A preservação ambiental é uma das maiores preocupações da atualidade e deve ser aplicada em todas as áreas, inclusive na arquitetura e decoração.
Dentro desse ramo, um dos setores que causam grande impacto ambiental é, sem dúvida, a construção civil. Por essa razão, cada vez mais surge a necessidade de adotar soluções sustentáveis para que esse impacto seja menos negativo.
Atualmente, existem diversas opções de materiais que seguem esse conceito sustentável, e um bom exemplo disso são os tijolos ecológicos.
Mas, além de ser ecologicamente correto, ele também oferece uma série de vantagens quando comparado aos tipos de tijolos comuns. No post de hoje, vamos apresentar os benefícios que o tijolo ecológico pode oferecer para a sua obra. Confira!
O que é tijolo ecológico?
Ao contrário dos tijolos tradicionais, que são queimados em fornos e geram gases poluentes, os ecotijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica, dando vida a um material ecologicamente correto, muito resistente e que ainda apresenta conforto térmico e acústico.
Quais são as vantagens de usar tijolos ecológicos, afinal?
1. Menor impacto ambiental
Se você está pensando em aderir um método de construção mais sustentável, o uso de tijolos ecológicos talvez seja a melhor opção.
Além de reduzirem a emissão de CO2 na atmosfera, devido a ausência da queima de tijolos, esse material também contribui para a diminuição dos resíduos gerados nas construções civis e ainda dispensam o uso de materiais como ferro, cimento, argamassa, madeira e acabamentos em geral.
2. Obra rápida
O sistema utilizado nesse tipo de construção é muito mais simples e eficaz, já que os seus encaixes favorecem o alinhamento e prumo da parede, podendo reduzir o tempo da construção em até 30% em comparação com a alvenaria tradicional.
3. Durabilidade resistência
Apesar de sua aparência frágil e delicada, os tijolos ecológicos podem ser até seis vezes mais resistentes que os tijolos comuns.
4. Economia
O uso de tijolos ecológicos na obra permite um melhor aproveitamento dos materiais, evitando desperdícios. No final, o custo da obra pode chegar a ser 50% menor com relação à alvenaria tradicional.
5. Facilita as instalações elétricas
Os tijolos possuem furos em sua estrutura que permitem a passagem de tubulações de água, esgoto, luz e gás, por exemplo. Dessa forma, as instalações acompanham o processo de subida das paredes, dispensando o quebra-quebra das mesmas para instalar as tubulações mais tarde.
6. Obra limpa
Por dispensar a quebra de paredes, o uso de tijolos ecológicos favorece a limpeza e diminui a produção de entulhos.
7. Conforto térmico e acústico
Os ecotijolos possuem um sistema que garante maior conforto térmico, mantendo a temperatura dentro do imóvel sempre agradável, independente da estação. Além disso, ele também proporciona maior isolamento acústico, abafando ruídos que vêm de fora.
8. Dispensa acabamentos
Suas faces lisas dispensam completamente o uso de acabamentos, podendo ser utilizado apenas com um impermeabilizante. O assentamento de azulejos também pode ser feito diretamente sobre os tijolos.
Vale citar que os tijolos ecológicos precisam receber a aplicação de rejuntes. Esse talvez seja o único acabamento necessário desse tipo de material, junto com o verniz e impermeabilizante.
Tem sustentabilidade? Tem C&C!
Gostou das dicas? Aproveite para dar uma olhada em outros conteúdos disponíveis no blog C&C e não deixe de acessar o nosso site para conferir as ofertas imperdíveis que temos para você!