Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Mármore na decoração: conheça os diferentes tipos e suas aplicações

Veja as opções disponíveis e saiba como escolher a melhor para o seu projeto
                                     Mármore na decoração: conheça os diferentes tipos e suas aplicações            
   

Para quem está montando um novo projeto ou planejando uma reforma, o mármore pode aparecer como um elemento de grandes possibilidades. Trata-se de uma pedra elegante e de longa durabilidade, muito utilizada por quem deseja conferir sofisticação e requinte aos ambientes.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de mármore, com cores e texturas diversificadas, e cada um deles se encaixa melhor em determinado ambiente e estilo decorativo. E dentre tantas opções disponíveis, é comum surgirem algumas dúvidas na hora de escolher o mármore ideal para a sua casa.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar os principais tipos de mármore, bem como suas características. Veja mais!

Do que é feito o mármore, afinal?

O mármore é um tipo de rocha metamórfica. Ou seja, ele é derivado de uma rocha de calcário que sofreu com as altas temperaturas e pressão ao longo dos séculos. São comumente encontrados próximos de vulcões ou de locais que já tiveram atividades vulcânicas.

A diferença de diferentes minerais em sua composição, assim como as diversas condições de temperatura e pressão, é o que dá aos mármores uma grande variedade de cores, texturas e desenhos.

Principais tipos de mármore

Branco carrara

De origem italiana, o mármore branco carrara possui uma ótima qualidade e pode ser encontrado na cor branca. Suas cores claras dão aspecto de nobreza aos ambientes, sendo uma ótima opção para quartos e salas.

Por ser uma pedra mais porosa, ela absorve facilmente a umidade, podendo manchar com maior facilidade. Por esse motivo, evite aplicar esse tipo de mármore em ambientes que estão sujeitos à umidade, como banheiros, cozinhas e áreas externas.

Travertino

Assim como o Carrara, o Travertino também é uma pedra de origem italiana, a diferença é que este pode variar entre os tons de beges aos amarronzados.

Também é uma pedra altamente porosa, o que a torna mais indicada para ambientes internos e que têm pouco contato com a água.

Nero

O mármore do tipo Nero é uma pedra de origem espanhola, que apresenta um fundo preto e alguns veios brancos que se destacam bastante.

Por ser uma pedra de cor escura, ela é ideal para ambientes que estão mais sujeitos a manchas e sujeiras, como cozinhas e banheiros. É possível utilizá-la tanto nos pisos e paredes quanto nas bancadas, mesas e gabinetes.

Onix

O mármore Onix é um dos tipos mais nobres e exuberantes – e também um dos mais caros. Ele é um tipo de Travertino translúcido que possui a mesma aparência veiada, porém, seus tons variam de um dourado pálido ao vermelho intenso.

Piguês

De origem grega, o mármore Piguês é outra opção de revestimento branco para bancadas, gabinetes, pisos e paredes. Sua aparência se assemelha ao Carrara, com a diferença de que o Piguês possui veios mais espaçados, que o tornam mais uniforme e homogêneo na superfície.

Calacatta Oro

O mármore Calacatta Oro é uma das peças mais valorizadas na arquitetura e decoração e, por isso, possui um preço mais elevado.

Ele possui o fundo branco com veios em tons acinzentados e dourados que garantem um aspecto muito elegante à pedra e aos ambientes onde são instalados.

Esse tipo de mármore é mais indicado para ambientes internos, desde os banheiros até os halls de entrada.

Tipos de acabamento para o mármore

Além dos diferentes tipos de pedra, também existem diferentes tipos de acabamentos para o mármore. Saiba mais sobre eles:

  • Bruto: não recebe nenhum tipo de tratamento, ou seja, a pedra é instalada na sua forma natural;
  • Resinado: nesse tipo de acabamento, a pedra é coberta por uma resina que fecha todos os seus poros e fissuras. Por isso, além de ficar com uma aparência muito brilhante, ela também se torna ideal para ambientes como cozinha e banheiro;
  • Levigado: aqui, o mármore é lixado com abrasivos até ficar liso, resultando em um aspecto opaco;
  • Jateado: recebe um jato à base de areia que torna a pedra mais áspera, permitindo o seu uso em áreas externas e molhadas;
  • Apicoado: acabamento onde a pedra é desbastada com o intuito de lhe dar maior aderência;
  • Flameado: remove a superfície brilhosa do mármore para deixá-la mais áspera. Processo feito com um jato de fogo.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para dar uma olhadinha no nosso site, aqui você encontra os melhores materiais de construção e artigos de decoração!