Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Revestimento 3D na decoração: saiba como utilizar

Saiba como utilizar essa tendência na decoração da sua casa
                                   Revestimento 3D na decoração: saiba como utilizar            

Se você está reformando a casa e está buscando por opções de revestimentos além dos tradicionais para decorar as paredes, uma alternativa que vem ganhando muito destaque no mercado de arquitetura é o revestimento 3D.

Com diferentes texturas — algumas mais geométricas, outras mais orgânicas — os revestimentos tridimensionais trazem um efeito interessante às paredes, explorando volumes, luzes e sombras. Além disso, essa também é uma ótima opção para ambiente pequenos, já que o acabamento 3D destaca a decoração sem exigir muitos elementos complementares.

Quer saber mais sobre esse revestimento e como utilizá-lo na decoração da sua casa? No post de hoje, vamos mostrar tudo sobre essa tendência para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

Características do revestimento 3D

Os revestimentos 3D nada mais são do que placas que se juntam para formar um grande painel tridimensional em baixo, médio ou alto relevo.

O uso desses revestimentos é considerado uma das formas mais interessantes de decorar as paredes, pois dispensam a composição com objetos decorativos e não ocupam o espaço de circulação.

As peças provocam uma sensação de movimento ao espaço, dando um toque diferente no ambiente e se consagrando como uma alternativa ousada e moderna para a decoração.

As placas desse revestimento também proporcionam maior conforto térmico e acústico, além de oferecer proteção contra sujeiras e infiltrações.

Materiais

Os revestimentos 3D podem ser produzidos através de diversos materiais, que possuem uma variedade ainda maior de modelos e aplicações.

Cada material tem suas vantagens e estilos, por isso, é sempre bom conhecer bem suas possibilidades.

  • Gesso: os revestimentos tridimensionais de gesso podem ser aplicados diretamente em alvenaria e podem ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas. Tem ótimo custo-benefício e pode receber pintura;
  • Alumínio: assim como as pastilhas de inox, o alumínio é uma opção que traz um toque metálico para o ambiente. Suas peças são adesivadas, portanto, tem fácil instalação. Seu acabamento fosco permite que a luz do sol ou do ambiente não reflita diretamente, o que poderia ser um problema;
  • Cerâmica: a cerâmica é um material muito comum nos ambientes, podendo ser incorporada através de diferentes instalações — sendo o revestimento 3D uma delas. Podem ser usados em todos os cômodos e contam com diferentes aplicações, que garantem um visual mais moderno e sofisticado para as paredes;
  • Pedras naturais: resistentes e muito elegantes, as pedras naturais e suas simulações garantem mais força e sofisticação aos ambientes. Combina muito bem com banheiros, salas e áreas externas;
  • Fibras naturais: as fibras naturais são ótimas opções para ambientes rústicos, naturais e litorâneos. Possuem uma instalação simples, porém não são recomendadas para locais externos e ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias. Vai muito bem em salas, quartos e até escritórios. Dentre as opções existentes, a que mais se destaca é o bambu;
  • PVC e PET: esses são os materiais mais explorados no uso do revestimento 3D. Por serem desenvolvidos em liga plástica, são mais indicados para áreas molhadas, porém podem ser aplicados em qualquer ambientes. São resistentes à água, não propagam mofo ou chamas e são imunes aos cupins. Seu acabamento branco dispensa o uso de tintas.

Decoração com revestimentos 3D

Efeito luz e sombra

Os revestimentos 3D pedem atenção com a iluminação do ambiente. Luzes direcionadas, por exemplo, dão um belo efeito de luz e sombra, já que o relevo se destaca, trazendo ainda mais contraste aos ambientes.

É necessário ter cuidado com cômodos pequenos para que a iluminação não acabe por dar a impressão de redução do espaço, ao invés de amplitude.

Destaque na parede

Para aplicações em uma parede inteira, com a intenção de destacá-la, alguns cuidados são necessários. O primeiro é evitar contornar quinas, já que o corte de um revestimento desses é difícil e pode acabar tirando a grandiosidade da peça, o que não fica legal.

Em casas com o pé direito duplo, o revestimento tridimensional causa uma sensação de amplitude que engrandece ainda mais o projeto. A aplicação na parede inteira traz um toque de força e deixa tudo mais elegante.

Painel de TV

Tendência nos revestimentos 3D, a aplicação na parede onde fica a televisão dá muito certo e traz um toque de leveza ao ambiente.

Nesse caso, é recomendado investir em revestimentos com cores claras, para não tirar a atenção da TV.

Iluminação, tamanho e umidade

Uma dica importante é prestar atenção na iluminação geral, tamanho e umidade do ambiente. Quanto menor e mais escuro ele for, mais suave o revestimento 3D deve ser. A mesma regra vale para umidade, até para facilitar a limpeza das peças.

Essa regra é fundamental para evitar a sensação de confinamento que relevos altos em ambientes pequenos, úmidos e escuros podem trazer.

Prefira tons neutros

Uma dica que pode ser aplicado em diversos itens de construção e, principalmente, quando falamos em revestimentos é não abusar se você está com dúvidas. Ou seja, não arrisque se você não está totalmente confiante das suas escolhas.

Os tons neutros são mais seguros e combinam com os mais diversos estilos de decoração — dos mais clássicos aos mais modernos — sendo um grande curinga na hora de escolher seus revestimentos.

Agora que você já sabe como utilizar o revestimento 3D na sua decoração, não deixe de acessar o nosso site e conferir a enorme variedade de pisos e revestimentos que nós temos para oferecer!

   

Compre na C&C

Revestimento Acetinado Borda Reta Stelle Fendi 32x60cm Revestimento Acetinado Borda Reta Stelle Fendi 32x60cm
Revestimento Relevo Acetinado Borda Bold Prisma Roble 31x54cm Revestimento Relevo Acetinado Borda Bold Prisma Roble 31x54cm

Produtos que você visitou