Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Purificador de água: quando trocar o refil?

Saiba quando identificar a hora de trocar o refil do seu purificador
                                   Purificador de água: quando trocar o refil?            
   

Cada vez mais estamos enxergando a importância de adotar cuidados com a higiene no nosso dia a dia. Afinal, lavar as mãos corretamente, conservar os alimentos e esterilizar embalagens de produtos são algumas medidas essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.

Porém, um cuidado que costuma gerar dúvidas e muitas vezes acaba passando batido é: de quanto em quanto tempo devo trocar o refil do purificador de água?

O purificador é responsável por filtrar a água e retirar todas as impurezas, deixando-a limpa e boa para o consumo. Mas, para garantir que a qualidade da água em sua casa permaneça sempre boa, é fundamental que a troca do refil seja feita no tempo correto. Isso porque os elementos filtrantes possuem um tempo de vida útil determinado e, passado esse tempo, a eficiência da filtragem pode ficar comprometida e, consequentemente, a qualidade da água também.

No post de hoje, vamos explicar quando a troca do refil deve ocorrer, bem como a importância de realizar essa tarefa no tempo correto. Confira!

Por que é importante filtrar a água?

Durante o caminho que a água percorre até chegar a nossa casa, ela pode entrar em contato com substâncias nocivas e acumular impurezas — como bactérias e partículas de metais pesados — que podem causar sérios riscos à nossa saúde. E a única maneira de eliminar essas substâncias é com o uso do filtro.

Além disso, o refil também diminui significativamente o excesso de cloro na água. Afinal, é comum que o cloro usado nas estações de tratamento permaneça na água até ela chegar na sua casa. Porém, quando ingerido em grandes quantidades, ele pode causar quadros sérios de infecções.

Por isso, é importante estar sempre realizando a manutenção dos filtros e demais locais por onde a água passa, como também é o caso das caixas d'água.

Quando trocar o refil?

Alguns modelos de refis podem durar até 1 ano, no entanto, a maioria chega a durar até 6 meses e alguns duram apenas 3. Esta diferença está diretamente ligada à capacidade do elemento filtrante de reter as impurezas — que, geralmente, fica entre 3 e 6 mil litros de água filtrada.

Por isso, é importante considerar a quantidade de pessoas que vivem na sua casa, afinal, quanto maior for o consumo de água diário, menor será o tempo de vida útil do refil. De qualquer forma, é preciso estar atento ao prazo de validade especificado pelo fabricante.

Se não for possível identificar o momento da troca através da data, você deverá prestar atenção na qualidade da água que sai do purificador. Ela não deve apresentar gosto, cheiro ou cor. Outro indicador de que está na hora de trocar o refil é quando a vazão da água diminui, indicando que existe um acúmulo de sedimentos no interior do refil e impedindo que a água flua normalmente.

Se detectar qualquer sinal estranho, é hora de trocar!

Na C&C você encontra diversos modelos de aparelhos e refis. Aproveite para comprar sem sair de casa através do nosso site.

   

Compre na C&C

Purificador de Água Gioviale Branco Purificador de Água Gioviale Branco
Purificador de Água Ln-100 Prata Purificador de Água Ln-100 Prata
Torneira de Parede com Purificador de Água Acqua Bella Cromada Torneira de Parede com Purificador de Água Acqua Bella Cromada

Produtos que você visitou