Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Soleiras: entenda o que é e para que serve

Saiba qual é a função desse importante acabamento
                                   Soleiras: entenda o que é e para que serve            

Um dos acabamentos mais procurados no ramo da construção civil é, sem dúvidas, a soleira. Muito utilizada por questões estéticas e funcionais, ela nada mais é do que uma peça retangular feita de algum material resistente, como mármore ou granito.

Mas você sabe qual é a sua funcionalidade para a casa? No post de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse poderoso acabamento. Confira!

Por que e onde colocar a soleira?

A soleira pode ser utilizada na área inferior das portas ou entre a transição de ambientes e pisos diferentes, sendo fundamental para destacar a divisão dos cômodos e para evitar alagamentos em determinados pontos da residência. Dessa forma, o seu uso é indicado tanto para áreas externas, como pontos internos da casa.

Nas áreas internas, a soleira costuma ser utilizada para ressaltar e harmonizar os limites de cada ambiente. Ela também pode sinalizar a mudança de pisos entre os cômodos, de madeira ou laminado, para cerâmica ou porcelanato, por exemplo. Nesse caso, é preciso ter muita cautela para escolher uma soleira que combine com ambos os pisos.

Mas se você utiliza apenas um tipo de piso em diferentes ambientes — como sala e cozinha integrada — o uso da soleira é interessante para evidenciar onde começa e termina exatamente cada cômodo.

Tipos de soleiras

Depois de conferir as funções da soleira, é hora de compreender quais são as características e aplicações de cada tipo. Veja mais a seguir:

A soleira de pedra é o tipo mais comum e utilizado; sendo o mármore mais indicado para ambientes internos e o granito para as áreas externas.

É importante enfatizar que as soleiras de mármore devem ser evitadas em ambientes com tráfego intenso e até em cozinhas, pois por ser um material muito poroso, ele acaba não sendo muito resistente a pesos excessivos, nem a gorduras e ácidos.

Além das pedras, também é possível encontrar soleiras de madeira, cerâmicas e porcelanato, que são ótimas para quem deseja criar uma integração simples entre a peça e o piso convencional.

Não existem regras definidas quanto a escolha das cores, porém, é preciso ter cautela para não optar por uma peça muito diferente que acabe destoando dos demais elementos presentes no cômodo.

Você pode optar por um visual mais harmônico, com cores iguais ou semelhantes ao piso, dando uma aparência mais limpa à decoração, ou também pode optar por um visual mais ousado e contrastante, como uma coloração bem distinta do piso.

Mas é importante frisar que no caso de ambientes compactos, o mais recomendado é optar pela primeira opção, pois o uso de tons semelhantes cria uma impressão de continuidade, conferindo uma sensação de amplitude do espaço.

Agora que você já sabe quais são as funções da soleira, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Piso Cerâmico Acetinado Borda Reta Asphalt 61x61cm Piso Cerâmico Acetinado Borda Reta Asphalt 61x61cm
Soleira de Granito Siena 82x14cm Branca Soleira de Granito Siena 82x14cm Branca

Produtos que você visitou