Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Principais tintas: conheça 6 tipos e suas aplicações

A C&C te ajuda na hora da compra
                                     Principais tintas: conheça 6 tipos e suas aplicações            
   

As tintas têm o poder de dar vida às nossas paredes, aos móveis, azulejos e em cada cantinho da nossa casa que pode ser renovado com uma boa pintura.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de tintas, cada um com suas características próprias e finalidades diferentes. Conhecer essas diferenças é extremamente importante para a reforma, afinal, a escolha do produto adequado para cada superfície e local é o que vai garantir um bom acabamento e durabilidade da sua pintura.

Mas, diante de tantas opções disponíveis, é comum surgirem muitas dúvidas na hora de escolher o produto mais adequado para a sua reforma.

No post de hoje, vamos apresentar os principais tipos de tintas e suas aplicações. Confira!

1. Tinta látex PVA

Feita à base de água, a tinta látex é uma das opções mais comuns e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja do segmento.

É uma tinta de fácil aplicação, possui secagem rápida e oferece um ótimo acabamento. No entanto, ela não apresenta resistência aos raios solares e a umidade e, por isso, é indicada apenas para ambientes internos e áreas secas que não necessitam de manutenção constante. Sua limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido.

Por possuir um acabamento fosco, ela não é recomendada para cobrir pinturas com aspecto brilhante, já que o resultado pode não ser nada satisfatório.

2. Tinta acrílica

Com características semelhantes ao látex, a tinta acrílica também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença, no entanto, está em sua composição: suas resinas acrílicas conferem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o mais resistente e especialmente indicado para ambientes externos e áreas molhadas, como a cozinha e o banheiro.

Diferente do látex, ela pode ser lavada até mesmo com água em abundância.

É possível encontrar tintas acrílicas com três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho. O primeiro não é tão resistente à lavagens, mas, em compensação, destaca menos as imperfeições da parede. As outras duas, porém, são mais resistentes e oferecem um resultado mais fino; no entanto, destacam bastante as irregularidades da superfície.

3. Tinta epóxi

Versátil, a tinta epóxi pode ser encontrada tanto em versões solúveis em água quanto em solventes. Possui um acabamento brilhante e oferece uma grande resistência, não somente à umidade, mas também às intempéries e à abrasão de produtos químicos.

Por ser muito resistente, esse é o tipo de tinta ideal para aplicações em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podendo ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e lavanderias.

4. Tinta esmalte

Ao contrário das opções anteriores, a tinta esmalte é feita à base de óleo e não é solúvel em água, portanto, é preciso ter mais cuidado com a sua aplicação.

Por ser muito resistente, ela é uma ótima opção para pintar superfícies de ferro ou madeira.

Possui um acabamento brilhante e acetinado, embora também seja possível encontrá-la na versão fosca. Não é indicada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascar facilmente.

Por ser uma tinta à base de óleo, ela apresenta uma secagem mais demorada e pode exalar um odor mais forte.

5. Tinta superlavável

As tintas superlávaveis possuem acabamento fosco e, como o próprio nome sugere, oferecem grande resistência à limpezas.

Podem ser aplicadas tanto em ambientes internos como externos – incluindo áreas molhadas. São muito indicadas para locais com alto tráfego de pessoas e quartos de crianças.

6. Verniz

O verniz nada mais é do que uma película protetora que serve para proteger as superfícies de madeira da absorção de água, criando uma camada hidrorepelente e tornando-a muito mais resistente e durável.

É indicada para móveis, janelas, portas, pisos e qualquer superfície de madeira que esteja em áreas externas ou ambientes úmidos e molhados.

Pode ser à base de solvente ou de água, além de contar com acabamentos incolores ou pigmentados.

Tem tintas e acessórios? Tem C&C!

Agora que você já conhece os principais tipos de tintas e suas aplicações, acesse o site da C&C e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Tinta Acrílica Premium Clássica Fosco Palha 3,6 Litros Tinta Acrílica Premium Clássica Fosco Palha 3,6 Litros
Tinta Látex Direto No Gesso Branco 18 Litros Tinta Látex Direto No Gesso Branco 18 Litros