Se você deseja renovar a estética do seu ambiente, e busca uma forma de transformá-lo gastando pouco, a pintura com cal proporciona acabamento limpo e uniforme, além de ser econômica.
Confira a seguir dicas gerais sobre como pintar com cal, além de benefícios, materiais necessários e respostas para outras dúvidas que podem surgir durante o processo!
O que é caiação?
Se você ouvir falar de “caiação”, saiba que esse é o nome técnico para o processo de pintura com cal. Na prática, nada mais é do que uma técnica antiga e tradicional que tem sido usada há séculos para garantir acabamento limpo, uniforme e fresco a paredes internas, externas e até mesmo sarjetas.
O processo se tornou popular por ser uma opção extremamente econômica e, o melhor de tudo, ecologicamente correta. Isso porque a cal é um material natural, que não contém substâncias tóxicas.
Portanto, de forma geral, pode-se dizer que a caiação é um tipo de pintura natural que produz um efeito manchado nas paredes, sendo extremamente econômica e fácil de executar. Você vai ver!
A caiação é uma técnica que existe há séculos.
Quais são os benefícios da caiação?
Está com dúvidas não só sobre como fazer pintura de parede com cal, mas se realmente vale a pena investir na caiação? A técnica conta com diversos benefícios, além do baixo custo e da renovação estética. Listamos alguns deles a seguir!
Proteção contra umidade
Por conter propriedades antifúngicas e antimicrobianas, a cal ajuda a prevenir o crescimento de mofo e bactérias. Além disso, ela absorve e libera a umidade, o que contribui para a regulação das paredes.
Durabilidade
Desde que seja feita corretamente, a vida útil da caiação pode ser longa. Para isso, é importante que a superfície esteja devidamente preparada e o processo seja realizado de maneira adequada. Isso ocorre porque o material forma uma camada protetora na área em que é aplicado, colaborando com a resistência e a durabilidade.
Economia de energia
Economizar energia pintando com cal também é possível. A cal tem propriedades refletoras, o que significa que ela projeta a luz solar, o que ameniza o aquecimento excessivo das paredes expostas ao sol.
Assim, garante-se mais conforto térmico no interior dos ambientes. Como resultado, a caiação auxilia na redução do consumo de energia, dispensando o uso constante dos sistemas de resfriamento.
Facilidade de aplicação
Praticidade e caiação são sinônimos. Relativamente simples de ser aplicada, especialmente se comparada a outros tipos de revestimentos, a técnica pode ser realizada por pessoas sem experiência em pintura, assim como por profissionais.
A caiação pode ser aplicada com facilidade, independentemente de mão de obra profissional.
Processo de caiação: como fazer?
Antes de começar a caiação, é preciso verificar se você possui ou não os itens necessários que vão facilitar o processo de usar cal para pintar parede. São eles:
Depois de verificar a disponibilidade de cada um dos materiais acima e adquirir aqueles que você não possui, a próxima etapa é descobrir, na prática, como pintar parede com cal. Confira o passo a passo abaixo!
1. Adeque a superfície
Assim como ocorre durante a pintura com tinta, preparar a superfície a ser colorida é indispensável. Para isso, certifique-se de que ela esteja limpa e livre de poeira, manchas de gordura, teias de aranha, mofo ou qualquer outro tipo de sujeira. Utilize escova, vassoura ou pano úmido para higienizar a área.
Também é preciso remover pintura descascando, papel de parede solto ou qualquer outro revestimento antigo. A tinta descascada pode ser raspada, enquanto que você pode utilizar um removedor de papel de parede para retirar o item e alisar a superfície.
Na sequência, faça os reparos necessários, como preencher rachaduras, fissuras ou buracos. Utilize massa corrida para esconder as imperfeições.
Lembre-se, ainda, de lixar essas regiões para nivelá-las com a superfície, remover irregularidades, suavizar a textura e garantir uma aderência adequada da caiação.
2. Proteja áreas adjacentes
Cubra e proteja com lonas ou fita adesiva as regiões que não serão pintadas com cal, como pisos, móveis e rodapés. Isso ajudará a evitar respingos indesejados e facilitará a limpeza ao final do processo.
3. Aplique o selador, se necessário
Em determinados casos, é recomendável aplicar selador antes da caiação para ajudar na absorção da cal e garantir um resultado uniforme, especialmente no caso de superfícies porosas ou que tenham sido reparadas recentemente.
