Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tipos de torneira para banheiro e dicas para escolher

Nós te ajudamos a escolher a melhor torneira para o seu banheiro!

As torneiras convencionais possuem apenas um registro que controla a saída de água e, dessa forma, têm a capacidade de liberar somente água fria. Apesar de serem mais acessíveis e econômicas, você sabia que existem outros tipos de torneira para banheiro? É sobre eles que vamos falar neste conteúdo.

Para conhecê-los, siga com a leitura e descubra qual é a melhor opção para a sua reforma ou construção! Ao final, listamos ainda uma série de pontos para levar em consideração antes de comprar sua próxima torneira para pia de banheiro.


Torneira de mesa ou bancada

Na hora de planejar um projeto residencial, as torneiras de mesa ou de bancada tendem a figurar entre as opções mais comuns e práticas. Elas possuem um bico alto e são instaladas e utilizadas em conjunto com cubas de embutir, de apoio ou de sobrepor.

A grande vantagem desse tipo de torneira — além do preço, que costuma ser menor em comparação aos outros — é que ela possui alturas e designs variados, permitindo escolher o modelo mais adequado de acordo com as características da sua cuba.

Podem ser feitas de latão, aço inoxidável, cromo, níquel e bronze, e até mesmo oferecer controle de fluxo, por meio de um manípulo, e de temperatura, com alavancas separadas para água quente e fria.

Para instalá-la, é necessário furar a bancada da pia. Normalmente, apenas um furo é o bastante, mas alguns modelos podem exigir dois ou mais.

tipos de torneira para banheiro
As torneiras de mesa ou bancada possuem designs diferenciados e podem ser feitas de latão, aço inoxidável, cromo, níquel e bronze.


Torneira de parede

Como o próprio nome sugere, este modelo de torneira é instalado diretamente na parede e é muito utilizado em conjunto com pias que apresentam altura elevada, como as cubas de apoio.

Uma grande vantagem dessa opção é o fato de não ocupar espaço na bancada, permitindo melhor aproveitamento do local e facilitando a limpeza.

Já em relação ao design, você pode encontrar modelos que apresentam diferentes formatos de bico, como curvos, retos ou em cascata. Esses tipos de torneira para banheiro são produzidos a partir de uma variedade de materiais.

Para que seja instalada corretamente, é preciso criar uma conexão de água embutida na parede, o que pode exigir serviços hidráulicos e alvenaria. Por isso, antes de optar por uma torneira de parede, é importante verificar se o encanamento já está preparado para recebê-la no local previsto, pois, caso contrário, será necessário fazer uma nova instalação ou um desvio do ponto de água.

Em banheiros com estilo vintage ou clássico, as torneiras de parede trazem um toque de elegância e sofisticação.

A manutenção exige atenção especial para que o bom funcionamento seja preservado. Assim, verifique constantemente possíveis vazamentos ou outros problemas que podem exigir reparos ou substituição de peças.

tipos de torneira para banheiro
As torneiras de parede combinam com banheiros de estilo vintage ou clássico.


Torneira de misturador

O misturador é uma versão mais moderna e sofisticada de modelo de torneira de banheiro e, consequentemente, possui um preço mais elevado. Tem como principal vantagem e diferencial o fato de contar com dois registros independentes que possibilitam alternar entre duas temperaturas de água.

Por ser um modelo de duplo comando, pode ser utilizado também de duas formas: uma permite misturar a água quente com a fria, adequando a temperatura que você julgar ideal, enquanto a outra aciona as temperaturas separadamente, ou seja, libera apenas água quente ou água fria de uma vez.

É possível encontrar também a versão monocomando, que possui apenas um registro que controla a saída dos dois tipos de água. Basta acioná-lo em uma direção para que a água saia fria, e na direção oposta, para obter água quente.

tipos de torneira para banheiro
A torneira de misturador conta com dois registros independentes.


Torneira monocomando

Se você busca uma torneira para banheiro diferente, o tipo monocomando funciona por meio de um único manípulo ou alavanca que tem como propósito controlar tanto o fluxo quanto a temperatura da água.

Normalmente, o manuseio desse manípulo permite que ele seja movido para cima e para baixo, que pode ser aberto gradualmente, e girado para a esquerda (água quente) e para a direita (água fria) a fim de controlar e misturar a temperatura.

Esse tipo de mecanismo é composto por um cartucho cerâmico ou outro tipo de material resistente que regula o fluxo e a temperatura da água. 

É uma opção popular e tecnológica em banheiros, além de apresentar design compacto e moderno que pode cair bem a diversos estilos de decoração.

tipos de torneira para banheiro
O manípulo da torneira monocomando pode ser movido para cima e para baixo, e girado para a esquerda e para a direita.


