Práticas e funcionais, as poltronas podem trazer um toque aconchegante e especial para a sua sala, quarto e escritório, além de dar um up na decoração do ambiente e proporcionar um cantinho confortável para bater um papo, ler um livro ou apenas relaxar.
No caso das salas, elas ainda complementam a mobília e criam um círculo visual, facilitando, assim, a comunicação e entrosamento entre as pessoas.
É possível encontrá-las em uma infinidade de tamanhos, cores, materiais, estampas e designs que se adaptam aos mais diversos estilos. E diante de tantas opções, escolher o modelo certo para você pode não ser uma tarefa muito fácil.
Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas imperdíveis para ajudar na escolha da poltrona ideal para sua casa. Confira!
1. Tamanho do cômodo
O primeiro passo para escolher a poltrona é pensar no tamanho ideal para a peça. Para isso, observe o espaço disponível no cômodo e não se esqueça de considerar a área livre para a circulação de pessoas.
Se o espaço for muito pequeno, poltronas com sistema giratório são ótimas opções, já que permitem um certo movimento sem que seja necessário sair do lugar.
2. Pense no conforto
Seja grande ou pequena, clássica ou moderna, a poltrona deve ser, antes de tudo, confortável.
Análise a densidade da peça, a maciez do produto, o toque agradável do tecido e a ergonomia do encosto.
A densidade indicada para garantir conforto é de 23 a 28g/cm³. Verifique todas as especificações da peça e não se esqueça de experimentá-la antes de comprar.
3. Braços da poltrona
Os braços da poltrona são fundamentais para deixar seus membros relaxados. Por isso, da mesma forma que a densidade e a maciez, também é preciso analisar bem o tipo de braço que se adequa melhor ao uso que você atribuirá a poltrona.
Para salas de TV, jogos e outros locais de descanso, braços largos e acolchoados são essenciais.
4. Escolha o tecido
Para escolher o tecido ideal é preciso considerar, além do conforto e da beleza, a sua durabilidade e praticidade.
O couro, por exemplo, é um material que apresenta elegância e resistência, além de ser impermeável e fácil de limpar, aumentando, assim, a funcionalidade do móvel. O suede, por sua vez, apresenta uma superfície macia e aconchegante, sendo perfeito para quem busca por maior conforto; no entanto, sua limpeza pode ser mais trabalhosa, não sendo recomendado para casas com crianças e/ou animais.
5. Estilo da poltrona
É possível encontrar poltronas de todos os estilos, dos mais clássicos aos mais modernos e sofisticados. E para escolher a opção ideal para você, é preciso pensar em um modelo que entre em sintonia com a decoração do ambiente.
Por exemplo, se o espaço tiver uma pegada mais vintage, uma poltrona retrô pode cair muito bem, já para ambientes minimalistas, uma poltrona com design moderno e simples, sem muitos detalhes, pode ser a opção ideal.
6. Cores e estampas
Quando falamos em cores para a poltrona, tudo deve depender da decoração do cômodo no qual ela será inserida.
Se o seu objetivo é dar destaque ao móvel, vale a pena investir em peças estampadas ou em uma só cor, mais forte e chamativa. Mas, se você prefere uma poltrona mais discreta, tons neutros como o cinza, nude ou preto são uma ótima pedida.
7. Mais funcionalidade
Além da beleza e do conforto, alguns modelos também contam com algumas funcionalidades a mais, como é o caso das poltronas reclináveis.
São ideais para salas de TV ou de estar. Apresentam um design padrão, sem muitos detalhes e opções diferentes, porém oferecem muito conforto e aconchego.
Tem decoração e conforto? Tem C&C!
Agora que você já sabe como escolher a poltrona ideal para a sua sala, não deixe de acessar o nosso site e conferir as opções incríveis que temos para você!