Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Os tipos de ferragens para sua obra

Conheça os tipos de ferragens utilizados nas construções civis.
  Os tipos de ferragens para sua obra

As ferragens possuem um papel importante nas etapas de uma construção civil. Portanto, entender um pouco mais sobre os tipos e indicações de cada uma delas é extremamente útil para economia e utilização correta dos tipos de aços.

Devido à essa variedade, a indústria deste segmento evoluiu na produção dos materiais. Hoje já encontramos aços prontos para a construção e edificação das obras, assim serviços como o corte e a dobra das armações já não se fazem necessários — o que garante a otimização do tempo e a economia do serviço.

Para que você conheça um pouco mais sobre os tipos de ferragens para sua obra, a C&C trouxe algumas informações importantes. Confira!

A principal especificação das ferragens: a resistência

Em uma gama tão grande de tipos de aços e ferragens, identificar a correta para a sua construção é primordial para que tudo ocorra dentro do esperado.

A principal especificação de uma ferragem está relacionada ao seu grau de resistência. Essa variação de uma para a outra acontece de acordo com sua composição química. Dentro disso, temos três classificações principais:

  • Aço CA 50: esse é o aço mais utilizado nas construções civis. Possui diâmetros variados e uma superfície nervurada, além da resistência característica de tensão de escoamento de 500 MPa.
  • Aço CA 25: com resistência de 250 MPa, o aço CA 25 já é mais utilizado em barras de transferência. Apresenta diâmetros entre 6.3 mm a 40.0 mm e uma superfície lisa.
  • Aço CA 60: por fim, esse aço é bastante utilizado em estruturas pré-moldadas. Sua resistência é de 600 MPa, com bitolas de 4.2 mm a 9.5 mm e a superfície lisa.

Quais são os tipos de aços mais utilizados?

Como mencionamos, a indústria do aço se aperfeiçoou na produção de diversos tipos de aços. Veja os mais utilizados:

Vergalhões

Os vergalhões são as barras de aço mais versáteis para as construções civis. Eles podem ser utilizados na armação de todos os componentes de uma obra, desde pilares às estruturas de contenção, sendo os responsáveis pela armação da coluna.

Devido à multifuncionalidade desse tipo de aço, as variações de espessura dos vergalhões chegam até a 40mm. Para identificar qual é a específica para sua obra, o ideal é consultar um especialista.

 

Arames

O arame é um dos materiais mais simples dentre os tipos de aços existentes, no entanto também é fundamental para as construções civis. Como ele é produzido com baixo teor de carbono, apresenta enorme maleabilidade, sendo amplamente utilizado na montagem e fixação de armaduras.

Além disso, os arames podem ser empregues em diversas estruturas de concreto armado, já que são facilmente moldados conforme a necessidade apresentada.

Telas nervuradas

Diversamente utilizadas, assim como os vergalhões, as telas nervuradas são fios de aço soldados que formam uma malha quadrada ou retangular, vendidas ou em painéis, ou em rolos.

Existem diversos tipos de telas nervuradas, variando entre diâmetro e espaçamento dos fios. Por essa versatilidade, para cada tipo de utilização pode-se escolher um tipo de malha.

São indicadas para a armação de lajes, pisos e piscinas de concreto armado, radiers, tanques e inúmeras outras opções.

A compra dos aços de construção

Agora que você já entende um pouquinho mais sobre as especificações dos tipos de aços para construção civil, surge a segunda dúvida: como fazer a compra correta e mais econômica para a obra?

O primeiro passo é ter um projeto muito bem elaborado de todas as etapas da construção. Assim, o engenheiro responsável pela parte estrutural da obra pode identificar os materiais necessários, garantindo economia e agilidade no processo.

No processo de compra, garanta que os materiais serão entregues o mais próximo possível à sua utilização, a fim de evitar que eles fiquem parados e surjam ferrugens nesse meio tempo.

A ferrugem ocorre quando há contato do aço com a umidade, indicando o início de um processo de corrosão. Isso pode danificar seriamente a estrutura da construção como um todo.

Então, o melhor é evitar, mas caso haja algum imprevisto no percurso, informe-se com o responsável pela obra sobre as melhores formas de armazenamento dos aços.

Aços para construção? Conte com a C&C!

Um material tão simples e, em sua grande maioria, imperceptível aos nossos olhos não parece ter tantas especificações, não é mesmo?! Entender um pouquinho mais sobre aços para construção é importante para garantir qualidade e economia em sua obra.

E falando em qualidade e economia, você já sabe que pode contar com a C&C, né?! Confira nossa seção de materiais de construção e aproveite!

Compre na C&C

Arame Galvanizado Rolo com 90m Fio 18bwg Arame Galvanizado Rolo com 90m Fio 18bwg
Tirante Arame 10 com Elo 0,5 Metro Tirante Arame 10 com Elo 0,5 Metro
Arame Multiuso Rolo com 25m Ref. 26bwg Arame Multiuso Rolo com 25m Ref. 26bwg

Produtos que você visitou