Escolher o melhor piso para sua casa pode não ser uma tarefa simples, ainda mais diante da infinidade de materiais, tamanhos, cores e texturas disponíveis no mercado.
Para acertar na escolha, o ideal é considerar não apenas o gosto pessoal, como também a arquitetura do imóvel e as condições dos ambientes, além, é claro, do custo-benefício, estética e durabilidade do produto.
O porcelanato, por exemplo, é um dos pisos que mais tem agradado profissionais e consumidores atualmente, e isso se deve porque, além de cumprir com todos esses requisitos, ele também apresenta inúmeras vantagens. Quer saber quais são elas? Então, continue acompanhando o post!
Durabilidade e resistência
Os porcelanatos são produzidos com matérias-primas nobres e de alta qualidade, o que garante uma ótima resistência e durabilidade ao produto. Portanto, podem ser aplicados até mesmo áreas de alto tráfego sem que corra riscos.
Por ser um produto pouco poroso – ou seja, com baixa absorção de água – o porcelanato também possui pouca incidência de manchas, riscos e quebras. Inclusive, é por causa dessa característica que algumas de suas placas são consideradas hipoalergênicas; sem pequenos buracos para que fungos, bactérias e outros micro-organismos se instalem, o risco de doenças respiratórias e outras alergias é reduzido.
Versatilidade
Extremamente versátil, esse revestimento pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e texturas, possibilitando sua utilização em qualquer ambiente da casa, das salas, quartos e cozinhas, até banheiros, varandas e jardins.
Além disso, sua versatilidade também permite reproduzir estampas que imitam outros tipos de revestimentos, como madeira, mármore, granito etc, garantindo, dessa forma, um enorme potencial decorativo.
Instalação prática e rápida
Como qualquer revestimento, o assentamento de porcelanatos exige a combinação de mão de obra especializada e ferramentas adequadas para o corte e fixação das placas. Com esses cuidados, o processo se torna mais simples e pode ser feito rapidamente.
No entanto, é possível encontrar modelos diferenciados que tornam esse trabalho ainda mais prático, como é o caso dos porcelanatos extrafinos, que devido a leveza e espessura reduzida, podem ser cortados e assentados sem grandes esforços.
Facilidade na limpeza
Sua baixa porosidade também faz com que o porcelanato seja muito fácil de limpar. Basta varrer – ou aspirar –, passar um pano umedecido em água e detergente neutro e, então, finalizar com o enxágue da superfície.
Conheça os principais tipos de porcelanatos
Existem três versões desse piso que são utilizadas, sendo elas: o acetinado, polido e esmaltado. Para escolher o porcelanato ideal para sua casa, é importante conhecer as características de cada tipo. Veja só:
- Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas;
- Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado. Possui um brilho intenso e a superfície completamente lisa. Pode ser utilizado em salas, quartos, escritórios e banheiros (só não é recomendado para a área do box, já que ele é mais escorregadio que os demais);
- Esmaltado: esse revestimento é coberto por uma camada de esmalte e pode ter a superfície lisa, brilhante ou fosca. Para saber em quais ambientes ele pode ser instalado, é preciso consultar o número do PEI; esse número classifica a resistência da superfície de cada piso, ou seja, quanto maior for o PEI, maior é a resistência do esmalte do porcelanato.
Agora que você já conhece as vantagens de usar porcelanato na sua construção, aproveite para acessar o nosso site e conferir as opções incríveis que estão só esperando por você!