A preservação ambiental é uma das maiores preocupações da atualidade, logo, deve ser aplicada em todas as áreas, o que inclui a arquitetura e decoração.
Dentro desse ramo, um dos setores que causam grande impacto ambiental é, sem sombra de dúvidas, a construção civil. Por essa razão, cada vez mais surge a necessidade de adotar soluções sustentáveis para que esse impacto seja menos negativo.
Atualmente, o mercado oferece diversas opções de produtos sustentáveis que são capazes de reduzir os danos ambientais, o desperdício e, também, as suas contas no final do mês.
No post de hoje, preparamos uma lista incrível com materiais sustentáveis para você utilizar na sua obra. Confira!
Tijolo ecológico
Ao contrário dos tijolos tradicionais, que são queimados em fornos e geram gases poluentes, os ecotijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica, dando vida a um material ecologicamente correto, muito resistente e que ainda apresenta conforto térmico e acústico.
Telha ecológica
As telhas ecológicas podem ser produzidas a partir de resíduos de fibras naturais, como madeira, sisal e coco, ou através do reaproveitamento de materiais reciclados, como papel e garrafas PET.
Por utilizar materiais que seriam descartados como matéria-prima, as telhas ecológicas estimulam a reciclagem e contribuem com a diminuição da produção de lixo.
Além disso, as telhas ecológicas também não possuem qualquer vestígio de amianto – substância altamente tóxica – em sua composição.
Tintas ecológicas
A diferença entre as tintas ecológicas e as comuns está, basicamente, na sua composição. As ecológicas são feitas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo.
Podemos encontrar 3 tipos comuns: minerais, vegetais e animais. Geralmente, são livres Compostos Orgânicos Voláteis, eliminando o impacto negativo na qualidade do ar e não agredindo a camada de ozônio.
Por serem naturais, elas são uma ótima opção para pessoas que sofrem com alergias e também são recomendadas para quartos de crianças.
Argila e fibras
Para as paredes, existe ainda o revestimento ecológico à base de argila e fibras vegetais. Além de garantir um visual interessante a decoração, a aplicação de uma camada espessa da fibra também contribui para a melhora do conforto térmico interno.
Madeira de demolição
Como o próprio nome diz, esse revestimento vem da demolição de algumas construções, como casas, galpões ou até edifícios, podendo ter sido retirado de vigas e assoalhos.
Esse material está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor, já que muitas dessas madeiras são nobres e, ao invés de serem extraídas do meio ambiente, são reutilizadas e ganham novas funcionalidades sem causar mais danos ao ecossistema.
Energia solar
O uso de painéis solares no telhado permitem o aproveitamento da energia solar para gerar eletricidade de maneira limpa, alternativa, renovável e, o melhor de tudo: gratuita.
Essa energia pode ser utilizada para iluminar a residência, além de aquecer a água de chuveiros, torneiras e até piscinas.
Descarga com acionamento duplo
A válvula de descarga ecológica também é outra solução muito eficiente no que diz respeito à redução do consumo de água. Ela possui dois fluxos: um que libera três litros de água para dejetos líquidos e outro que libera seis litros para dejetos sólidos. Essa tecnologia proporciona uma economia de 30% de água por ciclo de descarga.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são um pouco mais caras que as demais, mas, em compensação, elas apresentam maior custo-benefício a longo prazo, já que possuem vida útil cerca de 40 vezes maior que uma lâmpada comum e reduzem o consumo de energia até 80%.
Obra sustentável é na C&C!
Agora que você já sabe como trazer mais sustentabilidade para a reforma ou construção da sua casa, não deixe de acessar o site da C&C conferir as soluções que nós temos para você!