Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo sobre ladrilhos hidráulicos

Descubra tudo sobre o revestimento do momento!

Quando o assunto é decoração retrô, é impossível não falar dos ladrilhos hidráulicos — um revestimento que esteve em alta por anos a fio no mundo da decoração, mas que depois sumiu dos ambientes sem nem deixar rastros.

Nesses últimos anos, o revestimento voltou com tudo e já domina diversos projetos de decoração. Eles são perfeitos para criar ambientes aconchegantes — onde a mistura do antigo com o moderno proporciona um espaço intimista.

Então, se você está pensando em dar aquela repaginada na decoração da sua casa, separamos dicas bem legais sobre os ladrilhos hidráulicos, assim como ideias de como usá-lo em cada ambiente. Confira!

Um pouquinho sobre a história dos ladrilhos

O ladrilho hidráulico vem da arte dos mosaicos do Império Bizantino, mais especificamente entre os anos 476 e 1453. O ladrilho, como conhecemos hoje, foi apresentado em Paris na exposição Universal de Arte e Indústria no ano de 1876, como uma alternativa ao mármore. Como se tratava de uma peça decorativa muito resistente, a novidade se espalhou rapidamente.

Aqui no Brasil, as primeiras peças chegaram importadas de Portugal, França e Bélgica. Foi no século XIX que começaram a ser instaladas as primeiras fábricas do produto no país.

Quando surgiram as cerâmicas e porcelanatos, o ladrilho hidráulico acabou ficando um pouco esquecido. Mas nos anos 90, com a valorização do patrimônio histórico e apreciação da memória afetiva, os ladrilhos voltaram para os projetos arquitetônicos.

Hoje em dia, continuam sendo produzidos de maneira artesanal e fazem grande sucesso em ambientes decorativos como na cozinha e no banheiro.

Como são feitos os ladrilhos hidráulicos?

Os ladrilhos hidráulicos são feitos de modo artesanal e, por isso, são bem valorizados. Fabricados peça por peça, passam por várias etapas até chegar na parede da sua casa. Aliás, uma curiosidade: as peças levam o nome de ladrilho hidráulico porque passam cerca de oito horas debaixo d'água para a cura.

A grande vantagem dos ladrilhos é porque os mesmos contam com alta durabilidade; desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante.

Dicas para aplicação do revestimento

O ladrilho hidráulico é um material que pode durar até 50 anos, mas requer cuidados na aplicação. Como se trata de uma peça artesanal, o indicado é contratar mão de obra especializada.

O ideal é que a base de assentamento seja preparada com 5cm abaixo do nível de acabamento do piso, onde será aplicado o ladrilho.

Como estamos falando de peças artesanais prensadas manualmente, é comum haver alterações, ainda que mínimas, de espessura entre elas. É preciso, ainda, tomar cuidado para não manchar o ladrilho durante o assentamento devido à sua alta porosidade.

Manutenção

A manutenção é fácil e prática. Com um pano e, no máximo, detergente neutro – nada de produtos químicos à base de ácido muriático ou água sanitária; pois podem manchar as peças.

O indicado é que a impermeabilização seja renovada a cada 3 ou 5 anos — para manter o material em bom estado.

Estampas

O grande sucesso dos ladrilhos hidráulicos na decoração é devido a sua grande variedade de estampas - autênticas e alegres, são marca registrada das peças e podem ser combinadas com os mais diversos projetos de decoração.

Psicodélicos

Os azulejos com estampas psicodélica são ideais para quem quer dar um toque descontraído à decoração. Aqui estamos falando daquelas estampas que parece mostrar uma imagem no primeiro momento, mas acaba se misturando conforme vai observando.

Floral

As estampas com flores e galhos lembram aquela decor com cara de “casa de vó”. Peças coloridas bem marcantes e ótimas para quer seguir uma tendência mais delicada e vintage.

Geométrico

Tendência dos anos 60, esse tipo de estampa marca o estilo retrô. Por isso, se você gosta mais desse estilo, não tenha medo de ousar nas formas geométricas para estampar pisos e paredes.

Tradicionais

Os ladrilhos tradicionais possuem cores menos intensas e estampas interligadas nas junções; marcados pelo estilo do clássico azulejo português com tonalidades de azul e desenhos que lembram arabescos.

Como decorar cada ambiente com os ladrilhos

A tendência dos ladrilhos veio para ficar no gosto dos arquitetos e decoradores. Então, se você está pensando em optar pelo revestimento, separamos algumas dicas de como usar os ladrilhos hidráulicos na decoração de cada ambiente. Veja só!

Cozinha

Para dar um toque de alegria à decoração da sua cozinha, a dica é apostar na instalação do revestimento por toda a parede. Destaque e instale os revestimentos misturando-os de acordo com a estampa e a cor.

Outro jeito mais discreto para usar o revestimento no projeto da cozinha, é apostar em uma faixa decorativa no chão ou na parede. Você pode instalá-los tanto de forma aleatória, quanto de forma igual.

Banheiro

Para instalar o revestimento no banheiro, vai depender muito do estilo da sua decoração. Para quem curte uma pegada mais rústica, uma boa opção é misturar uma parede decorada de tijolos vermelhos com móveis de madeira antigos.

Já para quem gosta de um estilo mais moderno, a ideia é apostar nos azulejos portugueses combinando pontos de luz — que deixam o ambiente ainda mais harmonioso e visualmente maior.

Lavanderia

A lavanderia também é um ótimo ambiente para investir nos ladrilhos hidráulicos. Como se trata de um espaço pequeno, a dica é revestir uma pequena parede para dar um charme a mais ao local.

Varanda e Sacada

Outros ambientes que combinam perfeitamente com os ladrilhos é, sem dúvidas, área externa como a varanda e a sacada.

Para um estilo mais rústico, a ideia é apostar no chão de ladrilho geométrico em preto e branco e na parede revestimentos de madeira de demolição.

Não existe regra, o truque é sempre usar o bom senso e a criatividade para aplicar o ladrilho hidráulico na sua decoração, deixando o ambiente muito mais bonito e sofisticado.

Gostou de saber um pouco mais sobre os ladrilhos hidráulicos? Não deixe de conferir nossa categoria de pisos e revestimentos, sempre com a maior variedade de produtos para a sua casa!

Compre na C&C

Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Sena 60x60cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Sena 60x60cm
Ladrilho Hidráulico Dados Azul E Marrom 20x20x1,9cm com 1 Peça Ladrilho Hidráulico Dados Azul E Marrom 20x20x1,9cm com 1 Peça
Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Adriático 60x60cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Adriático 60x60cm
Ladrilho Hidráulico Amariliz 20x20x1,9cm 1 Peça Ladrilho Hidráulico Amariliz 20x20x1,9cm 1 Peça
Ladrilho Hidráulico Pentas 20x20x1,9cm 1 Peça Ladrilho Hidráulico Pentas 20x20x1,9cm 1 Peça
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou