Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Passo a passo para trocar o chuveiro

Aprenda a trocar o chuveiro de forma simples e segura
  Passo a passo para trocar o chuveiro

Seu chuveiro queimou e você precisa trocá-lo o mais rápido possível? Ou quer apenas trocar por um modelo mais novo, sem gastar com encanador ou eletricista? Seja qual for a situação, fique tranquilo! Trocar o chuveiro não é tão trabalhoso quanto aparenta ser.

No post de hoje, mostraremos que você mesmo pode trocar o aparelho de forma prática e segura. Afinal, ninguém merece ficar dependendo de técnicos para resolver coisas simples, não é mesmo? Confira!

1. Escolha o chuveiro ideal

A hora do banho é um dos momentos mais esperados e prazerosos do dia. Portanto, na hora de escolher um chuveiro novo, é preciso pensar muito além do valor do aparelho.

Leve em consideração a vazão e a pressão da água, a qualidade do material e o tamanho do seu box. Considere também, o gasto de energia do chuveiro, dessa forma você pode optar por um modelo que traga mais economia a longo prazo e que suprirá todas as suas necessidades.

Tipos de chuveiro

Atualmente há diversos modelos de chuveiros que funcionam de maneiras diferentes. Para escolher o melhor para você, é preciso conhecer um pouco sobre cada um e quais são as suas diferenças.

Chuveiro elétrico: o chuveiro elétrico é o modelo mais comum e também o mais utilizado. Ele possui controle de temperatura e é muito funcional. Uma de suas grandes vantagens — além do preço — é que ele é muito fácil de instalar; se tornando a melhor opção em relação à custo-benefício.

Chuveiro a gás: o chuveiro a gás possui uma vida útil maior em comparação com o elétrico e, diferente deste, não depende de energia elétrica para esquentar a água. Porém, é necessário instalar um aquecedor a gás, que será responsável por deixar seu banho mais quentinho e com uma temperatura mais agradável.

Chuveiro pressurizado: o chuveiro pressurizado é desenvolvido para aumentar a pressão da água, por isso, é o modelo mais indicado para residências que não possuem uma pressão da água muito boa, ou para casas térreas, em que a caixa d’água fica muito próxima ao chuveiro.

Como é o modelo que consome mais energia — afinal, quanto maior for a pressão da água, mais consumirá energia elétrica — não é recomendado para casas em que não há necessidade de aumentar a pressão da água.

Chuveiro eletrônico: o chuveiro eletrônico é uma versão mais moderna e aperfeiçoada do chuveiro elétrico. Ele permite regular a temperatura da água gradualmente e sem precisar desligar o aparelho. Também possibilita uma economia de energia maior em comparação com o elétrico.

Chuveiro híbrido: o chuveiro híbrido funciona de forma muito semelhante ao elétrico, porém, quando a água atinge a temperatura desejada, a resistência é desligada e o aquecimento passa a ser feito por meio de energia solar ou a gás.

Por utilizar energia renovável, ele apresenta uma economia 40% maior que os demais modelos.

São diversos modelos e opções, basta escolher e garantir o seu. Veja a seguir como instalar o seu chuveiro.

2. Materiais necessários para a instalação

Separe os materiais que você precisará e deixe em um local acessível. São eles: chave de fenda, fita veda rosca e fita isolante.

3. Desligue a energia e o registro

Antes de começar, é preciso desligar o disjuntor do banheiro — esse é um dos passos mais importante para evitar acidentes envolvendo choque elétrico. A água também deverá ser cortada para realizar esse procedimento, portanto, feche o registro.

4. Retire o chuveiro antigo

Remova as fitas isolantes do chuveiro e, com a chave de fenda, desconecte os fios que ligam à rede elétrica (são três fios, sendo que apenas dois são ligados à rede elétrica e o outro é o fio terra, ele é verde e serve, basicamente, para evitar choques).

Remova o antigo chuveiro do cano com muito cuidado para evitar que o cano se quebre ou que o aparelho caia no chão.

5. Vede o cano

Vede o cano com a fita veda rosca para evitar possíveis vazamentos. Dê oito voltas em sentido horário nas extremidades do cano.

6. Instale o chuveiro novo

Com a chave de fenda, prenda os novos fios no conector e confira se estão bem apertados para não correr o risco de derreterem. Atente-se para que cada um seja instalado no seu devido lugar.

Use a fita isolante para vedar todas as conexões e depois é só colocar o chuveiro novo.

7. Finalizações

Depois de instalar o chuveiro, a primeira coisa que você deve fazer é abrir o registro e deixar a água correr por alguns minutos para certificar-se de que não há nenhum vazamento.

Se ocorrer tudo bem, é só religar a chave geral e aproveitar ao máximo o seu chuveiro novinho!

Agora que você já sabe que instalar um chuveiro não é nenhum bicho de sete cabeças, acesse a nossa categoria de duchas e chuveiros e escolha o melhor modelo para você.

Compre na C&C

Chuveiro Elétrico 7800w 220v Acqua Duo Ultra Preto E Cromado Chuveiro Elétrico 7800w 220v Acqua Duo Ultra Preto E Cromado
Fita Isolante Uso Geral 18mm com 20 Metros Preta Fita Isolante Uso Geral 18mm com 20 Metros Preta
Chuveiro Elétrico Polo Hybrid 7700w 220v Branco Chuveiro Elétrico Polo Hybrid 7700w 220v Branco
Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças
Chuveiro Elétrico 6800w 220v Fit Branco Chuveiro Elétrico 6800w 220v Fit Branco
Fita Veda Rosca 18mm com 50 Metros Branca Fita Veda Rosca 18mm com 50 Metros Branca
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou