Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tipos de lâmpadas e suas indicações

Conheça os principais tipos de lâmpadas e saiba como escolher tipo certo para cada ambiente
  Tipos de lâmpadas e suas indicações

Já faz algum tempo desde que a lâmpada deixou de ser um item que serve apenas para iluminar e tornou-se, também, um elemento-chave para a decoração de ambientes.

Afinal, a iluminação tem o poder de transformar ambientes, destacando pontos que você deseja exaltar e seus designs diversos agregam um charme a mais em qualquer cômodo. Além disso, uma boa iluminação é fundamental para auxiliar nas atividades diárias.

Por isso, no post de hoje, vamos mostrar quais são os principais tipos de lâmpadas, como utilizá-las e quais são as suas vantagens.

Tipos de lâmpadas

A escolha do tipo de lâmpada pode fazer toda diferença no resultado da decoração, na execução das atividades domésticas e ainda pode influenciar no seu descanso.

Portanto, é importante conhecer as características de cada tipo para saber em quais ambientes elas podem ser utilizadas.

Lâmpada Incandescente

As lâmpadas incandescentes possuem um pequeno filamento de tungstênio em seu interior que, com o auxílio da energia elétrica, aquecem e emitem luz.

Ela é considerada uma lâmpada quente — por conta do calor que ela emite — e sua principal característica é a cor amarelada.

É um dos modelos mais populares e possuem o menor preço do mercado, no entanto, é pouco eficiente, já que apenas 5% da energia que ela consome é convertida em luz, enquanto 95% é transformada em calor, diminuindo a sua vida útil e causando um grande desperdício de energia.

Atualmente há uma lei que proíbe o comércio dessa lâmpada no Brasil e somente os tipos que tiverem uma economia de energia comprovada continuam sendo comercializadas.

Como é caso das lâmpadas com filamento de carbono, que são mais eficientes que as incandescentes comuns e ainda dão um toque retrô aos ambientes.

Lâmpada halógena

As lâmpadas halógenas possuem características semelhantes às incandescentes, como a cor amarelada e a emissão de calor, porém, essas apresentam uma vida útil e uma economia de energia cerca de 60% maior, podendo durar até 5 mil horas.

Você pode encontrá-las em diversos tamanhos e formatos, sendo capazes de atender todas as suas necessidades.

Ela é ótima para criar uma iluminação dirigida que permite destacar e valorizar certos pontos, como quadros, vasos e/ou esculturas, por exemplo.

Lâmpada fluorescente

Popularmente conhecida como lâmpada fria, as fluorescentes podem variar entre os tons amarelados aos branco azulados e são cerca de 80% mais econômicas que as incandescentes.

Isso porque a energia que ela consome não é transformada em calor, ou seja, quase toda energia é revertida em luz, prolongando a sua vida útil.

Uma de suas maiores vantagens é a sua capacidade de reduzir o impacto ao meio ambiente. Com apenas uma lâmpada é possível reduzir cerca de meia tonelada de dióxido de carbono na atmosfera durante toda a sua vida útil.

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são mais tecnológicas, eficientes e podem ser encontradas em diversas tonalidades.

Quando falamos em economia, esse é o modelo mais indicado, já que ela pode reduzir até 90% do consumo de energia elétrica. Seu preço é um pouco mais alto quando comparado aos demais tipos, mas a longo prazo ela apresenta uma economia significativa, podendo durar até 50 mil horas.

Além disso, as lâmpadas de LED não possuem mercúrio e outros metais em sua composição e também não emitem raios ultravioleta, portanto, não há riscos de prejudicar a pele.

Lâmpada HDI

Conhecida popularmente como lâmpadas de descarga, seu funcionamento baseia-se na condução de corrente elétrica em um meio gasoso.

Essas lâmpadas possuem diversos modelos que diferenciam-se apenas pelo tipo de gás que são utilizados no processo de descarga. São eles: Vapor de mercúrio, vapor de sódio, multivapores metálicos e lâmpadas mistas.

Todos os modelos consomem pouca energia e possuem um tamanho relativamente pequeno para a quantidade de luz que produzem. O brilho intenso dessa lâmpada as tornam ideais para iluminar grandes áreas.

Como escolher o tipo de lâmpada correto para cada ambiente?

Depois de conhecer os principais tipos de lâmpadas, é preciso ficar atento para a diferença entre as lâmpadas frias (brancas) e as quentes (amarelas), para saber em quais ambientes elas devem ser instaladas.

As lâmpadas quentes são indicadas para locais onde o lazer e o descanso são prioridades, como quartos, salas e varandas. Isso porque elas proporcionam maior sensação de aconchego e estimulam o relaxamento.

Já para os ambientes que remetem ao trabalho — como escritório, cozinha, lavanderia e banheiro — recomenda-se o uso de lâmpadas frias, já que estas proporcionam maior concentração e aumentam a visibilidade.

Agora que você já sabe quais são os tipos de lâmpadas e como utilizá-las, acesse a nossa categoria de iluminação e confira as novidades que temos para você!

Compre na C&C

Arandela Triangular em Alumínio com Vidro Bolt Branca Arandela Triangular em Alumínio com Vidro Bolt Branca
Abajur para 1 Lâmpada Bivolt Nori Cinza Abajur para 1 Lâmpada Bivolt Nori Cinza
Lâmpada Eletrônica 3u 15w 127v 6400k Lâmpada Eletrônica 3u 15w 127v 6400k
Lâmpada Halógena a55 70w 110v 2700k Lâmpada Halógena a55 70w 110v 2700k
Lâmpada Led Bulbo Tkl 100 13,5w Autovolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo Tkl 100 13,5w Autovolt 6500k Luz Branca
Spot Led de Embutir Redondo Mr16 6w Bivolt 3.000k Luz Amarela Spot Led de Embutir Redondo Mr16 6w Bivolt 3.000k Luz Amarela
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou