Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Meio Ambiente: como fazer uma reforma mais sustentável

Reformar sua casa também pode ser uma maneira de fazer escolhas mais sustentáveis.
Lâmpada com árvore

Não é de hoje que ouvimos falar sobre o aquecimento global, aberturas na camada de ozônio e os derretimentos das calotas polares, não é mesmo? Inúmeras pesquisas nos alertam a todo momento quanto ao nosso dever de consumir os recursos naturais com maior consciência a fim de preservar o meio ambiente.

Embora não seja muito discutida, a reforma ou construção de sua casa é uma ótima oportunidade para fazer escolhas mais sustentáveis.

O uso de materiais com indicação sustentável não só melhora a qualidade do seu lar, como também proporciona uma vida mais saudável e também valoriza comercialmente seu imóvel.

Optar por um projeto mais sustentável, além de respeitar o meio ambiente, também é uma ótima oportunidade para economizar nas contas. Pensando em tudo isso, preparamos algumas dicas práticas e funcionais para que sua reforma seja ecologicamente correta. Confira!

Dicas práticas para que sua reforma seja sustentável

Você sabia que um imóvel que foi projetado para ser sustentável chega a ser 30% mais econômico? E que ele pode valorizar entre 10 e 30% a mais no momento da venda? Além de, claro, respeitar o meio ambiente e reduzir os impactos negativos causados no planeta.

Veja agora maneiras de tornar sua obra mais ecológica!

Posicione os ambientes

Primeiro de tudo, antes mesmo de começar a levantar as paredes, lembre-se de respeitar quem veio primeiro: ou seja, a casa é que deve estar de acordo com a natureza — e não o contrário. Outro ponto muito importante é a disposição dos cômodos em uma residência. Isso pode facilitar o conforto dos moradores e reduzir tanto os impactos ambientais como o valor da conta de luz.

O projeto deve levar em conta a ventilação, iluminação interna, além dos pontos cardeais. Mas como assim? Por exemplo: em climas frios, o ideal é abrir a face norte para ambientes de maior permanência, como quartos e salas, uma vez que a entrada da luz do sol é maior.

Já na parte sul, o indicado é construir garagens e despensas, enquanto o lado oeste é ideal para o plantio de hortas e árvores, além da construção de áreas de baixa permanência, como banheiros e áreas de serviço.

Árvores e hortas domésticas

mulher com vaso de flores na mão

Separar um cantinho para a natureza, tanto na reforma como na construção, não só vai melhorar a qualidade de vida do moradores como também vai colaborar com o meio ambiente de forma geral. O ideal é apostar nas espécies nativas e não cortar aquelas que já estão no terreno.

No caso das hortas domésticas, estas devem ser tratadas com adubos orgânicos - podem também ser inseridas em apartamentos. Além de ser um excelente hobby para quem curte jardinagem, ajuda a praticar hábitos alimentares mais saudáveis que estimulam a qualidade de vida.

Energia

Impossível não falar sobre sustentabilidade e não mencionar o consumo de energia consciente. Um projeto sustentável procura sempre por eficiência energética. Embora o investimento inicial seja mais alto do que na iluminação convencional, pode ter certeza que você economizará bem mais no final do mês.

Procure sempre optar pelas lâmpadas de modelos fluorescentes, pois apresentam uma maior vida útil. Uma outra opção muito interessante são as lâmpadas de LED que são ainda mais econômicas, evitam mudanças de temperatura ambiente e são instaladas por meio de mangueiras em locais embutidos, como os gessos.

O ideal é sempre fazer uma compra voltada à preocupação ambiental e estar constantemente atento ao recolhimento das lâmpadas pelo fabricante.

Outra maneira de ter uma casa mais sustentável é utilizar energia solar. Além de ser uma fonte abundante e de baixo impacto ambiental, é uma ótima alternativa para você produzir sua própria energia.

Para isso, é necessário instalar painéis solares que são placas capazes de transformar a energia do sol em energia elétrica. Uma casa que consome 500 kWh/mês precisaria de cerca de 20 painéis de 240 Wp.

Uso de materiais ecológicos

folha de árvore

Na hora de planejar uma reforma mais ecológica, fazer pequenas trocas de materiais que estejam alinhados às necessidades do meio ambiente é fundamental. Confira agora algumas escolhas que você pode fazer para que sua obra seja mais sustentável:

Tintas ecológicas: feitas com matérias-primas naturais, não possuem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo. Também são livres de compostos orgânicos voláteis — o que elimina o impacto negativo na qualidade do ar e não agride a camada de ozônio.

Cerâmicas e porcelanatos: a cerâmica é um material corretamente ecológico e 100% reciclável, além de ser um dos revestimentos mais duráveis do mercado. Suas espessuras mínimas poupam matéria-prima e sobras da indústria são reaproveitadas. Alguns padrões destes materiais imitam elementos naturais.

Telhado verde: composto por uma camada vegetal assentada sobre a laje de uma edificação, o telhado verde possibilita a retenção de água da chuva retardando o seu escoamento, o que ajuda na drenagem urbana. A sua grande vantagem para o meio ambiente é a sua capacidade de absorver o CO2 e outros gases da atmosfera para o crescimento da vegetação.

Tijolos ecológicos: feitos de uma mistura de solo, cimento e água, dispensam a queima evitando o desmatamento e a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Os tijolos ecológicos garantem um maior benefício demandando menos mão de obra e menor uso de materiais como aço, cimento e madeira.

Viu como é possível reformar sua casa e ainda contribuir para o meio-ambiente com escolhas mais conscientes? Aproveite nossas dicas e confira os melhores produtos só aqui na C&C.

Compre na C&C

Lâmpada Led Bulbo 9w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo 9w Bivolt 6500k Luz Branca
Telha Romana de Polipropileno Pet Novo Translúcida Telha Romana de Polipropileno Pet Novo Translúcida
Tinta Acrílica Premium Fosca Proteção Sol & Chuva Trilha Ecológica 18 Litros Tinta Acrílica Premium Fosca Proteção Sol & Chuva Trilha Ecológica 18 Litros

Produtos que você visitou