Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Passo a passo para aplicar papel de parede

Conheça os principais tipos de papéis de parede e saiba como aplicá-los corretamente
  Passo a passo para aplicar papel de parede

Se você está pensando em renovar o visual da sua casa de maneira simples, rápida e econômica, recorrer ao papel de parede pode ser uma ótima opção.

Isso porque, além de oferecer facilidade e rapidez na sua aplicação, essa técnica também não necessita de obras para ser executada, não causa sujeiras e não deixa odores pela casa — já que o papel é aplicado com uma cola a base de água.

Muito versáteis, os papéis de parede podem ser encontrados em uma infinidade de materiais, texturas, cores e estampas, que podem adaptar-se facilmente aos mais diversos estilos de decoração, e podem ser substituídos com uma facilidade maior ainda, sempre que você desejar.

E engana-se quem pensa que para aderir esse recurso é necessário recorrer aos serviços de um profissional especializado. Com os materiais adequados e as dicas certas, é possível que você mesmo realize a aplicação.

A aplicação correta do papel de parede é fundamental para garantir a sua durabilidade — que pode chegar até 20 anos, dependendo da sua composição. Por isso, confira as dicas da C&C e saiba como aplicá-lo corretamente.

Tipos de papel de parede

Tradicional

O papel de parede tradicional tem a celulose como principal componente, ou seja, ele é, de fato, feito de papel e por isso recebe esse nome.

São mais ecológicos e permitem que as paredes respirem. No entanto, também são mais frágeis e, por isso, necessitam de alguns cuidados em sua aplicação.

Evite utilizá-los em banheiros, lavanderias e outros ambientes que possam sofrer com a umidade.

A limpeza desse papel pode ser feita com a ajuda de um aspirador de pó e, no máximo, um pano levemente umedecido.

Vinílico

Os papéis de parede vinílicos são ideais para ambientes que sofrem o excesso de umidade e grande incidência do sol. Isso porque, eles recebem uma camada de plástico em sua superfície, que garantem maior resistência e durabilidade.

Além disso, esse papel também permite lavagens, proporcionando uma higienização mais completa. Para lavá-lo, utilize uma mistura de água com detergente neutro e passe com um pano macio ou uma esponja.

Texturizado

Se você pretende ousar no visual, o papéis de parede texturizado, ou em relevo, é a opção perfeita. Suas texturas podem variar desde impressões inspiradas em tecidos delicados e suaves até figuras geométricas mais dramáticas e marcadas.

Sofisticado e elegante, esse tipo de papel é muito indicado para esconder pequenas imperfeições da parede, como ranhuras ou arranhões.

No entanto, por ser um pouco mais duro que os demais, é necessário dobrar os cuidados durante a sua aplicação.

Tecidos

O papel de parede têxtil é feito a partir de tecidos como algodão, seda, linho, feltro e entre outros.

Esse tipo de papel é perfeito para criar uma sensação de aconchego e bem-estar, além de proporcionar maior conforto térmico e, por isso, é a opção mais indicada para quartos.

Por outro lado, são mais difíceis de aplicar na parede e possuem um preço mais elevado que os demais.

Autocolantes ou com cola?

Os papéis autocolantes funcionam como uma espécie de dupla face, ou seja, eles vêm com um adesivo autocolante e dispensam o uso de cola para aderirem a parede.

É um dos papéis mais fáceis de serem aplicados e, por isso, são extremamente recomendados para quem não possui tanta prática na aplicação.

Já os papéis que exigem o uso de cola podem ser mais difíceis de aplicar, sendo recomendado para quem já possui uma certa prática com o serviço.

Além disso, a cola e o papel são vendidos separadamente, portanto, você terá um gasto a mais se optar por essa opção.

Materiais necessários para a aplicação

Alguns materiais são necessários na hora de aplicar o produto, pois eles garantem maior fixação e melhor resultado do serviço.

Confira a nossa lista abaixo:

Como aplicar o papel de parede?

