Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Saiba como limpar os pisos corretamente

Conheça os produtos e técnicas mais indicados para a limpeza de pisos
                                   Saiba como limpar os pisos corretamente            
   

Um piso limpo faz toda a diferença em qualquer ambiente, mas a importância de mantê-lo bem cuidado vai além das questões higiênicas e estéticas. Esse hábito garante a durabilidade do piso, mantendo-o mais bonito e evitando possíveis danos no material.

Limpar os pisos pode parecer uma tarefa muito simples e fácil, no entanto, se não for executada da maneira correta, pode acabar gerando manchas, arranhões ou até prejudicar o piso a longo prazo, comprometendo a sua durabilidade.

Atitudes como varrer o chão e passar um pano úmido frequentemente são essenciais para remover poeiras e sujeiras acumuladas. Porém, não são suficientes para eliminar todo tipo de resíduos e manchas, para isso, é necessário tomar alguns cuidados especiais.

Existem diversos tipos de pisos, feitos de uma infinidade de materiais diferentes, e cada um possui suas próprias características e especificações. Logo, eles necessitam de tratamentos e cuidados diferentes.

Pensando nisso, preparamos esse post com uma série de dicas para que você saiba como manter os seus pisos sempre limpos, bonitos e bem cuidados. Confira!

Pisos de madeira

Os pisos de madeira, como o laminado ou o vinílico, são muito escolhidos por possuírem alta durabilidade, no entanto, também requerem alguns cuidados constantes para mantê-los limpos e, até mesmo, para prolongar a sua vida útil.

O ideal é aspirar ou varrer os pisos (com uma vassoura de cerdas macias) diariamente. E quando o piso pedir uma lavagem mais elaborada, é recomendado utilizar um pano levemente umedecido - se preferir, pode adicionar um pouco de detergente neutro.

Utilize panos de microfibra, pois eles absorvem 7 vezes mais sujeiras que os panos de algodão.

Evite lavagens nesses tipos de pisos, já que água em abundância pode causar o estufamento da superfície.

Pisos cerâmicos e porcelanatos

A cerâmica e o porcelanato são pisos delicados que requerem muito cuidado no momento da limpeza.

Antes de qualquer coisa, retire o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias — esse detalhe é muito importante para que o piso não arranhe.

Depois dilua uma colher (sopa) de detergente neutro para cada 5 litros de água e aplique a solução com um pano macio por todo o piso.

Para finalizar, passe um pano seco para evitar possíveis manchas.

Pisos de pedras

Pisos de pedras naturais possuem alto poder de absorção, e, por isso, não suportam produtos muito concentrados. Portanto, é preciso ter muito cuidado na hora de limpá-los.

O primeiro passo é aspirar ou passar uma vassoura de cerdas macias, a fim de retirar todo o pó. Em seguida, misture água e detergente neutro para completar a limpeza.

Para dar um brilho extra ao piso, você pode acrescentar 3 colheres de vinagre branco à mistura.

Pisos de pastilha

Uma das grandes vantagens das pastilhas é que elas não absorvem produtos com facilidade como os pisos comuns e, consequentemente, não encardem ou mancham com frequência.

No entanto, por serem muito utilizadas em cozinhas e banheiros, é preciso manter uma rotina de limpeza constante.

A solução com água e detergente neutro é a mais indicada para a lavagem desse piso e você pode aplicá-la com um pano ou uma esponja. Utilize também uma escova de dentes para limpar as áreas mais difíceis como os rejuntes e cantos.

Piso de carpete

A limpeza dos carpetes requer atenção especial - principalmente para quem sofre com alergias, já que o acúmulo de poeira é maior e a limpeza deve ser frequente.

Para limpá-lo, você deve utilizar um aspirador de pó, fazendo movimentos leves e sem esfregar no piso. Depois passe um pano úmido e finalize com um pano seco.

Piso de cimento queimado

Cada vez mais os pisos de cimento queimado vêm ganhando destaque dos grandes projetos de decoração.

Embora seja um piso durável, resistente à impactos e simples de limpar, alguns cuidados são necessários para mantê-lo em bom estado e evitar seus desgaste a longo prazo.

Antes de tudo, remova a sujeira acumulada com uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó. Depois utilize detergente neutro, água morna e um pano limpo ou um aspirador de pó.

Produtos não indicados

Produtos químicos e abrasivos, como água sanitária, desinfetantes, cloro e outros tipos de ácidos não devem ser utilizados nunca, pois tendem a deixar a superfície porosa e mais suscetível a manchas, prejudicando a durabilidade e a aparência dos pisos.

Agora que você já sabe como limpar corretamente os pisos da sua casa, acesse o nosso site e confira as soluções que temos para você!

   

Compre na C&C

Pedra Natural Madeira Rosa 23x23cm Pedra Natural Madeira Rosa 23x23cm
Piso Cerâmico Relevo Acetinado Borda Bold Calli White Plus 62x62cm Piso Cerâmico Relevo Acetinado Borda Bold Calli White Plus 62x62cm
Piso Laminado Evidence Italian Noce 22x135,7cm Piso Laminado Evidence Italian Noce 22x135,7cm

Produtos que você visitou