Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo sobre o piso cerâmico

Tudo que você precisa saber sobre o piso cerâmico

Decidir qual piso utilizaremos em casa exige a mesma dedicação de quando vamos escolher as cores das paredes, os móveis, a decoração… Afinal, ele também remete à sua personalidade e ao conforto desejado dentro do ambiente.

Nesse post falaremos tudo o que você precisa saber sobre o piso cerâmico, desde suas principais vantagens comparado ao porcelanato até aos ambientes mais recomendados para sua utilização. Confira!

O que é o piso cerâmico?

A cerâmica é uma mistura entre argila e alguns outros compostos químicos, levados a uma temperatura estimada em 850ºC.

Por conta desse mix de materiais, suas peças apresentam uma grande variedade de cores, tamanhos e modelos para todos os tipos de ambientes. Isso faz com que seja uma das principais escolhas de quem está construindo ou reformando.

Quais as principais vantagens do piso cerâmico?

O piso cerâmico, além de toda a beleza que proporciona ao ambiente, apresenta diversas outras vantagens. Entre elas, podemos destacar sua facilidade de adequação conforme o espaço onde é aplicado, já que apresenta diversos modelos e variedades para a escolha do cliente.

Podem ser perfeitamente utilizados em ambientes internos e externos — nesse caso, recomenda-se o uso de pisos antiderrapantes. A limpeza pode ser feita somente com um pano úmido, o que torna o processo bem mais simples e ajuda a manter o espaço sempre em ordem.

 

Além disso, esse material apresenta uma durabilidade incrível quando bem preservado. Levando em consideração essa resistência do piso cerâmico, ele tem um preço razoavelmente baixo, oferecendo muito em questão de benefícios.

Outra grande vantagem está na própria instalação desse material que é muito econômica por tratar-se de um procedimento simples. Lembre-se de priorizar a escolha da argamassa, que é fundamental para uma instalação de sucesso.

Alguns detalhes sobre o piso cerâmico que merecem atenção

Ainda que o piso cerâmico seja muito vantajoso, precisamos dar atenção a alguns detalhes, como o fato de ser um pouco escorregadio.

Por isso, em ambientes externos que podem ter contato frequente com a água da chuva, como o quintal e a varanda gourmet, recomenda-se o uso da versão antiderrapante. Na parte interna é necessário ter um cuidado especial, principalmente durante a higienização, para não acontecer nenhum acidente.

O outro aspecto que exige atenção é quanto à sua delicadeza. Como dissemos anteriormente, pode ser um piso com durabilidade muito grande quando bem preservado.

No entanto, sua instalação - ainda que muito simples - deve ser feita com todo o cuidado para que a peça não quebre, assim como no caso do porcelanato.

E qual é a principal diferença entre piso cerâmico e porcelanato?

A principal diferença entre o piso cerâmico e o porcelanato está no processo de fabricação dos materiais. Enquanto o piso cerâmico é feito através da mistura que citamos anteriormente, entre argila e outros componentes, o porcelanato tem uma produção mais complexa.

A combinação de porcelana e alguns minerais levados à altas temperaturas (1250ºC) em sua produção é o que proporciona maior uniformidade ao piso porcelanato.

O resultado de um processo mais tecnológico fornece maior resistência a este piso e também possibilita a utilização de menores rejuntes. No entanto, esteticamente falando, as cerâmicas ainda possuem um acabamento mais sofisticado que o porcelanato.

Portanto, para escolher entre o piso cerâmico ou o porcelanato, você precisa averiguar em qual ambiente será instalado e também qual aspecto deseja dar ao local.

Em quais ambientes posso optar pelo piso cerâmico?

O piso cerâmico pode ser instalado em qualquer cômodo da casa, até mesmo na garagem. O que diferencia o tipo que deverá ser instalado em cada ambiente é o seu PEI — o índice de resistência à abrasão desse tipo de piso.

Esse índice especifica qual tipo usar de acordo com o nível de transitação de pessoas, por exemplo. Quanto maior o PEI, mais a peça será resistente em questão de desgaste do esmalte.

Para áreas internas (como sala, quarto, cozinha e banheiro) é recomendado utilizar peças cujo PEI esteja entre 1 e 3. Já para as áreas externas, o ideal é que o PEI seja de 4 ou 5.

Variedades em pisos cerâmicos é na C&C!

Agora ficou bem mais fácil de saber se o piso cerâmico é mesmo o ideal para sua casa, não é mesmo?!

Então aproveite, pois na C&C você encontra a maior qualidade e os melhores preços. Visita nossa seção de pisos e revestimentos e mãos à obra!

Compre na C&C

Piso Cerâmico Acetinado Borda Bold Cimentato Plus62x62cm Piso Cerâmico Acetinado Borda Bold Cimentato Plus62x62cm
Piso Cerâmico Hd Borda Bold Bello Crema 61x61cm Piso Cerâmico Hd Borda Bold Bello Crema 61x61cm
Piso Cerâmico Hd Borda Bold Ethios Bege 45x45cm Piso Cerâmico Hd Borda Bold Ethios Bege 45x45cm
Piso Cerâmico Albânia Borda Bold Granilhado Bege 45x45cm Piso Cerâmico Albânia Borda Bold Granilhado Bege 45x45cm
Piso Cerâmico Hd Borda Bold Ethios Cinza 45x45cm Piso Cerâmico Hd Borda Bold Ethios Cinza 45x45cm
Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Interno E Externo Cinza 20 Kilos Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Interno E Externo Cinza 20 Kilos
Argamassa Colante Piso Sobre Piso Interno Cinza 20kg Argamassa Colante Piso Sobre Piso Interno Cinza 20kg
Argamassa Overcoll Piso Sobre Piso E Azulejo Sobre Azulejo Cinza 20kg Argamassa Overcoll Piso Sobre Piso E Azulejo Sobre Azulejo Cinza 20kg
Piso Basalto Esmaltado Alto Brilho Bege 45x45cm Piso Basalto Esmaltado Alto Brilho Bege 45x45cm
Piso Cerâmico Borda Bold Garden 45x45cm Piso Cerâmico Borda Bold Garden 45x45cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou