A madeira é um dos elementos naturais mais utilizados na arquitetura e decoração. Afinal, quando bem aproveitada, ela pode valorizar ainda mais o imóvel, deixando-o muito mais charmoso e sofisticado.
Muito versátil, ela pode ser incorporada nas casas de diversas maneiras, inclusive para a construção de decks. Além de combinar com os mais variados estilos de decoração, o deck de madeira também pode proporcionar mais sofisticação e elegância aos espaços, bem como maior conforto térmico, já que ele se adapta ao clima do ambiente, mantendo a temperatura agradável.
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar tudo o que você precisa saber sobre decks de madeira. Confira!
Tipos de decks
Deck tradicional
Os decks tradicionais são feitos com madeiras comuns e são construídos diretamente no local escolhido. Dentre as madeiras mais utilizadas estão o Ipê, Massaranduba, Jatobá, Cumaru e Itaúba.
Seu uso é recomendado tanto para áreas externas quanto ambientes internos. No entanto, como possui uma instalação mais trabalhosa, é essencial contar com os serviços de um profissional especializado para a sua construção.
Deck modular
O deck modular pode ser encontrado na forma de pequenos quadrados de madeira que são fixados no chão por meio de um sistema de encaixe.
Muito simples e fácil de instalar, esse revestimento pode ser aplicado por cima de outros pisos e não há a necessidade de contratar um profissional para a sua instalação, sendo uma das opções mais econômicas.
O uso desse tipo de deck é mais recomendado para áreas externas, como jardim ou em volta da piscina. Por essa razão, é necessário fazer impermeabilização da madeira para que não sofra com a exposição ao sol e umidade.
Escolha o tipo de madeira
Para escolher a melhor madeira para o seu deck, você deve levar em consideração uma série de fatores, como as condições do ambiente e a intensidade de uso.
De maneira geral, recomenda-se utilizar madeiras nobres, que garantem maior resistência e durabilidade, como a Itaúba ou Cumaru.
Para um visual mais clean e bonito, o ideal é trabalhar com módulos maiores que necessitam de menos emendas, resultando em um deck esteticamente mais limpo.
Onde e como usar o deck de madeira?
Na área da piscina
Decks de madeira são ótimos para áreas que ficam ao redor da piscina. Além de valorizar o visual, o deck também garante uma sensação mais arejada e aconchegante ao local.
Outro ponto muito positivo é a segurança que os decks podem fornecer para essa área, já que a madeira é um material antiderrapante.
No jardim
Uma dica muito legal para contrapor com o verde desse ambiente é apostar no deck de madeira.
Além de criar um visual muito bonito e natural, o deck é excelente para evitar que algumas áreas do jardim sejam pisadas constantemente. Também pode ser usado como base para um espaço de descanso, com sofás, poltronas, redes ou cadeiras.
Na lavanderia
A lavanderia é um espaço dedicado para tarefas domésticas, mas isso não significa que ela não precisa de uma bela decoração.
Para quem deseja praticidade e, ao mesmo tempo, beleza, uma ótima opção é apostar nos decks de madeira.
No banheiro
O uso de decks no banheiro pode proporcionar uma sensação de relaxamento e sossego. Isso porque ele promove um visual muito semelhante aos espaços com spas, e, dessa forma, seus momentos ficarão muito agradáveis.
Além disso, ele também confere uma decoração mais elegante e acolhedora para o ambiente.
Tudo o que você precisa, aqui na C&C tem!
Agora que você já sabe como usar decks de madeira na sua decoração, acesse o site e da C&C confira as opções que nós temos para você!