Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Principais tipos de registros e suas funções

Conheça as recomendações de cada tipo de registro
                                     Principais tipos de registros e suas funções            

Os registros são acessórios fundamentais para o bom funcionamento hidráulico de qualquer imóvel. Afinal, eles são os responsáveis por controlar o fluxo e bloquear a saída de água das instalações hidráulicas.

Atualmente, existem três tipos de registros disponíveis no mercado: registro de pressão, registro de gaveta e registro de esfera. Cada um deles possui uma finalidade específica, logo, é imprescindível conhecer suas especificações e recomendações.

No post de hoje, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de registro e quando usá-los. Confira!

Para que serve o registro hidráulico?

Como mencionamos acima, o registro é responsável por abrir e fechar a rede hidráulica; ou seja, além de ser útil no dia a dia, ele também é o encarregado de conter a vazão de água no caso de vazamentos, diminuindo, dessa forma, o desperdício e facilitando o conserto.

Tipos de registro hidráulico

Registro de pressão

O registro de pressão é utilizado para controlar o fluxo de água perto do ponto de uso, reduzindo ou aumentando a vazão do líquido conforme a necessidade.

Esse tipo de registro é famoso por ser utilizado na instalação de chuveiros. Sim, é esse modelo que utilizamos para abrir, fechar e controlar a vazão de água dos nossos chuveiros, porém, ele também pode ser utilizado em demais pontos do banheiro e cozinhas.

Registro de gaveta

Também conhecido como registro geral, o registro de gaveta é responsável por interromper completamente a passagem de água. Ou seja, esse é o registro que deve ser fechado em caso de manutenção ou vazamentos.

Esse tipo de registro deve ser instalado próximo ao seu ponto de uso. Logo, o ideal é que cada circuito hidráulico da casa tenha o seu próprio registro; um no banheiro, outro na cozinha, na área de serviço, no jardim e assim por diante. Isso permite a possibilidade escolher fechar a saída de água em um determinado cômodo, quando necessário, deixando a água disponível nos outros ambientes da casa.

No geral, esse é um tipo de registro que costuma sofrer alguns desgastes devido ao tempo e frequência de uso, pressão da água etc. Portanto, é sempre bom ficar de olho para sinalizar qualquer sinal de infiltração e vazamento e, se necessário, realizar a troca ou reparo da peça.

Registro de esfera

Assim como o modelo de gaveta, o registro de esfera também pode ser utilizado para bloquear completamente a saída de água. No entanto, ele também costuma ser muito utilizado para instalações em caixas d’água por ser mais resistente.

Feito de PVC – mesmo material dos tubos de conexão hidráulica – ele é capaz de suportar altas pressões, corrosões e uso de produtos químicos, além de possuir uma vida útil prolongada.

Dicas para escolher o melhor registro

  • Verifique o diâmetro dos canos para garantir a compra de registros compatíveis;
  • Certifique-se das indicações do registro. Ou seja, se ele é indicado para água quente ou fria;
  • Confira o tipo de acoplamento (se a peça será instalada por rosca ou solda);
  • Se a instalação ficar aparente, dê atenção ao acabamento da base.

Material hidráulico é na C&C!

Agora que você já conhece os tipos de registros e como escolhê-los, acesse o site da C&C e garanta os materiais hidráulicos que você precisa!