Escolher o piso é uma das etapas mais importantes de qualquer obra, afinal, cada tipo de material existente possui características específicas que são determinantes para o espaço, enquadrando-se melhor em diferentes cômodos e projetos.
Os pisos de madeira, por exemplo, são uma das opções que mais tem agradado consumidores e profissionais da área, e isso se deve por conta das inúmeras vantagens apresentadas pelo produto, como a beleza, a capacidade de proporcionar conforto térmico, manutenção simples, durabilidade e variedade de opções de cores, tamanhos e matérias primas.
E é justamente por apresentar tantas opções que, durante a procura pelo piso de madeira ideal, muita gente acaba ficando com dúvidas na hora de escolher o melhor tipo. Para ajudá-lo nesta tarefa, a dica C&C de hoje vai mostrar os principais tipos de pisos de madeira, bem como suas características. Confira!
Tipos de piso
Pisos maciços
São pisos compostos por réguas inteiras de madeira maciça e dentro dessa categoria podemos encontrar:
- Assoalhos de madeira: apresentam grande variedade de materiais e acabamentos e possuem alta durabilidade e resistência, mas, em contrapartida, não oferecem um isolamento acústico tão bom. Suas peças apresentam encaixes do tipo macho/fêmea e podem variar entre 8 a 22mm de espessura;
- Tacos: muito versátil, suas peças caem muito bem em diversos ambientes e estilos de decoração, além de possuir um design diferenciado que permite compor várias opções de paginação. Podem ou não apresentar encaixes macho/fêmea nas laterais e sua espessura varia de 8 a 22mm;
- Parquet: muito semelhante aos tacos, esse tipo de piso também possui um design muito sofisticado e é ótimo para quem deseja formar desenhos geométricos no chão. Seu efeito fica muito bonito, no entanto, o processo de instalação é mais trabalhoso e pode demorar algum tempo para ser concluído.
Piso multistrato
O piso multistrato é composto por pequenos palitos cruzados de madeira maciça selecionados por cores. Essa técnica garante estabilidade na base do piso, evitando a abertura de frestas e deformações na superfície.
Piso multiestruturado
Já o piso multiestruturado apresenta uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si como base. Essa estrutura é revestida com capa de madeira nobre e recebe camadas de verniz e aplicação de óxido de alumínio, o que acaba por aumentar a resistência e brilho do piso.
Piso multilaminado
O piso multilaminado é constituído por uma base de painel de madeira compensada com número de lâminas variável conforme a espessura final do piso e revestido com uma capa de madeira nobre menos espessa, o que garante um grau de resistência e durabilidade mais baixo.
Piso laminado
São painéis de fibras ou partículas de madeira reconstituída, como MDF (painel de fibras de média densidade), MDP (painel de partículas de média densidade) e HDF (painel de fibras de alta densidade). Esses painéis são revestidos por uma camada de papel impregnado com resina melamínica, que proporciona variados padrões decorativos.
Os pisos laminados possuem uma ótima durabilidade e ainda garantem conforto térmico e acústico.
Decks
Os decks são inteiramente compostos por madeira maciça e são especialmente recomendados para áreas externas, pois apresentam uma durabilidade muito superior e tratamentos antiderrapantes. No entanto, esse tipo de piso exige maiores cuidados com manutenções, que devem ser realizadas, no mínimo, a cada dois anos.
Variedade de pisos é na C&C
Gostou das dicas? Então aproveite para acessar o nosso site e conferir as opções incríveis que estão esperando por você!