Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo o que você precisa saber sobre rolos e pincéis de pintura

Conheça tudo sobre estes acessórios
                                   Tudo o que você precisa saber sobre rolos e pincéis de pintura            

Mudar a cor das paredes é uma das formas mais simples de renovar o visual da casa. Porém, nem sempre sobra dinheiro para contratar um profissional e, por isso, acabamos adiando esse serviço por mais tempo do que o esperado.

A boa notícia é que você mesmo pode pintar as paredes da sua casa, afinal, o segredo para uma boa pintura não está somente na técnica e na habilidade, mas também — e sobretudo — no uso correto dos rolos e pincéis, que são fundamentais para obter o melhor resultado.

No post hoje, vamos apresentar os principais tipos de pincéis e rolos, bem como o uso correto de cada um, para ajudá-lo a pintar as paredes da sua casa sem erros. Veja só!

Tipos de pincéis

Cada superfície requer um tipo de pincel e no caso das paredes, o mais recomendado é utilizar uma trincha específica — diferente daquela destinada para madeiras.

As trinchas podem ser reconhecidas pela cor e características de suas cerdas. Os modelos fabricados com cerdas de origem animal são recomendadas para uso geral, em tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel. Enquanto as cerdas sintéticas são melhores para pinturas com esmaltes, vernizes, acrílico ou látex.

Cerdas pretas

O pincel de cerdas pretas é o mais indicado para a pintura de detalhes e para dar o melhor acabamento e cobertura para as superfícies.

É ideal para a aplicação de esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Também proporciona um ótimo resultado em alvenarias, madeiras e metais.

Cerdas gris

Os pincéis de cerdas gris — ou grisalhas — são próprios para a aplicação de tintas à base água, como: látex, PVA e acrílica. Porém, também podem ser usados com tintas à base de solventes e em qualquer superfície.

São excelentes opções para aplicação em detalhes, acabamentos ou cobertura de superfícies.

Cerdas brancas

Os pincéis de cerdas brancas são indicados para aplicação de vernizes e resinas sintéticas. Suas cerdas macias e bem acabadas proporcionam maior suavidade na hora da pintura — já que estas não riscam ou marcam as paredes.

No geral, pode ser utilizado em todos os tipos de superfícies, além de ser indicado para a pintura de detalhes, como retoques, vincos e cantos.

Broxas

As broxas (ou pincéis grandes, como também são conhecidos) servem para tintas à base de cal ou cimento, que devido à textura não podem ser aplicados com trinchas e rolos.

Tipos de rolos

O rolo também é um item indispensável para a pintura de paredes.

Normalmente, os rolos com pelos altos tendem a reter mais tinta e, por isso, garantem um maior rendimentos dos produtos. São mais indicados para tintas à base de água e aplicação em superfícies ásperas, absorventes ou rugosas.

Já os rolos com pelos baixos garantem um melhor acabamento e são ideia para a aplicação de tintas à base solvente. Por conta de seus pelos curtos, esse modelo respinga menos tinta, garantindo, dessa forma, menos desperdício e sujeira.

Para o uso de látex, recomenda-se o uso de rolos largos e de pelos longos.

Veja mais detalhes dos principais tipos de rolos:

Rolo de lã natural

Esse tipo de rolo é fabricado com lã de carneiro e é mais indicado para a aplicação de tintas à base de água, como látex, acrílicas e PVA.

Os rolos de lã natural podem possuir os pelos longos e, por isso, são recomendados para superfícies mais rugosas, já que retêm mais tinta e permitem maior facilidade na hora de espalhá-la.

Rolo de lã mista

Os rolos de lã mista são compostos com 50% de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster. Também são recomendados para aplicação de tintas à base de água.

Rolo de espuma ou poliéster

Os rolos de espuma ou poliéster possuem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Por conta disso, eles retêm mais tinta e, consequentemente, proporcionam maior propagação das tintas acrílicas e sintéticas.

No entanto, diferente dos rolos de lã, estes são indicados apenas para superfícies lisas.

Agora que você já sabe tudo sobre os acessórios indispensáveis na hora de pintar a casa, acesse nosso site e confira as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Conjunto de Pintura Anti Respingo 807 Conjunto de Pintura Anti Respingo 807
Kit para Pintura Não Respinga Econômico com 3 Peças Preto E Azul Kit para Pintura Não Respinga Econômico com 3 Peças Preto E Azul
Pincel Multiuso 2" com Cerda Branca Pincel Multiuso 2" com Cerda Branca

Produtos que você visitou