Torneira de sensor

Por fim, existe ainda a torneira de sensor, também conhecida como torneira automática. O modelo detecta a presença das mãos ou de objetos próximos e ativa o fluxo de água automaticamente, sem a necessidade de tocar no objeto.

Ela conta com um sensor de proximidade, geralmente localizado na parte inferior, perto do bico, que emite um feixe de luz infravermelha ou utiliza tecnologia de detecção de movimento para identificar a presença das mãos ou objetos próximos.

Quando isso acontece, é enviado um sinal para a válvula de controle, que abre o fluxo de água, que flui enquanto o sensor continua detectando a presença. Assim que a presença é removida, o sensor envia um novo sinal para a válvula de controle, fechando o fluxo de água.

Além da detecção de presença, algumas torneiras desse modelo podem ter recursos adicionais, como ajuste de temporizador para controlar a duração do fluxo de água ou regulagem da temperatura.

É bem comum em lugares com alto fluxo de pessoas, onde a higiene é importante, como banheiros públicos, de shoppings e restaurantes, pois, ao evitar o contato direto, reduz-se a propagação de germes e bactérias. 

Também pode ser uma opção econômica se você levar em consideração a conta de água ao final do mês, já que o fluxo de água é ativado apenas quando necessário, evitando desperdícios.

tipos de torneira para banheiro
As torneiras de sensor proporcionam mais higiene.


Qual o melhor tipo de torneira para banheiro
?

Agora que você descobriu que existem diversos tipos de torneira para banheiro, pode estar se perguntando qual delEs é melhor ou até mesmo como definir a apropriada para o seu ambiente. A resposta é simples: para fazer uma escolha certeira, leve em consideração fatores como preferências pessoais, estilo de decoração, funcionalidade desejada e orçamento.

Isso porque não existe um tipo de torneira que seja superior, cada um tem vantagens e características específicas.

As torneiras de bancada, por exemplo, costumam proporcionar estilo e elegância ao banheiro, sendo uma escolha versátil. Enquanto que as torneiras fixadas na parede garantem um visual minimalista. Já a torneira monocomando é conveniente e fácil de usar, sendo adequada para banheiros com design contemporâneo. Ao passo que as torneiras de sensor garantem mais higiene.

Na hora de escolher, certifique-se também de que a torneira é compatível com a estrutura da sua pia e que a instalação seja feita corretamente.

tipos de torneira para banheiro
Cada estilo de torneira possui vantagens e características próprias.


Qual a altura da torneira da pia do banheiro
?

Por falar em instalação, outra dúvida comum é qual a altura ideal da torneira da pia do banheiro. Essa característica é extremamente importante na hora da escolha do modelo. E para definir esse ponto, é necessário considerar o tipo da cuba e as necessidades das pessoas.

As torneiras de bica alta, por exemplo, estão em alta na decoração de banheiros e são indicadas especialmente para cubas mais altas, como os modelos de apoio ou sobrepor, já que elas podem causar respingos se usadas com outros tipos de cuba. Enquanto que as torneiras de bica baixa, por sua vez, funcionam muito bem em cubas mais baixas, como as de embutir e semiencaixe.

Como parâmetro, você pode estipular cerca de 8 a 10 polegadas (20 a 25 centímetros) acima da superfície da pia. Uma medida que permite que você lave as mãos e o rosto confortavelmente sem esbarrar na cuba. Mas oriente-se principalmente por meio das recomendações do fabricante e do estilo da torneira escolhida.

Leve em consideração o modelo da cuba e as necessidades das pessoas na hora de definir a altura da torneira do banheiro.

tipos de torneira para banheiro
Leve em consideração o modelo da cuba e as necessidades das pessoas na hora de definir a altura da torneira do banheiro.


Tem na C&C!

Depois de descobrir os tipos de torneiras para pia de banheiro existentes e como escolher a ideal para seu espaço, aproveite e acesse a loja virtual da C&C para conferir uma série de modelos.

Por lá, você vai encontrar opções com designs e funcionalidades diferenciados das melhores marcas, como Celite, Deca, Docol, Esteves, Forusi, Hydra, Logasa, Lorenzetti, Roca e Viqua.

banner conheça a CeC

Compre na C&C

Torneira para Lavatório de Mesa Bica Alta Link Cromada Torneira para Lavatório de Mesa Bica Alta Link Cromada
Misturador para Lavatório de Mesa Bica Alta Max Cromado Misturador para Lavatório de Mesa Bica Alta Max Cromado
Torneira para Lavatório de Mesa Bica Baixa Trip Cromada Torneira para Lavatório de Mesa Bica Baixa Trip Cromada
Torneira para Lavatório de Mesa Bica Alta Allure Cromada Torneira para Lavatório de Mesa Bica Alta Allure Cromada
+ ver mais produtos