Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Saiba usar a paleta de cores na decoração da sua casa

As cores vão fazer mais sentido na sua vida com a C&C

A vida precisa de cor. E sua casa também. As cores são usadas na decoração nas mais diversas funções. Servem para dar destaque, sutileza, elegância, realce, organização… E, para cada estilo, uma paleta é mais usada, o que mostra uma certa padronização do que costumamos ver no segmento.

Se você e sua casa tem um estilo clean, por exemplo, as cores usadas serão neutras e sem muita presença, no máximo em alguns elementos pequenos, mas para dar realce, dificilmente se tornando um elemento principal do ambiente.

Já se você for uma pessoa que goste de cores, o estilo colorido será bastante forte, com diversas cores e estampas, trazendo vida e energia ao ambiente. Enquanto isso, o estilo industrial visa tons de cinza e o clássico busca tons pastéis com metálicos e marrom proveniente de madeiras.

Mas, antes de tudo isso ser consolidado no mundo da moda e também da decoração, foi preciso classificar as cores e entender suas combinações. Com o passar do tempo, surgiram classificações e o que chamamos de círculo cromático, que define bem a escala de cores e proximidades entre elas.

Atualmente existem classificações e empresas que definem, classificam e ampliam o espectro de cada cor, o que é primordial para quem depende delas na hora de criar uma coleção, produto ou artigo. Até é escolhido cor do ano por algumas empresas como a Pantone, que este ano escolheu Living Coral.

Confira abaixo como funciona o círculo cromático e seus usos na hora de combinar e definir estilos dentro da decoração e também do design.

Classificação das cores

Dentro do círculo cromático, as cores passaram por classificações. São elas: Primárias, secundárias, terciárias e neutras. Além disso, as tonalidades foram divididas em cores quentes e frias, associando as cores a temperaturas. As combinações entre cores quentes trazem energia e vibração, enquanto as cores quentes trazem aconchego e tranquilidade.

Cada cor traz para o cérebro uma sensação diferente. O verde lembra saúde e natureza. O vermelho lembra paixão, energia, força. E assim vai por todas as cores.

Primárias

As cores primárias originam todas as outras, por isso esse nome. As três cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho. Uma curiosidade é que a cor azul foi a última a ser descrita na literatura. Anteriormente, o céu e mar eram descritos com outros tons como verde ou cinza, por exemplo.

Secundárias

Agora, lembre-se de sua infância, quando misturava cores com a intenção de criar outras. Pois é. Do azul e amarelo surge o verde. Do amarelo e vermelho, o laranja. E do vermelho e azul, o roxo. Por isso essas três tonalidades se tornaram as cores secundárias.

Terciárias

As cores terciárias surgem das misturas entre as cores secundárias e primárias. A partir daí, as combinações passam a ganhar uma infinitude de possibilidades.

Neutras

As cores neutras são cores que não são cores finais do círculo cromático, mas sim contam um pouco mais da história dele. Quando há ausência de cores, o tom que surge é o preto. No caso de termos todas as cores juntas, o branco é a tonalidade que surge. Portanto, toda a escala de cinza, do branco puro ao preto completo, é neutro.

Pastéis

Populares no mundo da decoração, os tons pastéis também conquistaram seu espaço. São cores mais claras, esbranquiçadas, que contam com ausência de força na coloração. É como se a cor estivesse desbotada. Nesse sentido temos o salmão, bege, rosé, azul e rosa bebê, tonalidades claras de marrom e outras cores que vão nesse sentido.

Combinações

Agora que já listamos as classificações, vamos para as combinações. As listadas aqui são as principais combinações usadas na decoração, se tornando um guia para entender como combinar tonalidades distantes, próximas ou até da mesma cor em um ambiente.

Para poder conferir exatamente cada combinação, existem diversos softwares ou até mesmo sites que realizam esse levantamento. Para poder brincar um pouco e entender melhor como funcionam essas combinações, recomendamos o site Adobe Color.

Complementares

São combinações entre cores que ficam opostas no círculo cromático. Geralmente, nesta combinação, uma das duas cores é a cor principal e a outra se torna a segunda cor, dando apoio no ambiente.

Análogas

A combinação análoga acontece quando tonalidades próximas são usadas na mesma decoração. Quando, por exemplo, o vermelho aparece com tons de laranja e amarelo, foi usada uma combinação análoga.

Triádica ou triangular

Para esta combinação acontecer são usadas três cores que no círculo cromático formam um triângulo equilátero, ou seja, com lados iguais. Nesse caso, uma cor se torna a cor principal e, ou as outras duas são usadas em menor escala, mas igualmente entre elas, ou cria-se uma escala em que uma cor sobressai sobre a outra.

Quadrangular e retangular

Seguindo a combinação triádica, a quadrangular e retangular envolvem quatro cores ao invés de três. A quadrangular usa lados iguais, enquanto a retangular não, seguindo a geometria.

Monocromática

Nessa combinação é usada apenas uma cor, mas com suas diferentes tonalidades. Utilizar o verde como cor principal, por exemplo, mas em três ou quatro tonalidades: musgo, petróleo, floresta e oliva.

E onde entram as cores neutras e pastéis?

Essas combinações todas também podem ser usadas para combinar entre tons pastéis, afinal de contas, os tons equivalentes para cada combinação podem ser as cores a partir 100% de vivacidade, ou seja, contemplam também as cores pastéis.

Já as cores neutras podem surgir na decoração no aspecto geral, já que elas são tonalidades que são muito usadas e presentes nos materiais e composições, até para dar descanso aos olhos.

Falou cor, falou C&C!

Se está pensando em dar cor para a sua casa, a C&C vai te ajudar. Pintar, reformar, decorar, é com a gente. Passe em uma de nossas lojas e conheça tudo de decoração que podemos te oferecer. Se o assunto é pintura, a C&C cria a sua cor ideal para sua casa! Venha conhecer mais este serviço!

Compre na C&C

Tinta Acrílica Rende E Cobre Muito Amarelo Canário 18 Litros Tinta Acrílica Rende E Cobre Muito Amarelo Canário 18 Litros
Tinta Acrílica Premium Fosca Proteção Sol & Chuva Bronze Lenda 18 Litros Tinta Acrílica Premium Fosca Proteção Sol & Chuva Bronze Lenda 18 Litros
Tinta Acrílica Rende E Cobre Muito Vermelho Cardinal 18 Litros Tinta Acrílica Rende E Cobre Muito Vermelho Cardinal 18 Litros
Pendente em Alumínio para 1 Lâmpada Pera Minas Gerais 33x18cm Vermelho Pendente em Alumínio para 1 Lâmpada Pera Minas Gerais 33x18cm Vermelho
Tinta Acrílica Fosco Tomate Seco 18 Litros Tinta Acrílica Fosco Tomate Seco 18 Litros
Tinta Acrílica Fosca Standard Rende Muito Verde Kiwi 18 Litros Tinta Acrílica Fosca Standard Rende Muito Verde Kiwi 18 Litros
Tinta Fosco Rende Muito Flamingo 18 Litros Tinta Fosco Rende Muito Flamingo 18 Litros
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou