Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Porcelanatos de grandes formatos: tudo o que você precisa saber

Confira as dicas da C&C sobre Porcelanatos de grandes formatos, para um acabamento perfeito.

Você já ouviu falar sobre porcelanatos em grandes formatos? Sabe a principal diferença entre eles e o modelo comum, a melhor forma de aplicar e os lugares recomendados para serem colocados?

A C&C separou dicas importantes sobre esse tipo de piso para você conhecer um pouquinho mais. Confira!

O que são os porcelanatos de grandes formatos?

Os porcelanatos de grandes formatos são peças com medidas amplas, totalmente capazes de contribuir com a composição estética de um ambiente.

As placas desse tipo de porcelanato alcançam tamanhos variados entre 30x180 a 300x100. Essas variantes proporcionam inúmeras possibilidades em aplicações uniformes e elegantes, desde paredes a pisos e bancadas.

Além disso, o aspecto visual proporcionado é totalmente contemporâneo e mostra-se cada vez mais frequente nas opções de revestimentos dos lares.

Qual a principal diferença para os porcelanatos comuns?

Além de permitir uma visão muito à frente na arquitetura moderna, os porcelanatos de grande formato replicam a beleza das peças de madeira, mármore e pedras, assim como nos modelos tradicionais.

No entanto, a principal diferença entre os dois tipos é o aspecto uniforme que os de grande formato apresentam, pois possuem menos junções. Para locais que pedem esse cuidado estético com as emendas, eles são peças ideais.

Onde posso instalar esse tipo de porcelanato?

Os porcelanatos de grandes formatos podem ser instalados em diversos ambientes: salas, terraços, áreas comerciais, dormitórios, etc. No entanto, de acordo com a peça, existem algumas recomendações. Vamos conferir?

  • Porcelanatos polidos: são os porcelanatos de superfície lisa, cuja peça final recebe uma camada de polimento e proteção. Por conta disso, podem ser um pouco escorregadios; logo são indicados para salas, dormitórios, cozinhas, lavabos e áreas secas.
  • Porcelanatos naturais: os porcelanatos naturais são bastante resistentes e pouco escorregadios. Logo, são recomendados para ambientes como banheiros (dentro e fora do box), sacadas, área de serviço e espaços internos ou externos.
  • Porcelanatos externos: são os tipos recomendados especificamente para áreas externas, como o nome sugere. Pátios, decks, garagens, piscinas e demais ambientes que tenham contato constante com a água.

Dicas fundamentais para a aplicação

Assim como nos porcelanatos tradicionais, a aplicação de grandes formatos exige atenção especial para garantir a maior qualidade no procedimento. Confira as dicas que separamos para você.

Argamassa

O primeiro passo para adquirir uma superfície esteticamente perfeita e uniforme por muito tempo é garantir que o ambiente esteja “curado” há pelo menos 14 dias. Ou seja, o contrapiso deve ser aplicado com essa antecedência à instalação do revestimento.

Após esse preparo, você deve escolher a argamassa certa para realizar o assentamento. Existem basicamente três tipos de argamassas: AC1, AC2 e AC3. A principal diferença entre elas é a resistência e a indicação para cada tipo de ambiente.

Posicione os espaçadores em todos os cantos das placas para evitar deslocamentos. A aplicação deve ser realizada com o auxílio de uma desempenadeira (pelo lado denteado) para espalhar toda a argamassa, formando cordões.

Depois, as placas devem ser colocadas uma a uma. Faça tudo manualmente e exerça pressão na peça, até que esteja totalmente colada.

Após esse procedimento, o ideal é aguardar 72 horas para o próximo passo: o rejuntamento.

Rejunte

Existem diversos tipos de rejunte. O mais indicado para o assentamento dos porcelanatos é o epóxi — bastante resistente à umidade, à abrasão de produtos químicos e à circulação intensa de pessoas. Sua junta deve ser entre 1 e 3 mm.

Antes de dar início ao rejunte, deve-se limpar a superfície do revestimento com água limpa para o processo ser menos trabalhoso. E, então, podemos começar.

 

Depois de todo o rejuntamento, deixe o produto curar durante 20 minutos e inicie a limpeza da superfície em movimentos circulares. Faça isso até que toda a área fique lisa e no mesmo nível das bordas do revestimento.

Porcelanatos grandes formatos na C&C

A sofisticação dos porcelanatos de grandes formatos é realmente incrível, não é mesmo?! Aqui na C&C você vai encontrar muita variedade de tamanhos, modelos e cores para escolher o que mais combina com o seu estilo e arrasar na decoração de sua casa.Confira!

Compre na C&C

Porcelanato Polido Borda Reta Taurus 80x80cm Porcelanato Polido Borda Reta Taurus 80x80cm
Porcelanato Esmaltado Polido Borda Reta Mont Blanc Branco 90x90cm Porcelanato Esmaltado Polido Borda Reta Mont Blanc Branco 90x90cm
Porcelanato Esmaltado Polido Borda Reta Munari Branco 90x90cm Porcelanato Esmaltado Polido Borda Reta Munari Branco 90x90cm
Porcelanato Munari Concreto Retificado Acetinado 90x90cm Porcelanato Munari Concreto Retificado Acetinado 90x90cm
Porcelanato Esmaltado Borda Reta Munari Bege 90x90cm Porcelanato Esmaltado Borda Reta Munari Bege 90x90cm
Porcelanato Abs Esmaltado Borda Reta Munari Bege 90x90cm Porcelanato Abs Esmaltado Borda Reta Munari Bege 90x90cm
Porcelanato Polido Borda Reta Adhara Pro Marfim 80x80cm Porcelanato Polido Borda Reta Adhara Pro Marfim 80x80cm
Porcelanato Polido Borda Reta Minimum Titanio Cinza 80x80cm Porcelanato Polido Borda Reta Minimum Titanio Cinza 80x80cm
Porcelanato Esmaltado Borda Reta Pierre Belle Blanc 120x120cm Porcelanato Esmaltado Borda Reta Pierre Belle Blanc 120x120cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou