Onde instalar o piso vinílico?

    De maneira geral — seja em forma de mantas, réguas ou placas —, o piso vinílico é indicado para áreas internas e secas. Nas áreas externas a instalação não é recomendada, já que pode sofrer danificação precoce por conta do contato excessivo com raios solares e chuva.

    Além disso, em áreas internas úmidas, como banheiros e cozinhas, o piso vinílico também não é indicado porque pode haver o desgaste da cola utilizada para fazer a fixação. Dessa maneira, ele é mais apropriado para salas, quartos, corredores e alguns ambientes comerciais, como lojas de vestuário, por exemplo.

    Como a instalação deve ser feita?

    O piso vinílico pode ser instalado sobre pisos de cerâmica, porcelanato ou cimento queimado. Dessa maneira, ele é bastante indicado para reformas, já que evita o “quebra quebra”, a poeira e agiliza todo o processo.

    No entanto, é importante que a superfície esteja perfeitamente alinhada e livre de qualquer resíduo e imperfeições. Além disso, também é preciso aplicar uma massa niveladora feita a partir da mistura do cimento e cola PVA no contrapiso.

    instalação de pisos

    Caso o seu piso vinílico seja em forma de manta ou régua, é importante contar com uma mão de obra especializada. Mas, se você adquiriu o piso em forma de placa, não é imprescindível contratar mão de obra, já que as placas contam com um processo de instalação mais prático e facilitado.

    No entanto, é preciso tomar muitos cuidados para não danificar o material. Caso você não se sinta seguro para fazer o encaixe, vale contar com um profissional.

    Limpeza e manutenção do piso vinílico

    Para fazer a limpeza no dia a dia, recomenda-se utilizar vassoura de pelo e pano úmido. É importante evitar o uso de água abundante para evitar danificações, sendo assim, para fazer a limpeza mais pesada, recomenda-se utilizar detergente neutro com pouca quantidade de água e cera para dar brilho.

    Agora que você já sabe tudo sobre pisos vinílicos, acesse a nossa categoria de pisos e revestimentos e faça a melhor escolha para a sua casa.

    Compre na C&C

    Piso Laminado Home 1070 Cheer 1,2m X 19cm Piso Laminado Home 1070 Cheer 1,2m X 19cm
    Piso Laminado Home Wayne 1,2mx19cm Piso Laminado Home Wayne 1,2mx19cm
    Piso Vinílico Rústico Injoy Menta 19,2x123cm Piso Vinílico Rústico Injoy Menta 19,2x123cm
    Piso Vinílico Rústico Injoy Prímula 19,2x123cm Piso Vinílico Rústico Injoy Prímula 19,2x123cm
    + ver mais produtos

    Produtos que você visitou