Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Saiba o que é e como utilizar paisagismo

Veja como dar um up no seu jardim
  Saiba o que é e como utilizar paisagismo

As plantas embelezam os ambientes, purificam o ar e, ainda, têm a capacidade de regular os níveis de umidade; portanto, ter um espaço dedicado a natureza na sua casa pode tornar o clima mais saudável e aconchegante.

Por esse motivo, as técnicas do paisagismo estão sendo cada vez mais valorizadas e integradas aos grandes projetos arquitetônicos.

Mais do que criar alguns arranjos e plantar arbustos, o paisagista deve dominar os conhecimentos sobre ecologia, botânica e arquitetura, a fim de criar paisagens mais funcionais, harmoniosas e convidativas para os jardins — sejam eles internos ou externos.

Se a sua intenção é melhorar o visual do seu jardim, ou até mesmo planejá-lo do zero, então, você veio ao lugar certo! No post de hoje, nós vamos mostrar algumas técnicas do paisagismo que vão dar um up no seu espaço, tornando-o muito mais convidativo e agradável.

Mas, antes de conhecer as técnicas, é preciso ter ciência da importância de contratar os serviços de um profissional para que o resultado seja bem-sucedido e saia exatamente como você gostaria.

Por que contratar um paisagista para criar o meu jardim?

Além da questão estética, o paisagismo também deve considerar outros aspectos muito importantes, como a vegetação, iluminação, presença de espaços livres e área de circulação. E tudo isso deve ser pensado de acordo com o solo, o clima e o seu gosto pessoal.

Ou seja, o objetivo é oferecer funcionalidade e harmonia entre os elementos, proporcionando o resultado mais satisfatório e sem agredir a natureza. Para isso, é preciso realizar um estudo ambiental da área, a fim de conhecer o terreno e definir quais são as técnicas mais recomendadas.

Técnicas do paisagismo

Invista em uma boa iluminação

Além de pensar na melhor maneira de aproveitar a luz natural, também é preciso investir em uma boa iluminação artificial para que o espaço possa ser melhor utilizado durante a noite.

Nesse caso, é importante inserir pontos de iluminação em lugares que demandam maior atenção, como as áreas de circulação, corredores e escadas.

Dê preferência para as lâmpadas de LED, já que essas são mais econômicas e não esquentam como as demais, oferecendo menos riscos para as espécies plantadas.

Projete trilhas

Uma ótima maneira de tornar o jardim mais agradável, tanto para os moradores quanto para as visitas, é projetando trilhas que facilitarão a circulação pessoas, sem que seja necessário pisar sobre a área plantada.

As trilhas onduladas deixam o caminho mais longo e, consequentemente, causam uma sensação de amplitude do espaço, além de proporcionar um visual muito bonito.

Ela pode ser composta por pedras soltas, cerâmica, cimento ou madeira, enfim, tudo dependerá do seu gosto e do estilo decorativo que você pretende atribuir.

Misture texturas

Uma das técnicas mais famosas e utilizadas do paisagismo é a combinação de diferentes texturas — entre folhagens, tecidos, móveis, vasos etc.

O objetivo dessa técnica é criar um ambiente mais equilibrado e harmônico, além de proporcionar um visual mais bonito e aconchegante.

Mas é importante que o seu uso seja projetado de acordo com o estilo decorativo, para não destoar do restante da casa.

Jardim vertical

Essa é uma grande tendência do paisagismo que vem sendo muito utilizada de uns tempos para cá.

Devido a sua versatilidade, é possível utilizar essa técnica em áreas internas e externas, ambientes grandes ou pequenos, enfim, independente do espaço que você tenha disponível, essa sempre será uma boa opção.

Penduradas na parede, as plantas ocuparão um espaço que antes era inutilizado e, dessa forma, não atrapalham a distribuição do cômodo.

Além disso, os jardins verticais não servem apenas para decorar e trazer mais beleza para os ambientes, essa também pode ser uma opção útil para a cozinha, já que é possível plantar uma pequena horta com os temperos de sua preferência.

Móveis para jardins externos

Além de ser um ambiente projetado para trazer ainda mais vida e beleza para a nossa casa, o jardim também deve ser um espaço agradável, capaz de nos proporcionar bons momentos de lazer.

Por esse motivo, é importante planejar um espaço destinado ao convívio e a recreação; mas, por ser um ambiente que fica exposto à luz e outras intempéries, a mobília para essa área precisa apresentar resistência e durabilidade.

Por isso, prefira móveis de ferro, madeira ou fibra sintética, que foram desenvolvidas para suportar muito bem todas as variações climáticas, além de contar com proteção UV.

No caso dos tecidos, prefira os móveis náuticos e/ou impermeáveis, que são altamente resistentes e muito fáceis de limpar.

Agora que você já sabe como as técnicas do paisagismo podem trazer mais harmonia e conforto ao seu jardim, não deixe de acessar o nosso site e conferir as opções imperdíveis que nós temos para você!

Compre na C&C

Pedra Natural Madeira Amarela 11,5x23cm Pedra Natural Madeira Amarela 11,5x23cm
Vaso em Polietileno Alto Copacabana 40x54cm Couper Vaso em Polietileno Alto Copacabana 40x54cm Couper
Deck em Madeira Eucalipto 50x50cm Natural Deck em Madeira Eucalipto 50x50cm Natural

Produtos que você visitou