Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Portões para fachadas de casas: saiba como escolher

Veja como escolher o melhor portão para a fachada da sua casa
                                     Portões para fachadas de casas: saiba como escolher            
       

Além de garantir a privacidade e segurança de uma casa e seus moradores, os portões também são fundamentais para compor a estética de fachadas residenciais.

Com uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, escolher o melhor portão pode não ser uma tarefa tão simples. Para fazer a escolha mais adequada, é necessário analisar uma série de fatores que envolvem o estilo da construção, espaço disponível, tipo de abertura do portão e nível de segurança necessário.

E é por isso que, no post de hoje, vamos apresentar algumas dicas simples para te ajudar a fazer a escolha correta. Veja só!

Tamanho do portão

O primeiro passo é definir o tamanho que o portão deve ter (em termos de altura e largura). Para isso, é preciso analisar o espaço disponível na parede e o tamanho do veículo (em caso de garagens). Lembre-se que é preciso deixar um espaço de, no mínimo, 1,5m de folga para a circulação de pessoas.

Também é importante verificar qual é a altura ideal para proporcionar a segurança necessária para a residência.

Modelo pronto ou sob medida?

Na maioria das vezes, os modelos prontos têm o custo mais baixo e, por serem a pronta entrega, não é preciso esperar o período de produção da peça, o que acaba sendo bem mais rápido. No entanto, eles não contam com tantas variedades de materiais e formas.

Os modelos sob medida, por sua vez, podem se adaptar a diferentes estilos e dimensões, sendo possível escolher todos os detalhes da peça do jeitinho que você preferir.

Escolha o tipo de abertura

Assim como as portas comuns, também existe uma boa variedade de tipos de abertura para portões, e a escolha desse detalhe também deve depender do espaço disponível no ambiente.

Veja mais sobre os principais tipos de abertura:

Portão basculante: esse é um tipo muito utilizado em casas onde o espaço é limitado, pois sua abertura vertical dispensa o uso das laterais e, consequentemente, otimiza todo o espaço. Além disso, também é um dos modelos mais bonitos e sofisticados do mercado, sendo perfeito para combinar com residências e projetos mais modernos.

Portão pivotante: nesse caso, o tipo de abertura é na direção horizontal, como nas portas comuns. É recomendado para casa com bastante espaço, pois o portão deverá correr para dentro ou para fora do local instalado, podendo, muitas vezes, invadir a calçada e atrapalhar a circulação de pedestres.

Em termos estéticos, esse tipo de abertura é perfeita para valorizar projetos mais clássicos, industriais e rústicos.

Portão de correr: esse tipo de portão possui duas folhas e necessita de um espaço maior na lateral, pois, como o próprio nome sugere, ele deve correr para um dos lados da fachada. Esse espaço deverá ser igual ou maior do que a largura da primeira folha.

É um dos tipos de portão mais utilizados nos lares brasileiros e pode ser facilmente encontrado em diferentes materiais.

Tipos de portão

Portão automático

O portão automático é a opção perfeita para quem procura por segurança e comodidade. Seu sistema de abertura e fechamento só pode ser efetuado por um controle de acionamento, o que o torna muito mais difícil de invadir, além de proporcionar conforto aos motoristas que não vão precisar sair do veículo para abrir e fechar o portão.

No caso desse modelo, recomenda-se fazer manutenção a cada seis meses para garantir o bom funcionamento do sistema. E não se esqueça de aplicar lubrificante nos rolamentos em todas as manutenções.

Portão de alumínio

O alumínio é um material extremamente leve, sendo uma ótima opção para portões automáticos, já que dispensa o uso de motores de alta potência. Por ser um material inoxidável, esse tipo de portão também é muito resistente à corrosão e degradação do tempo.

Em contrapartida, eles são péssimos em questão térmicas: por ser um ótimo condutor de calor, o portão de alumínio pode deixar o interior da sua garagem extremamente quente ou frio, prejudicando o conforto do seu lar.

Portão de aço

Muito resistente e, ao mesmo tempo, leve, o portão de aço é um dos tipos mais recomendados por arquitetos e outros especialistas. Sendo necessário realizar apenas uma limpeza frequente para que o material fique sempre bem conservado.

Se você quer garantir uma resistência ainda maior, procure optar por um portão feito de aço galvanizado, que possui uma vida útil mais alta e é resistente às intempéries e a oxidação.

Portão de ferro

Apesar de ser mais barato do que as outras opções, o ferro é um dos materiais que mais está sujeito à ferrugem e oxidação, exigindo um cuidado maior, especialmente em regiões litorâneas. Mas por se tratar de um material mais pesado, ele consegue ser bastante resistente a impactos e, sem cuidado, pode durar por muitos anos.

Agora que você já sabe como escolher o portão ideal para sua casa, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que temos para você!

   

Compre na C&C

Fechadura Bico de Papagaio para Porta de Correr Cromada Fechadura Bico de Papagaio para Porta de Correr Cromada
Fechadura de Sobrepor para Portão em Aço Niquelada Fechadura de Sobrepor para Portão em Aço Niquelada

Produtos que você visitou