Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Saiba o que é e como funciona o método montessoriano

Conheça a metodologia montessoriana e saiba como introduzi-la no seu lar
  Saiba o que é e como funciona o método montessoriano

Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Para Montessori, as crianças já nascem com um enorme potencial e cabe aos adultos apenas auxiliar e estimular os pequenos, para que eles possam desenvolver plenamente as suas habilidades, de maneira autônoma e no seu devido tempo.

Segundo o método, é preciso considerar três pontos muito importantes para a educação e o desenvolvimento das crianças. São eles:

  • A criança aprende por si mesma, de acordo com o seu desenvolvimento natural e períodos sensíveis;
  • Como seres individuais, cada criança possui o seu próprio ritmo;
  • O ambiente deve ser propício ao aprendizado e também deve ser pensado para atender as necessidades específicas dos pequenos.

Ou seja, sua finalidade é, basicamente, proporcionar ambientes adequados e que favoreçam o estímulo das capacidades sensoriais e o desenvolvimento completo das crianças.

E isso pode ser realizado através da pedagogia ou, até mesmo, da arquitetura, criando espaços capazes de explorar e desenvolver todo o potencial dos pequenos.

Gostou da ideia e quer inserir o método montessori na rotina dos seus pequenos? No post de hoje, nós vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a aplicar essa metodologia dentro da sua casa. Confira!

Como inserir o método montessori dentro de casa?

Para adaptar os ambientes da casa de acordo com a perspectiva montessoriana é importante priorizar a autonomia e a liberdade do pequeno..

Por isso, é preciso que o espaço se relacione com a criança sem que seja necessária a intermediação de um adulto. Se a criança quer água, pode pegar sozinha; se quiser brincar, os brinquedos ficam guardados num local de fácil acesso… E assim deve ser a maioria de suas atividades diárias.

Se você não sabe como incorporar essa metodologia na sua casa, fique de olho nas dicas da C&C.

Adaptando o quarto da criança

Para incorporar o método montessori no quarto da criança, é preciso ter em mente que esse cômodo não serve apenas como área de descanso.

O quarto deve oferecer elementos que estimulem o desenvolvimento e a autonomia da criança de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço.

Lembre-se que o espaço pertence a criança, portanto, é importante que as prateleiras, armários e estantes estejam ao alcance dos pequenos, promovendo, assim, a sua autonomia.

Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Esqueça as camas altas, um modelo mais baixo, ou mesmo um colchonete pode oferecer maior liberdade para os pequenos, que podem deitar e levantar com facilidade sempre que quiserem.

Cores e formas estimulantes também devem ser inseridas nesse ambiente. Você pode utilizar tintas, papéis de parede, adesivos, fotos e o que mais a sua criatividade permitir.

Também vale investir em espelhos — pendurados na altura do olhar — para que a criança possa reconhecer a si mesma e em tapetes para proporcionar experiências sensoriais e/ou delimitar a área de brincadeiras.

Monte um cantinho de leitura

A leitura é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças e, por isso, um cantinho preparado especialmente para ela é fundamental.

Para isso, aposte em uma iluminação aconchegante e funcional para garantir uma ótima experiência para a leitura. Luminárias direcionadas com lâmpadas brancas são ideais para essa finalidade.

Também é necessário investir em um puff ou uma poltrona bem confortável para proporcionar uma leitura mais agradável e prazerosa.

Realize pequenas alterações no espaço com o decorrer do tempo e de acordo com cada etapa de desenvolvimento da criança. Isso é importante para que o ambiente não caia na monotonia e continue instigando o interesse para a leitura.

Além do cantinho para a leitura, também é interessante desenvolver um espaço com plantas, onde vocês possam plantar juntos e acompanhar o crescimento das flores.

Segurança é primordial

Além de divertidos e estimulantes, os espaços também devem ser seguros para que as crianças possam explorar e desenvolver sem correr riscos.

Sendo assim, é preciso tomar algumas precauções. Confira:

  • Evite móveis com quinas em todos os cômodos;
  • Livre-se de móveis instáveis que possam tombar;
  • Evite o uso de pregos. Procure fixar objetos na parede com fita dupla face;
  • Procure deixar as tomadas escondidas ou, se possível, tampe-as com protetores de tomada;
  • Dê preferência para pisos antiderrapantes ou invista em tapetes emborrachados para evitar possíveis quedas;
  • Barras fixadas na parede são essenciais para ajudar a criança a se manter em pé e para auxiliar nos primeiros passos.

Agora que você já sabe como introduzir a metodologia montessoriana na sua casa, acesse o nosso site e confira as soluções que nós temos para você!

Compre na C&C

Papel de Parede Ursinho 52cm com 10 Metros Cinza E Bege Papel de Parede Ursinho 52cm com 10 Metros Cinza E Bege
Prateleira Dupla em Madeira Pinus 40x80cm Natural E Branco Prateleira Dupla em Madeira Pinus 40x80cm Natural E Branco

Produtos que você visitou