Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Quais as funções da areia e pedra na construção civil?

Conheça mais sobre esses elementos e saiba para que servem
                                   Quais as funções da areia e pedra na construção civil?            
   

Presentes em diversas etapas de uma obra, desde as fundações e coberturas até vedações e acabamentos, as areias e pedras são materiais mais do que essenciais em qualquer construção.

Quer saber tudo sobre a utilização destes recursos? Na dica C&C de hoje nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

Como identificar areias e pedras?

Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que qualquer material de pequena granulometria, ou até cinco milímetros de tamanho, são chamados de areia. A partir disso, já podem ser considerados pedras.

Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo de pedra ou areia específica, variando a granulometria e a pureza do material. Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre esses elementos!

Areia

A areia pode ser dividida entre fina, média e grossa, sendo que a fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas; a média é mais indicada para a preparação de massas e assentamento de tijolos e concretos para enchimento de brocas, vigas e colunas; já a grossa é mais usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem.

No entanto, a utilização da areia grossa para o reboco pode deixar um aspecto grosseiro, portanto, a não ser que queira um acabamento mais rústico, é melhor evitá-la para este fim.

Pedra

Para isso, recomenda-se a pedra britada, que pode ser classificada de zero a cinco. Essa classificação tem relação com o tamanho da pedra, ou seja, quanto maior for a classificação, maior será o seu tamanho.

Além da sua função essencial na construção civil, as pedras também são usadas na etapa de acabamento e decoração do imóvel. Confira alguns exemplos:

Granito

Muito utilizado na execução de pias, bancadas, lavatórios e revestimentos no geral, o granito pode conter diferentes tipos de acabamentos, sendo o polido, bruto, jateado e flameado os mais comuns.

Mármore

Indicado para pisos, escadas, lavatórios, mesas, paredes internas, soleiras e peitoris, o mármore também pode receber acabamentos polidos, brutos, jateados, flameados e apicotados; sendo que alguns destes ainda podem garantir características antiderrapantes ao material.

Pedras para uso externo

Já pedras como o basalto, São Tomé, miracema e ardósia podem ser usadas tanto como revestimentos de paredes quanto em pisos, e, de maneira geral, são recomendadas para áreas externas.

Realize sua obra com a C&C

Agora que você já conhece a função da areia e da pedra na construção, acesse o nosso site e confira as opções que temos para você!

   

Compre na C&C

Areia Média Lavada 20kg Areia Média Lavada 20kg
Argila Expandida 20kg Argila Expandida 20kg
Pedra 01 20kg Pedra 01 20kg

Produtos que você visitou