Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Veja como instalar chuveiro elétrico de forma prática

Aprenda a instalar o chuveiro elétrico de forma simples e segura


Você sabe como instalar chuveiro elétrico? Ainda que alguns detalhes possam variar de modelo a modelo — por isso, é importante sempre se atentar às recomendações do fabricante —, confira a seguir dicas gerais para uma instalação perfeita e prática.


Verifique a compatibilidade

Antes de começar a descobrir todos os detalhes de como fazer instalação de chuveiro elétrico, é importante verificar qual a tensão e se o seu sistema elétrico suporta a potência do aparelho.

O disjuntor e a fiação dependem de dois fatores: tensão e potência do produto. Em algumas regiões do Brasil, os domicílios são servidos por tensões de 127V e 220V. Já em outras, recebe-se apenas 127V ou 220V. Uma curiosidade é que, por motivos históricos, a tensão de 127V é também chamada de 110V.

como instalar chuveiro elétrico
A tensão 127V também é conhecida como 110V.

Por isso, antes de comprar um chuveiro elétrico, certifique-se de que a fiação e o disjuntor são suficientemente adequados para a potência do modelo que você pretende instalar.

A tabela de disjuntores para chuveiro a seguir apresenta as especificações técnicas para os diferentes modelos de duchas e chuveiros.
 

Tensão Potência Fiação (mm²) Disjuntor (A)
127 V 2500 W 4 25
127 V 3200 W 4 30
127 V 4000 W 6 40
127 V 4500 W 6 40
127 V 4700 W 6 40
127 V 5500 W 10 50
220 V 2500 W 2.5 15
220 V 3200 W 2.5 20
220 V 4000 W 4 25
220 V 4500 W 4 25
220 V 4700 W 4 25
220 V 5500 W 4 30
220 V 6000 W 4 30
220 V 6800 W 6 35
220 V 7500 W 6 40

Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.
 


Desligue a energia

Depois de analisar se a fiação e o disjuntor são suficientemente adequados para a potência do chuveiro que será instalado, dirija-se até o disjuntor geral da sua residência, desligue o circuito correspondente ao banheiro ou à área onde o chuveiro será instalado.

Isso garantirá a sua segurança durante todo o processo, eliminando o risco de choques ou até mesmo de descarga elétrica. Essa dica também vale para qualquer outro trabalho relacionado à eletricidade que você pretenda realizar em casa!

como instalar chuveiro elétrico
Escolha o disjuntor conforme a potência do chuveiro e a tensão da sua rede elétrica.


Tenha em mãos os itens corretos

Alguns materiais são indispensáveis durante a instalação de um chuveiro ou ducha. Alguns deles são:

  • Chave de fenda: utilizada para soltar e apertar parafusos e conexões;
  • Alicate de corte: serve para cortar fios elétricos, caso seja necessário ajustá-los;
  • Alicate de bico: utilizado para segurar e manipular fios e conexões durante a instalação;
  • Chave ajustável/chave inglesa: é uma ferramenta versátil que pode ser ajustada para diferentes tamanhos de porcas e parafusos;
  • Fita isolante: usada para isolar e proteger as conexões elétricas;
  • Fita veda-rosca: aplicada nas roscas dos canos para garantir uma vedação adequada e evitar vazamentos de água;
  • Chave grifo ou alicate de pressão: ajudam a soltar e apertar conexões de canos de água, caso seja preciso ajustar ou substituí-las;
  • Multímetro (opcional): caso você tenha conhecimentos elétricos avançados, um multímetro pode ser útil para realizar testes e medições elétricas durante a instalação.


Prepare a fiação

Com as ferramentas certas por perto, é hora de dar o start na instalação. Comece retirando a capa do fio de alimentação para expor os fios internos.

Em geral, são três fios: um fio terra (geralmente verde ou verde-amarelo), um fio neutro (geralmente azul) e um fio fase (geralmente preto ou vermelho). Contudo, caso as cores sejam diferentes, é importante entrar em contato com a pessoa responsável pela instalação elétrica do ambiente para que não haja nenhum erro.

como instalar chuveiro elétrico
Você pode utilizar um multímetro para verificar a tensão da sua rede elétrica.


Verifique o ponto de instalação

O próximo passo é verificar se o ponto de instalação do chuveiro está adequado. Normalmente, é necessário um cano de água fria e um cano de água quente (se o chuveiro tiver essa opção). Além disso, certifique-se de que eles estejam limpos e em boas condições.


Conecte a fiação

Comece a conexão ligando os fios do chuveiro aos fios da sua rede elétrica. Fio terra com fio terra, fio neutro com fio neutro e, por fim, fio fase com fio fase.

Para criar essas conexões, utilize conectores próprios para cada tipo de ligação e aperte bem os parafusos para garantir uma conexão segura.

Uma das opções mais recomendadas é o conector de emenda, também conhecido como conector de derivação. Simples, ele tem forma de tubo e possibilita a união de dois fios, que são inseridos em cada uma das extremidades do conector e que, quando apertados, possibilitam uma conexão elétrica.

como instalar chuveiro elétrico
Realize as conexões corretas a fim de evitar acidentes.


Instale a haste de fixação

Após conectar a fiação, chegou o momento de aplicar a haste de fixação do chuveiro na parede. Nessa etapa, vale se atentar às recomendações do fabricante para garantir que ela fique bem nivelada e, é claro, presa.


Conecte os canos de água

Na sequência, é hora de conectar os canos de água fria e os de água quente ao chuveiro. A fita veda-rosca é essencial nessa fase para garantir uma vedação adequada e evitar possíveis vazamentos de água.


Fixe o chuveiro na haste

Com os canos bem conectados e vedados, encaixe o chuveiro na haste de fixação e verifique se ele está bem preso para que toda a sua dedicação em aprender como instalar um chuveiro elétrico não seja em vão.


Verifique as conexões

Após a instalação, verifique todas as conexões elétricas e de água para garantir que estejam corretas e bem apertadas. Certifique-se de que não há nenhum vazamento aparente.


Teste o chuveiro

Por fim, vá até o disjuntor geral da sua casa e ligue o circuito correspondente ao banheiro ou à área onde o chuveiro foi instalado.

Abra também o registro de água e teste o chuveiro para garantir que esteja funcionando corretamente. Verifique se a água está esquentando, se o fluxo está adequado e se não há vazamentos.

como instalar chuveiro elétrico
Os padrões de tensão nos Estados e municípios brasileiros se diferem entre 110V e 220V.


Agora que você já sabe como se instala um chuveiro elétrico, encontre os materiais ideais para essa tarefa no e-commerce da C&C! Mas lembre-se: caso não se sinta confiante, procure sempre a orientação de profissionais especializados para realizar o serviço.
 

Compre na C&C

Chuveiro Elétrico Acqua Duo Ultra 7800w 220v Preto E Cromado Chuveiro Elétrico Acqua Duo Ultra 7800w 220v Preto E Cromado
Fita Isolante Uso Geral 18mm com 20 Metros Preta Fita Isolante Uso Geral 18mm com 20 Metros Preta
Chuveiro Elétrico Polo Hybrid 7700w 220v Branco Chuveiro Elétrico Polo Hybrid 7700w 220v Branco
Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças
Fita Veda Rosca 18mm com 50 Metros Branca Fita Veda Rosca 18mm com 50 Metros Branca
+ ver mais produtos