Cozinhar deve ser sempre uma atividade simples e prazerosa, e para que isso aconteça de fato, é importante contar, não apenas com um espaço adequado, mas também com elementos que sejam capazes de transformar sua rotina em algo mais prático e agradável.
E dentre as opções disponíveis, uma que se apresenta como inovadora e muito funcional é a torre quente, que além de ter um design bem moderno, ainda ajuda a otimizar o espaço da sua cozinha.
Quer saber mais sobre essa tendência? No post de hoje, vamos mostrar como as torres quentes de cozinha funcionam, assim como dicas para inseri-las no seu projeto. Confira!
O que é uma torre quente?
Também conhecida como torre de fornos, ela nada mais é do que uma estrutura vertical feita especialmente para abrigar os aparelhos quentes, como fornos elétricos, micro-ondas e lava-louças, de modo que fiquem organizados e facilitem a preparação dos alimentos.
Como planejar a torre quente
Atente-se as medidas da cozinha
Uma das grandes vantagens da torre quente, além de otimizar o espaço do ambiente devido ao seu formato vertical, é que ela proporciona uma maneira simples e rápida de preparar e aquecer os alimentos, tornando o seu dia a dia muito mais prático.
Mas para que isso aconteça, é preciso que a torre seja encaixada de acordo com o seu espaço disponível, além de harmonizar com os outros elementos presentes na sua cozinha.
Portanto, tenha todas as medidas do ambiente em mãos na hora de planejar o projeto. Dessa forma, será possível determinar o melhor local para a instalação da estrutura e também para dimensionar o tamanho dos demais armários, balcões e bancadas.
Pense no layout do espaço
Tradicionalmente a torre de forno costuma ser instalada ao lado da geladeira, mas isso não é necessariamente uma regra. Você pode, por exemplo, colocá-la no final da bancada para que ocupe um canto que dificilmente teria outra utilidade, economizando, dessa forma, ainda mais espaço.
Mas se a sua intenção é facilitar o deslocamento na cozinha, recomendamos que a torre fique próxima a bancada da pia – especialmente no caso de cozinhas grandes – assim você evita, por exemplo, ficar andando de um lado para o outro com um recipiente quente nas mãos.
Além disso, é preciso pensar nos pontos de instalação dos equipamentos, como tomadas e disjuntores, pois sem isso toda a estrutura e aparelhos se tornam inúteis.
Materiais
As torres podem ser feitas em alvenaria ou madeira e seus derivados, e para escolher o melhor material para o seu projeto é preciso levar em consideração os equipamentos que a estrutura é capaz de suportar e também o acabamento que ficará melhor de acordo com a decoração da sua cozinha.
Organize os eletrodomésticos
A torre quente é feita especialmente para organizar itens como forno, micro-ondas e lava louça. Contudo, esta ordem deve ser definida de acordo com a frequência que você utiliza cada equipamento e a altura mais adequada para cada um.
Se possível, também é interessante deixar um espaço livre para acomodar outros itens, como torradeiras, cafeteiras e panelas elétricas.
Viu como é simples planejar uma torre quente? Aproveite também para adquirir móveis novos para sua cozinha! Acesse a nossa categoria de móveis e confira as opções que temos para você.