Práticas e modernas, as prateleiras de parede são elementos muito importantes para garantir a organização e funcionalidade dos ambientes. Elas servem tanto para organizar itens úteis para o dia a dia quanto para acomodar e expor objetos decorativos, enriquecendo o visual do espaço e deixando-o mais apresentável.
Sua versatilidade permite que elas sejam encontradas em diferente tamanhos, formatos e materiais – como as prateleiras em madeira, mdf, aço, vidro etc – que se adequam aos mais variados estilos de decoração.
Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas de como usar as prateleiras de maneira prática e organizacional para facilitar seu dia a dia, além de enriquecer a decoração da sua casa. Confira!
Tipos de prateleiras de parede
Prateleira flutuante
Como o próprio nome sugere, os suportes desse tipo de prateleira não ficam aparentes, o que dá a impressão de que ela está flutuando na parede. Discreta e moderna, ela é uma ótima opção para quem deseja um visual mais clean e minimalista.
O peso que as prateleiras flutuantes são capazes de suportar deve depender do material que são feitas e do tipo de suporte. Verifique essa informação na embalagem do produto.
Prateleira de suporte ajustável
Esse modelo de prateleira acompanha um trilho vertical que é fixado na parede com parafusos. Essa base possui diversos pontos onde os ganchos de suporte podem ser fixados apenas com um encaixe e, dessa forma, é possível regular a altura da prateleira sempre que desejar e de acordo com a sua necessidade, além de acomodar diversas peças em um único suporte.
Prateleira de suporte fixo ou mão francesa
Os suportes deste tipo de prateleira possuem o formato de um “L” – muito semelhante ao formato de um esquadro – e são popularmente chamados de “mão francesa”. Nesse caso, o suporte é fixado na parede e também na própria prateleira, garantindo maior sustentação à peça.
A prateleira de mão francesa costuma ser o tipo que mais suporta peso, porém, isso pode variar de acordo com o material usado na prateleira, o tamanho dela e a quantidade de mãos francesas usadas para fixá-la.
Diferença entre prateleiras e nichos
O objetivo das prateleiras e nichos é, basicamente, o mesmo: acomodar e organizar objetos enquanto otimiza o espaço do ambiente. Mas você sabe como diferenciá-los?
De maneira geral, enquanto as prateleiras seguem um padrão linear e aberto, os nichos de parede apresentam formas e bordas fechadas que propiciam um apoio para os objetos dispostos. Outro diferencial deste último, é a liberdade que ele proporciona em utilizar formas geométricas no seu projeto; círculos, quadrados, retângulos e até triângulos podem ser instalados sozinhos ou combinados assimétricamente.
Vantagens de usar prateleiras na decoração
Extremamente versáteis, as prateleiras de parede oferecem a possibilidade de servir como apoio para, basicamente, tudo. Além disso, elas também são uma ótima solução para quem precisa otimizar o espaço nos ambientes, garantindo uma decoração limpa e sem atrapalhar a área de circulação.
O uso de prateleiras em cada ambiente
Nas salas: as prateleiras para sala de estar podem ser úteis para contemplar livros, vasos, luminárias, retratos, plantas ou outros objetos decorativos.
Nos quartos: aqui, o ideal é utilizar prateleiras alinhadas de maneira criativa e, assim, poder apoiar fotos, quadros, letras decorativas, livros, cosméticos etc.
Nas cozinhas: a cozinha é um cômodo que exige muita praticidade e funcionalidade e, nesse caso, as prateleiras podem ser aproveitadas para organizar temperos, mantimentos, louças, talheres e demais utensílios para deixá-los sempre ao alcance das mãos.
Nos banheiros: instale prateleiras nos banheiros para guardar todos os produtos de higiene e cosméticos, além de toalhas e papéis higiênicos. Essa é uma ótima alternativa para quem não tem espaço suficiente para instalar armários ou gabinetes.
Tem praticidade e decoração? Tem C&C!
Agora que você já sabe tudo sobre o uso de prateleiras de parede na decoração, não deixe de acessar o site da C&C e encontre as melhores soluções para sua casa!