Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Seja o artesão da sua casa com estas dicas

No dia do artesão a C&C traz dicas para você começar suas aventuras no mundo do artesanato

Hoje é comemorado o dia do artesão. O dia 19 de março foi o escolhido em homenagem a São José, padroeiro da profissão. O artesanato é meio de vida e também hobby de muitos brasileiros, movimentando R$ 50 bilhões de reais por ano no país e gerando renda para mais de 10 milhões de pessoas.

O artesão faz peças nas áreas de bordados, reciclagem, metais, brinquedos, bijuterias, cerâmica, pinturas e outros mais. Em cada região do planeta é possível encontrar tipos distintos de artesanato, originários do barro, pedras, couros, folhas e ramos, por exemplo.

Um movimento que surgiu nos anos 50 e vem conquistando cada vez mais gente é o Do It Yourself (DIY), que significa “faça você mesmo”. O DIY consiste em você reformar ou construir seus próprios acessórios, móveis, peças, objetos, enfim… Basicamente é quando você faz um serviço doméstico por conta própria, sem ajuda de um profissional da área. Daí também surgiu o termo bricolagem.

Não necessariamente quem faz alguma bricolagem é artesão, mas, o artesanato é sim uma forma de bricolagem. Para você que está começando a fazer pequenas reformas, móveis, consertos, objetos ou até mesmo itens de decoração, este artigo é para você. Hoje a C&C mostra tudo que você precisa saber para ser o artesão da sua casa.

Por onde começar

A grande maioria de itens de decoração mostrados em tutoriais ou vídeos de decoração são também itens de artesanato, portanto, estamos falando de uma área mista, onde os dois campos se misturam.

Nas possibilidades de itens de decoração, um campo infinito de possibilidades se abrem. Mas, do que você precisa para começar qualquer um deles? Quais os materiais mais comuns? O que dá para ser feito?

Reaproveitamento, construção e restauração

Existem três tipos de coisas a se fazer quando falamos de móveis, objetos e itens de decoração: Reaproveitamento, construção e restauração.

A construção de um objeto é sempre mais complicada, pois exige conhecimentos mais profundos que vão desde o design de uma peça até o acabamento final.

O reaproveitamento pode envolver estas etapas, mas pode ser apenas uma atualização de uma peça. Transformar uma peça em outra com funções diferentes é mais complicado. No caso do reaproveitamento, ele consiste em utilizar algo obsoleto e transformá-lo novamente em algo útil.

Já a restauração envolve apenas o acabamento de um objeto, sem grandes transformações no seu lado prático, mas que pode envolver grandes mudanças estéticas.

Reciclagem

Muitas vezes o material principal usado no artesanato vem de reciclagem. Isso reduz o custo final do objeto e dá uso a algo que poderia até ir para o lixo. Com isso, a sustentabilidade é levada em conta, já que esta reutilização poupa recursos do planeta.

Materiais e ferramentas

No artesanato usa-se uma série de materiais e ferramentas versáteis que atendem as necessidades do artesão. Um marceneiro, por exemplo, precisa ter vasto conhecimento sobre cada tipo de madeira presente no mercado, já que seu trabalho parte deste material. Mas não é só isso.

As ferramentas são fundamentais na história da humanidade, principalmente quando falamos de uma atividade como o artesanato. Geralmente estes são os principais itens utilizados na atualidade:

Chaves (de fenda, de grifo e Philips)
Pincel
Luvas
Trena
Furadeira
Tesoura
Serrote (para madeira e metal)

Lanterna
Alicates (universal, de bico e de corte)
Martelo
Estilete
Cola
Máscara de proteção
Fitas (veda-rosca, crepe e isolante)
Capacete

Se você não tem alguma dessas ferramentas ou materiais, não se preocupe. Nem todos são usados para todo o tipo de artesanato, mas tê-los é garantia de uma boa caixa de ferramentas para começar a criar suas peças.

Além disso, muitos desses materiais contam com variações. Existem, por exemplo, diversas colas com usos distintos no mercado, assim como furadeiras específicas, fitas, pincéis, tesouras e afins.

   

Abuse da criatividade, mas não só isso

Cores diferentes, materiais reciclados, materiais inovadores, utilizações variadas… Tudo isso não faz com que seu item seja algo realmente funcional e belo. É preciso muita criatividade, paciência e prática para ter um resultado satisfatório.

Entender os materiais, acompanhar as tendências e conhecer as ferramentas são fundamentais para que você seja um artesão de fato. E isso não serve apenas para o artesanato, mas para a bricolagem como um todo. Além disso, muitas situações envolvem risco de se machucar ou até acontecer algo mais grave. Cuidado é sempre muito importante.

Inspirações

Se você tem a vontade de começar a fazer suas próprias peças, consertar sozinho os problemas da sua casa ou mesmo dar uma cara nova para a sua casa, economizando sempre, fique de olho aqui na C&C.

Nós temos todas as ferramentas e utensílios que você precisa para tirar seus projetos do papel. E tem mais!

Estamos preparando surpresas que vão encher os seus olhos, trazer inspiração e mostrar tendências para você arrasar na hora de deixar a sua casa perfeita. Fique de olho no nosso site e também nas nossas redes sociais. Novidades virão!

Compre na C&C

Cavalete Dobrável Stand 60x28x74cm Imbuia Cavalete Dobrável Stand 60x28x74cm Imbuia
Martelo de Unha com Cabo em Metal 27mm Preto Martelo de Unha com Cabo em Metal 27mm Preto
Jogo de Ferramentas Manuais com 110 Peças Amarelo E Preto Jogo de Ferramentas Manuais com 110 Peças Amarelo E Preto
Kit de Ferramentas Manuais Hobby com 135 Peças Cinza Kit de Ferramentas Manuais Hobby com 135 Peças Cinza
Marreta Quadrada com Cabo em Madeira 1,5kg Preto Marreta Quadrada com Cabo em Madeira 1,5kg Preto
Cavalete em Madeira Reforçado 75x80cm Preto Cavalete em Madeira Reforçado 75x80cm Preto
Chave de Fenda 1/4x1.1/2" Amarela Chave de Fenda 1/4x1.1/2" Amarela
Serrote 16" Faça Você Mesmo Utility Cromado E Preto Serrote 16" Faça Você Mesmo Utility Cromado E Preto
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou