Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Texturas para parede: conheça os principais tipos

Conheça os principais tipos de texturas e confira as dicas para a sua aplicação
                    ast                Texturas para parede: conheça os principais tipos            

Se você está buscando mudar o visual de um ambiente de maneira prática e econômica, investir em um revestimento novo para as paredes é uma ótima opção. Isso porque eles ajudam a valorizar a estética do espaço, deixando-o ainda mais convidativo.

Dentre as diversas opções de revestimentos, podemos encontrar as texturas para paredes. Essa é uma maneira simples de decorar um ambiente, já que não demanda muito do seu tempo e ainda não necessita de grandes investimentos. Além de ser uma técnica muito fácil e você mesmo pode fazer na sua casa.

Outro ponto muito positivo desta técnica, é que existe uma infinidade de opções de texturas que podem ser aplicadas em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.

Pensando nisso, preparamos esse post para mostrar como essa técnica funciona e quais são os principais tipos de textura. Confira!

Efeito grafiato

O grafiato é uma das técnicas mais populares e utilizadas. Essa textura pode ser feita a partir de uma mistura de grânulos de quartzo e cristais minerais.

Você pode aplicá-la com a ajuda de uma espátula e depois que a massa estiver bem seca é só pintar com a cor de sua preferência.

O resultado é um visual mais rústico e resistente, sendo ideal para ambientes externos e fachadas.

Efeito riscado

Essa é uma das técnicas mais fáceis de fazer e está sempre em alta quando o assunto é tendência.

Para obter esse efeito é só utilizar uma escova ou até mesmo uma vassoura. Aplique fazendo movimentos verticais com a massa ainda fresca. Esses movimentos devem ser feitos com força, porém devagar.

Efeito chapiscado

O efeito chapiscado é a melhor opção para quem pretende usar massas granuladas finas em paredes lisas. Seu efeito é obtido com o uso de rolos de pintura texturizados.

Efeito quadriculado

É recomendado realizar essa técnica apenas com o uso de massas para textura específicas.

Antes de iniciar esse procedimento, é necessário limpar bem a parede, depois aplique a massa uniformemente e, então, passe uma espátula nas direções desejadas até obter o efeito esperado.

Dicas para aplicar texturas em geral

  • Cada textura exige uma massa específica e materiais próprios, no entanto, alguns equipamentos são coringas para realizar as aplicações. São eles: espátula de aço, desempenadeira lisa de metal, desempenadeira lisa de plástico, trincha média e lixa;
  • Antes de aplicar a textura é necessário preparar o espaço; forre o chão com jornais ou plástico para evitar que respingue no piso;
  • Lixe bem a parede, deixando a superfície completamente lisa para receber a aplicação;
  • Após finalizar todo o procedimento, é necessário aguardar o período de 24 horas para a secagem completa do revestimento para poder encostar os móveis, pendurar quadros ou qualquer acessório decorativo na parede.

Agora que você conhece os principais tipos de texturas, acesse a nossa categoria de tintas e acessórios e adquira os materiais necessários.

   

Compre na C&C

Desempenadeira em Aço Lisa Curva Cabo de Madeira 38x12cm Desempenadeira em Aço Lisa Curva Cabo de Madeira 38x12cm
Gel Acrílico Perolizado E Envelhecedor para Texturas 800ml Gel Acrílico Perolizado E Envelhecedor para Texturas 800ml
Revestimento Graffiato Premium Riscado Branco Neve 28kg Revestimento Graffiato Premium Riscado Branco Neve 28kg

Produtos que você visitou