Portanto, avalie as condições da superfície que você irá pintar para definir se a aplicação do selador realmente é necessária ou não.
Não se esqueça de proteger as áreas que não serão pintadas com lonas ou fitas adesivas.
4. Prepare a cal
O próximo passo é entender como preparar cal para pintura. Para isso, despeje a cal em um recipiente e acrescente a quantidade ideal de água aos poucos, misturando até obter uma consistência homogênea e cremosa.
A respeito da proporção correta de cal e água, geralmente, o próprio fabricante traz as recomendações. No entanto, como via de regra, utiliza-se uma parte de cal para três partes de água. Portanto, a mistura de 1 kg de cal industrializada deve ser feita com 3 litros de água; de 2 kg, com 6 litros de água, e assim por diante.
5. Umedeça a parede
Outra etapa importante na hora de entender como usar cal para pintura é umedecer a parede que será pintada com água limpa. Essa estratégia ajuda a melhorar a aderência da cal e facilita a aplicação.
6. Inicie a aplicação da cal
Você pode utilizar um pincel largo ou até mesmo um rolo de pintura para espalhar a cal sobre a parede. Uma dica é trabalhar em pequenas áreas de cada vez, aplicando a cal em movimentos horizontais ou verticais para garantir uma cobertura uniforme
7. Aguarde a secagem da 1ª demão
Depois de aplicar a primeira demão de cal, é necessário aguardar cerca de 24 horas para que ela seque completamente e você possa, então, aplicar a segunda demão.
8. Aplique a 2ª demão
Passadas 24 horas da aplicação e secagem da primeira demão, aplique uma segunda demão repetindo o mesmo processo inicial. E para um acabamento mais liso, passe uma desempenadeira de plástico na última demão ainda úmida, suavizando a superfície.
Vale ressaltar que a cal tem a tendência de clarear um pouco à medida que seca. Portanto, se você estiver buscando uma coloração mais intensa, é recomendado aplicar uma terceira demão. Da mesma forma, ela também pode escurecer com o tempo devido à exposição à luz solar.
Aplique a 2ª demão após a secagem da 1ª e, se necessário, aplique a 3ª. Aguarde um período de 24 horas entre uma demão e outra.
Além do branco
Se engana quem pensa que a pintura com cal pode ser feita apenas na tonalidade branca. É possível pigmentá-la e obter outras cores. Mas como colorir cal de pintura? Basta comprar pigmentos específicos para cal. Eles estão disponíveis no mercado e podem ser misturados à cal antes da aplicação.
Duração da caiação
E se você está se perguntando quanto tempo dura uma caiação, isso depende de vários fatores, entre eles a preparação adequada da superfície, a qualidade dos materiais utilizados, a exposição às intempéries do clima, como sol e chuva, e o cuidado dado à parede após a caiação.
Contudo, uma caiação bem-feita pode durar vários anos, ainda que, por ser um revestimento poroso, a cal esteja suscetível a desgaste ao longo do tempo. Nesses casos, é possível fazer retoques ou uma nova caiação.
Limpeza e manutenção da caiação
Uma forma de prolongar a pintura com cal é fazer a limpeza e a manutenção regular. Remova a poeira, a sujeira e as manchas superficiais que podem surgir ao longo do tempo. Para isso, utilize um pano macio ou uma esponja suave umedecidos com água e evite, sempre, o uso de produtos de limpeza agressivos.
No caso de manchas ou sujeiras mais difíceis de remover, tente utilizar uma solução de água com sabão neutro ou detergente suave.
Já se o problema for mofo ou bolor na parede caiada, remova-os utilizando uma solução de água com alvejante (hipoclorito de sódio) em proporção adequada. Basta deixar a solução agir por alguns minutos, esfregar suavemente com uma escova e, por fim, enxaguar bem com água limpa.
Outra forma de prolongar a vida útil da parede caiada é evitar a lavagem sob pressão, que pode danificar a camada de cal e causar descascamento ou desgaste prematuro.
Viu só como a caiação é uma técnica simples, econômica e sustentável, capaz de dar um aspecto renovado às paredes? Desde que você siga os devidos cuidados na preparação da superfície e na aplicação da cal, os resultados serão surpreendentes.
Aproveite para encontrar os materiais ideais para pintar com cal no e-commerce da C&C. É só clicar no banner abaixo!