Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Pressurizador de água: entenda o que é e como funciona!

Conheça os tipos de pressurizadores e saiba como eles funcionam
                                     Pressurizador de água: entenda o que é e como funciona!            
       

A baixa pressão de água é um problema comum em muitas residências, principalmente em apartamentos térreos ou na cobertura, casas sem caixa d'água ou com caixas d’água muito baixas - onde a distância entre a caixa e o ponto de consumo não é suficiente para a água descer com uma boa vazão.

Apesar de não ser um problema grave, a falta de pressão pode fazer com que algumas atividades simples (como tomar banho ou lavar a louça) se tornem bem desconfortáveis.

Se você sofre com esse tipo de incômodo, pode ficar tranquilo! Um pressurizador de água pode ser uma solução rápida e eficiente para esse problema.

Pensando nisso, nós preparamos esse post para mostrar comos os pressurizadores funcionam e para que servem. Confira!

O que é um pressurizador?

O pressurizador é uma espécie de bomba que tem como finalidade aumentar a pressão da água, possibilitando uma maior vazão nos pontos de consumo, como as torneiras e os chuveiros.

Além de potencializar a pressão e o fluxo da água, ele também é responsável por realizar a distribuição ou transferência de um ponto para o outro. Ou seja, dessa forma, você consegue utilizar torneiras e chuveiros ao mesmo tempo, sem ter problemas de vazão com algum dos aparelhos.

Tipos de pressurizadores e como funcionam

Existem três tipos de comuns de pressurizadores e cada um é responsável por acionar a pressão de água de maneiras diferentes. São eles:

Fluxostato

Ideal para quando a pressão da água é baixa em apenas um ponto, esse tipo de pressurizador possui um sensor que ativa o funcionamento da bomba apenas quando houver fluxo de água.

Ou seja, quando um ponto de consumo é aberto, ocorre a passagem de água pelo fluxostato e, neste momento, ele emite um sinal para que a bomba seja acionada. Quando o ponto de consumo é fechado, o fluxostato corta a alimentação, fazendo a bomba desligar.

Esse tipo de pressurizador pode ser instalado apenas acima do ponto de consumo de necessita de maior pressão, caso contrário, ele não funcionará.

Pressostato

Esse sistema mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo.

Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal, e se desliga automaticamente quando a pressão é restabelecida.

Uma grande vantagem desse pressurizador, é que ele pode ser instalado tanto acima quanto abaixo do ponto dos pontos de consumo que serão atendidos.

Inversor de frequência

Esse tipo de pressurizador controla a pressão da água de maneira inteligente, mantendo-a sempre constante.

Assim como o pressostato, os sistemas controlados por inversores de frequência também mantêm a rede com pressão durante todo o tempo, no entanto, a bomba possui uma rotação variável que trabalha para atender somente a demanda necessária.

Ou seja, quando não há grande necessidade de vazão, a rotação é menor, proporcionando, dessa forma, uma ótima economia de energia.

Precisa aumentar a pressão da água na sua casa? Então não deixe de conferir as soluções que nós temos para você! Acesse o nosso site ou vá até a loja mais próxima.

   

Compre na C&C

Pressurizador de Água Pl20 Mca 350w 220v Pressurizador de Água Pl20 Mca 350w 220v

Produtos que você visitou