Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Pisos cerâmicos: conheça os tipos

Escolher materiais de construção não é fácil, aprenda com a C&C as diferenças entre os pisos cerâmicos e como escolher a melhor opção para a sua casa.

Fazer uma reforma ou construir sua casa envolve a diversão de escolher a decoração, o estresse com os materiais de construção e a dúvida do que escolher ou não. Isso acontece, principalmente, quando encontramos muitos tipos de materiais como é o caso dos pisos cerâmicos, com tantos modelos disponíveis, é normal que role aquela indecisão na hora de escolher, por isso, hoje estamos aqui para te ajudar.

Os pisos cerâmicos são compostos por uma mistura de argila que passa pelo processo de prensagem e são queimados a temperaturas muito elevadas. A cerâmica é um dos materiais mais antigos utilizados, alguns estudos comprovam a presença do material em construções de mais de 10 mil anos. Ela é tão versátil que pode ser usada em pisos, azulejos, pastilhas e etc, em diversos ambientes.

É um item de construção presente na maioria das casas brasileiras, um verdadeiro clássico. Isso porque, é durável, fácil de limpar e por possuir muitos modelos e texturas, se adequa a vários projetos e combina com tudo.

Como escolher o seu piso cerâmico

Saber como escolher o seu piso é um passo primordial, pois é o acabamento da sua obra que dará o toque final. É importante saber suas vantagens e como mantê-lo para que dure ainda mais e componha o seu lar.

 

Antes de mais nada, é preciso esclarecer uma dúvida muito comum: há quem confunda cerâmica com porcelanato e ache que os dois são iguais, mas na realidade não são.

Os dois tipos são modelos de piso frio, mas o processo de fabricação da cerâmica é menos complexo do que o porcelanato, além de possuir diversos estilos e texturas, enquanto o porcelanato é mais uniforme e pode ser mais ou menos brilhoso e, por não ser poroso, sua resistência é maior.

A cerâmica é um dos modelos mais utilizados e mais baratos. Por ser tão universal, encontra-se em muitos tamanhos (20x30, 40x40, 60x60, 80x80, 100x100) e texturas, assim, pode ser instalada em áreas internas e externas, mas é preciso checar sua resistência antes.

Em relação a durabilidade do produto, ela está muito atrelada à sua resistência, por isso o piso cerâmico é classificado por PEI (Porcelain Enamel Institute) que mede a resistência ao desgaste pelo tráfego de pessoas, movimentação de objetos e contato com a sujeira:

  • PEI 1: piso de baixa resistência, recomendado para quartos e banheiros, onde a circulação de pessoas é menor e que utilizam sapatos macios, como o chinelo ou descalças.
  • PEI 2: piso de resistência média, pode ser aplicado em quase todos os cômodos, exceto cozinhas e entradas, que possuem mais fluxo de pessoas.
  • PEI 3: piso de resistência média/alta, ideal para todos os ambientes da casa.
  • PEI 4: piso de alta resistência, pode ser usado em locais com grande tráfego de pessoas.
  • PEI 5: piso de extrema resistência, este modelo pode ser instalado em locais abertos com alto fluxo de pessoas.

Você pode encontrar no mercado nomenclaturas como: antiderrapante, esmaltado e não esmaltado. O piso antiderrapante possui uma superfície rústica, que impede que as pessoas escorreguem, já o segundo é mais brilhoso por receber uma camada de esmalte - que também é protetora - enquanto o não esmaltado por não possuir essa camada, é mais propenso à infiltrações.

Também é importante evitar a escolha de peças muito grandes em ambientes pequenos, assim o piso não precisará ser cortado, correndo o risco de ser mal aproveitado. Outro ponto é a sua abrasão, pense bem no local em que ele será instalado e procure por pisos que não sejam escorregadios, áreas em que tendem a molhar (cozinha, banheiro ou lavanderia) podem gerar sérios acidentes.

Por fim e como dica de ouro, compre uma quantidade reserva para possíveis danos e reparos futuros, o ideal é que seja de 10% a 15% a mais de material.

Vantagens do piso cerâmico

Além de ser um material durável, o piso cerâmico é fácil de manter e limpar, basta varrê-lo e passar um pano úmido com produtos próprios para limpeza ou pode ser lavado com um balde ou mangueira e pronto… Casa limpa na hora.

Por não acumular poeira e não ter proliferação de fungos, é ideal para alérgicos e pessoas com doenças respiratórias.

Outra vantagem é que por ser um piso frio, é ótimo para regiões mais quentes, pois mantém a temperatura da casa mais baixa. E como o Brasil é um país tropical, esta pode ser uma boa escolha, né?

As vantagens do piso cerâmico são inúmeras, então você já sabe qual o tipo de piso escolher. Por isso, na hora de comprar, escolha a C&C e garanta os melhores materiais, com as melhores promoções e condições do mercado. Acesse nosso site e conheça nossos modelos!

Compre na C&C

Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg
Argamassa Colante Cimentcola Interno Cinza 20kg Argamassa Colante Cimentcola Interno Cinza 20kg
Piso Cerâmico Rústico Borda Bold Supergres Bianco 60x60cm Piso Cerâmico Rústico Borda Bold Supergres Bianco 60x60cm
Piso Cerâmico Brilhante Borda Bold Bege 50x50cm Piso Cerâmico Brilhante Borda Bold Bege 50x50cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou