Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Saiba como combater o mosquito Aedes aegypti

Veja como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e saiba o que fazer em casos de focos dentro da sua casa
  Saiba como combater o mosquito Aedes aegypti

O verão está chegando e com ele vem o alerta ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Isso porque, as altas temperaturas e as chuvas intensas — características dessa estação — contribuem para o aumento da proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Dados do ministério da Saúde indicam que, pelo menos, dois terços dos criadouros do Aedes aegypti encontram-se nas residências — mais precisamente: nos vasos de plantas, piscinas de plástico, vasos sanitários, potes vazios e até em tampinhas de garrafas. Por isso, o combate ao mosquito deve começar com a mudança de hábitos e atitudes de cada morador.

Pensando nisso, nós preparamos esse post com diversas dicas do que você pode fazer para combater esse problema. Confira!

Quais são as diferenças entre o Aedes aegypti e um pernilongo comum?

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer as principais características dos dois mosquitos, a fim de saber diferenciá-los.

O Culex quinquefasciatus, ou pernilongo comum, tem a coloração marrom, possui hábitos noturnos e costuma deixar seus ovos em água suja e contaminada.

Já o Aedes aegypti costuma ser mais escuro e possui marcações brancas no corpo e nas patas. Seus hábitos são diurnos e deposita seus ovos apenas em água limpa, com pouco material orgânico em decomposição.

Proteja-se do mosquito Aedes aegypti

Evite água parada

Como a reprodução do mosquito acontece apenas em água limpa e parada, a maneira mais eficiente de combatê-lo é livrando-se de todos os possíveis focos.

Para isso, é necessário:

  • Manter as caixas d'água e tonéis bem fechados;
  • Deixe as garrafas ou latas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Nunca deixe acumular água em pratos para vasos e xaxins. Limpe-os semanalmente ou preencha com areia até a borda do pratinho;
  • Armazene pneus apenas em lugares cobertos ou descarte-os em locais seguros;
  • Deixe os ralos sempre limpos e, se possível, coloque telas de proteção;
  • Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada;
  • Troque a água dos animais frequentemente e limpe o bebedouro com uma escova ou bucha, ao menos, uma vez por semana;
  • Verifique se não há água acumulada na área de serviço.

Proteja a casa com inseticidas

Os inseticidas também são grandes aliados no combate aos mosquitos, porém, só é permitido o uso de produtos registrados na Anvisa e, desde que os cuidados e precauções descritos no rótulo sejam obedecidos.

Recomenda-se aplicá-lo ao amanhecer ou no final da tarde e, se tiver crianças ou bebês em casa, é necessário tomar muito cuidado! Só aplique o produto depois de retirá-las do cômodo.

Afaste os mosquitos com repelentes

Repelentes são muito eficientes para afastar os mosquitos. Aplique-os, no máximo, 3 vezes por dia e nunca próximo aos olhos, nariz, boca e genitais.

As versões em tomada ou espiral também podem ser utilizadas para proteger a casa.

Cuidados gerais para a casa

Evitar o acúmulo de água é uma das principais maneiras de combater os possíveis focos do Aedes aegypti, no entanto, também há outras atitudes que devem ser tomadas, a fim de diminuir as chances de proliferação dos mosquitos. Veja a seguir:

  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras sempre fechadas;
  • Realize a manutenção de piscinas, fontes ou espelhos d’água frequentemente;
  • Se possível, coloque telas mosquiteiras nas janelas dos quartos para dificultar o acesso dos mosquitos dentro de casa;
  • Deixe os sacos de lixo bem fechados e longe do alcance de animais;
  • Recolha lixos e detritos que possam estar ao redor da sua casa e mantenha o quintal sempre limpo. Caso seja necessário, chame a limpeza urbana.

Como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti?

Se você encontrou algum foco do mosquito dentro da sua casa, realize os seguintes procedimentos:

  • Jogue as larvas no chão ou na terra seca;
  • Lave os recipientes que acumularam água com escova/bucha e sabão;
  • No caso de grandes reservatórios ou recipientes de água para consumo, é necessário chamar um agente de saúde para aplicar larvicida.

Denuncie focos do Aedes aegypti

Mudar os hábitos dentro da sua casa é muito importante e já contribui muito para o combate e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

No entanto, é preciso manter-se sempre alerta para a situação dos locais ao seu redor, afinal, esse é um problema que afeta a vida de todos.

Dessa forma, sempre que você avistar um possível foco que não pode ser eliminado pelos moradores — como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua — acione a Secretaria Municipal da sua cidade e exija a remoção dos possíveis criadouros.

Agora que você já sabe o que fazer para combater esse problema tão sério, acesse o nosso site e confira todas as soluções que nós temos para você!

Compre na C&C

Grelha Quadrada em Inox Abre E Fecha 10cm Cromado Grelha Quadrada em Inox Abre E Fecha 10cm Cromado
Tela Mosquiteiro em Poliéster Protej com Velcro 225x125cm Branca Tela Mosquiteiro em Poliéster Protej com Velcro 225x125cm Branca

Produtos que você visitou