Quando o verão se aproxima com os dias mais quentes é normal desejar ter uma piscina em casa, não é mesmo? Afinal, nada mais prático do que poder tomar um sol e se refrescar no conforto do próprio lar.
Mas para garantir que esses momentos de lazer aconteçam com toda a tranquilidade, diversão e segurança necessárias, é preciso considerar uma série de detalhes.
No post de hoje, vamos apresentar dicas e cuidados para você que tem – ou pretende ter – uma piscina em casa. Confira!
Piscina de fibra de vidro ou alvenaria?
Populares e comumente utilizadas, as piscinas de fibra de vidro e alvenaria são as principais opções para curtir seus momentos de lazer. Veja mais sobre elas:
As piscinas de fibra de vidro geralmente vêm em um formato pronto, feito sob medida e de uma única cor. Aspiradores de partículas são muito utilizados nesse tipo de piscina que, normalmente, pode receber também um aquecedor de água.
Já a piscina de alvenaria é aquela feita de acordo com o formato e tamanho desejado. É a mais comum de ser encontrada em casas de condomínio ou apartamentos e conta com cores diferenciadas; seu acabamento normalmente é feito com azulejos.
Pense no tamanho e profundidade
O tamanho da piscina deve ser definido de acordo com o tamanho do terreno e o espaço disponível, de um jeito que aproveite melhor a área como um todo. Mas a recomendação geral é que haja, no mínimo, 30m² livres para a construção, e que o espaço escolhido fique na área mais alta do terreno, proporcionando uma vista panorâmica e impecável.
O quesito profundidade, por sua vez, é uma escolha extremamente importante e que deve ser feita com cuidado, levando diversos fatores em consideração. Em primeiro lugar, é preciso atribuir uma finalidade para a piscina: ela será usada apenas para o lazer ou para praticar esportes? Será usada apenas por adultos ou por crianças também?
De acordo com esses questionamentos, podemos chegar a alguns padrões de profundidade diferentes. Entre os mais comuns estão:
- Lava-pés: 30 cm;
- Prainha: 50 cm;
- Infantil: 90 cm;
- Família: 120 cm;
- Convencional 150 cm.
Cuidados e manutenção da piscina
Casas que já contam com uma piscina pronta exigem do proprietário uma responsabilidade a mais. É preciso também se atentar aos cuidados com a piscina.
Controle o pH e a alcalinidade da água
A água possui parâmetros químicos, como o pH e a alcalinidade, considerados ideais para que seja utilizável e não danifique o material da piscina.
O pH é um indicador usado para medir a saúde da água da piscina, que pode estar ácida (abaixo de 7), básica (acima de 7) ou neutra (igual a 7). Sendo assim, é indicado que ele permaneça entre 7,2 e 7,6.
Já a alcalinidade consiste na capacidade que a água tem de neutralizar os ácidos fracos, mantendo, dessa forma, o pH estável. A taxa recomendável deve se manter entre 80 e 120 ppm (partes por milhão).
Cheque essas informações pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Verifique os níveis de cloro
O cloro é outro componente importante da água da piscina e também deve ser verificado. Os níveis considerados ideais se encontram entre 1 e 2 ppm.
Para manter o controle sobre essas informações, incluindo o da dica anterior, basta comprar kits com tiras de checagem. O teste deve ser feito em um local longe do filtro.
Tenha os produtos químicos necessários em casa
Cloro e algicidas são dois produtos que você deverá ter sempre em casa. O ideal é que sejam despejados na água da piscina sempre que se verificar necessário fazer uma limpeza. Piscinas que não ficam ao ar livre não necessitam de algicidas.
Filtre a piscina
Depois de finalizar os tratamentos químicos, é hora de realizar a filtragem da piscina. É importante que essa etapa seja executada de acordo com as recomendações do fabricante do filtro.
Atente-se ao bom estado dos materiais e a necessidade de renová-los e, também, não se esqueça de realizar a limpeza dos filtros e de trocar o elemento filtrante, ao menos, uma vez por ano.
Limpe a superfície da água com uma peneira
Folhas, insetos e outras pequenas partículas são trazidas com o vento e até mesmo no corpo de quem entra na água. Sempre que possível limpe a parte superior da água utilizando a peneira, para remover essas sujeiras antes que se depositem no fundo da piscina.
Cubra a piscina com uma capa
Quando a piscina não estiver em uso, não a deixe descoberta. Utilize uma capa plástica para evitar a queda de folhas e outras impurezas. Dessa forma é mais fácil garantir que a água se manterá limpa por mais tempo.
A execução de todas essas etapas, bem como a utilização de produtos e equipamentos com qualidade comprovada, são essenciais para cuidar da piscina de forma eficaz e garantir banhos mais seguros Também é importante contar com um profissional especializado em manutenção de piscinas para auxiliá-lo durante esse processo.
Tem lazer e diversão? Tem C&C!
Agora que você já sabe como garantir uma piscina agradável e segura para sua casa, acesse o site da C&C e confira as soluções que nós temos para você!