Com os materiais em mãos, é hora de começar a instalação. Para te ajudar nesse processo, nós preparamos um passo a passo com dicas que vão te ajudar a aplicar o papel de parede da maneira mais prática e adequada. Confira!

1. Limpe e prepare a parede

A primeira coisa que você deve fazer, é se certificar de que a parede não possui nenhum furo, rachadura, desníveis ou manchas de mofo. Caso você perceba a presença de alguma dessas características, é necessário corrigi-las para, só então, começar a aplicação.

Feito isso, o próximo passo é fazer a limpeza do local em que o papel será aplicado.

Qualquer sujeira ou excesso de poeira que permanecer poderão contribuir para que o papel descole mais rápido. Por isso, utilizando um pano úmido, retire todo o pó que possa estar no local, até certificar-se de que a parede está completamente limpa.

2. Meça a parede

Com uma trena, meça a área em que o papel será aplicado e anote tanto a altura, quanto a largura das paredes. Esse cuidado é importante para garantir que a quantidade de papel será suficiente.

Além disso, se houverem janelas, tomadas e interruptores na parede, também é necessário marcar o local e as medidas exatas, a fim de facilitar os recortes dessas áreas.

3. Corte o papel de parede

Com uma tesoura, corte a altura necessária de acordo com a metragem da parede.

Se o papel de parede não possuir estampas, deixe uma sobra de 5 cm na parte superior e 5 cm na inferior — ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.

No caso de papéis de parede estampados, o ideal é fazer com que as estampas se encaixem. Por isso, a dica é calcular 10% a mais do valor da altura.

4. Passe a cola no papel de parede

Misture a cola em pó com a água em um recipiente — de acordo com as recomendações do fabricante — e, em seguida, com o auxílio de um pincel ou rolo de pintura, espalhe a cola por todo o papel, do centro para as bordas.

Dobre o papel juntando as pontas — deixando cola com cola — e aguarde cerca de 2 minutos. Feito isso, repita esse procedimento mais uma vez e, então, aplique o papel imediatamente na parede.

Se você optou por um papel de parede autocolante, pode pular essa etapa.

5. Aplique o papel na parede

Para facilitar esse processo, é recomendável iniciar a aplicação pelo teto — ou seja, de cima para baixo — por isso, prepare-se para subir na escada.

Ajuste o papel na parede — respeitando as sobras de 5 cm em cada canto — e, como auxílio de um pano seco ou da mão, vá alisando o papel para eliminar possíveis bolhas de ar até chegar na parte inferior.

Se restarem algumas bolhas menores, não se preocupe! São apenas excessos de cola, que irão secar naturalmente em 2 ou 3 dias.

6. Corte as sobras

Para cortar as sobras, encoste a espátula em cima do local de corte e passe o estilete delicadamente e sem pressa, garantindo, assim, um corte mais preciso e uniforme.

Tomadas e interruptores

Se você não fez o recorte das tomadas e interruptores antes de passar a cola, será necessário fazer isso no momento da aplicação.

Por isso, enquanto estiver colando o papel, recorte a área necessária com o auxílio de um estilete e ajeite o papel em volta.

Limpe as emendas

Para finalizar a aplicação, passe uma esponja umedecida sobre as emendas dos papéis — fazendo movimentos suaves — a fim de remover qualquer resquício de cola que possa ter permanecido.

Agora que você já sabe como aplicar o papel de parede, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

Compre na C&C

Papel de Parede Decor Moderno Texturizado Bege E Areia 0.53x10m Papel de Parede Decor Moderno Texturizado Bege E Areia 0.53x10m
Espátula em Plástico 7cm Amarela Espátula em Plástico 7cm Amarela
Papel de Parede Vinílico D182930 Damasco 53cm com 10 Metros Papel de Parede Vinílico D182930 Damasco 53cm com 10 Metros
Cola em Pó para Papel de Parede Veluart 50gramas Cola em Pó para Papel de Parede Veluart 50gramas
Trena de Bolso Série Ts 5m - 16 Trena de Bolso Série Ts 5m - 16'
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou