Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo o que você precisa saber sobre fitas de LED

Saiba o que é a fita de LED e como instalá-la
                                   Tudo o que você precisa saber sobre fitas de LED            
       

O LED — que significa diodo emissor de luz, em português — é um componente eletrônico que converte energia elétrica diretamente em luz.

Por ser altamente econômica e ecológica, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais popular e pode ser encontrada em diversos dispositivos, um deles é a fita de LED.

Se você está buscando construir ou reformar a sua casa, com certeza já deve ter visto as infinitas variedades de estilos decorativos que existem atualmente.

   

O que é a fita de LED?

A fita de LED é formada por uma placa eletrônica flexível, onde são introduzidos diversos pontos de LED que ficam interligados linearmente e que atuam em baixa tensão — geralmente 12V ou 24V.

Pode ser encontrada em diversos comprimentos e larguras, porém, o padrão mais comum e fácil de encontrar possui 5 metros. A fita também possui pontos de corte para que possa adequar-se perfeitamente ao espaço onde será aplicada.

Permite que você altere a intensidade da iluminação de acordo com a sua necessidade no momento e, também, a cor, já que possui uma ampla variedade de tons, que vão desde o branco frio e amarelo ao vermelho, azul e verde, além do tipo RGB.

O sistema RGB é composto por LEDs que contêm as três cores aditivas — vermelho, verde e azul — que, quando combinadas, podem formar uma infinidade de outras cores.

Outro ponto muito positivo da fita é o seu baixo consumo de energia e a sua durabilidade alta que proporciona uma vida útil de até 35 mil horas, aproximadamente.

Como usar a fita de LED?

Esse é um tipo de iluminação muito versátil, que pode ser utilizado em áreas internas e externas e serve tanto para iluminar como para decorar ambientes.

Foi confeccionada para contornar todos os tipos de superfícies e sua flexibilidade garante alto poder de adaptação. Seu uso é recomendado para aplicação em móveis, espelhos, nichos, sancas, corrimãos, rodapés e degraus.

Como instalar a fita de LED?

Gostou da ideia e quer aderir essa técnica de iluminação na sua casa? A C&C apresenta um passo a passo para ajudá-lo na instalação. Veja só!

A fita de LED possui uma cola adesiva em seu verso que visa facilitar a aplicação, tornando-a muito simples de instalar.

No entanto, recomenda-se contratar os serviços de um profissional caso você não tenha habilidade e experiência com esse tipo de trabalho manual. Isso é importante para garantir segurança durante o procedimento e, também, para que o resultado saia tão bom quanto o esperado.

Para que a fita funcione, ela necessita de uma fonte de energia chamada driver. Essa fonte é muito importante, pois ajuda a transmitir a energia de forma correta e sem interrupções, garantindo o bom funcionamento das lâmpadas.

Esse driver precisa ser compatível com o comprimento, tensão e potência da fita, portanto, é preciso ficar atento a esses detalhes na hora de comprá-lo.

Passo a passo para a instalação

Primeiro, separe os materiais necessários:

  • 1 rolo de fita LED;
  • 1 driver compatível com as especificações;
  • 2 bornes (conectores que visam tornar a conexão com a corrente elétrica mais segura);
  • 1 chave de fenda;
  • 1 tesoura (caso seja necessário fazer cortes na fita).

Antes de começar o procedimento, desligue a rede elétrica a fim de evitar choques.

1° passo

Ajuste o tamanho da fita ao local de aplicação. Se for necessário realizar cortes, procure os pontos marcados na fita — que geralmente são indicados pelo símbolo de uma tesoura e encontram-se a cada 3 ou 6 LEDs.

Não corte a fita no meio de um módulo, isso pode prejudicar o funcionamento dos LEDs que pertencerem ao grupo.

2° passo

Para ligar a fita ao driver, é necessário utilizar o borne. Esse equipamento permite uma conexão segura, sem a necessidade de utilizar fita isolante ou solda.

Com a ajuda de uma chave de fenda, conecte os fios da fita e do driver ao borne. Atente-se a polaridade dos fios — conecte o negativo com o negativo e o positivo com o positivo.

3° passo

Depois de conectar o driver à fita, é preciso conectá-lo à rede elétrica. Para isso, utilize o outro borne, repetindo o procedimento anterior.

Pronto, agora é só ligar a fita na tomada e deixar a sua casa iluminada da forma mais criativa!

Agora que você já sabe como funciona a fita de LED e como instalá-la, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você. Tudo o que você quer, a C&C tem!

   

Compre na C&C

Fita de Led Flex 14,4w Bivolt 3000k Luz Amarela com 5 Metros Fita de Led Flex 14,4w Bivolt 3000k Luz Amarela com 5 Metros
Fita de Led Flex 14,4w Bivolt 6500k Luz Branca com 5 Metros Fita de Led Flex 14,4w Bivolt 6500k Luz Branca com 5 Metros
Driver para Fita de Led 36w Bivolt Preto Driver para Fita de Led 36w Bivolt Preto

Produtos que você visitou