Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Manutenção de ar-condicionados: Quando e como fazer?

Entenda a importância de realizar manutenções no ar-condicionado e com que frequência elas devem ser feitas

Atualmente, o ar-condicionado é um dos itens mais indispensáveis para ter em casa — especialmente em regiões que sofrem com as altas temperaturas durante todo o ano — afinal, ele tem o poder de manter os ambientes refrigerados, tornando o clima dentro de casa mais agradável e garantindo o bem-estar dos moradores.

Porém, assim como a maioria dos equipamentos elétricos, é necessário realizar manutenções periodicamente, a fim de preservar o bom funcionamento do aparelho.

Mas, quando se trata de ar-condicionados, muita pessoas não sabem quando fazer, como ou, nem mesmo, porquê realizar manutenções.

Se você é uma dessas pessoas, não precisa se preocupar! No post de hoje, a C&C vai solucionar todas as suas dúvidas a respeito dos cuidados desse aparelho tão útil e funcional. Confira!

Por que devo fazer manutenções no meu ar-condicionado?

Além de manter uma temperatura mais agradável dentro dos ambientes, o aparelho também possui a função de filtrar o ar, retendo os germes e demais impurezas em seu filtro.

Mas, quando o filtro acumula sujeira em excesso, o ar-condicionado perde boa parte do seu rendimento e passa a gastar mais energia do que o necessário. Além disso, o aparelho também começa a liberar no ambiente, toda aquela sujeira retida no filtro, podendo, dessa forma, agravar ou causar diversos problemas respiratórios.

No entanto, apenas a limpeza dos filtros não é suficiente para evitar futuros problemas no aparelho, é preciso, também, verificar outros itens que compõem o ar-condicionado, como o sistema de drenagem, os capacitores, os contatos dos cabos elétricos e entre outros.

Por isso, é importante saber a diferença entre o tipos de manutenção e como cada uma deve ser feita.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva nada mais é do que a limpeza frequente dos filtros e do painel frontal do ar-condicionado.

Sua realização depende da frequência que o aparelho é utilizado, mas o ideal é que ela seja feita, no mínimo, uma vez por mês.

Como fazer?

A primeira coisa que você deve fazer é desligar o ar-condicionado (tire-o da tomada também) e, logo em seguida, retire o painel frontal. Depois, com o auxílio de um pano umedecido em água e detergente neutro, limpe o aparelho.

Se preferir, você pode passar o aspirador de pó no filtro para sugar qualquer poeira que possa ter permanecido.

Deixe os filtros e o painel secando na sombra e recoloque-os no aparelho somente quando estiverem totalmente secos.

Atenção: Álcool e solventes nunca devem ser utilizados durante a limpeza, pois isso pode danificar o aparelho.

Manutenção profissional

Já a manutenção profissional consiste na limpeza completa do aparelho. Para realizá-la, o ar condicionado deve ser totalmente desmontado e, por isso, apenas um técnico autorizado deve fazê-la.

Além disso, o profissional também deve verificar toda a parte elétrica, assim como conferir as condições das peças metálicas e tubulações.

Esse tipo de manutenção também deve variar de acordo com a frequência que o aparelho é utilizado, mas recomenda-se que ela seja feita, ao menos, uma vez por ano.

Agora que você já sabe como é simples cuidar desse aparelho, não perca mais tempo e garanta já o seu!

Aqui na C&C nós contamos com um canal de mão de obra que disponibiliza a instalação de ar-condicionados e outros serviços, confira o nosso site e saiba como garantir uma reforma muito mais rápida, prática e segura.

 

Compre na C&C

Aspirador de Pó Next 1500 1200w 110v Vermelho E Preto Aspirador de Pó Next 1500 1200w 110v Vermelho E Preto
Ar Condicionado Mecânico de Janela 7500 Btus Frio Springer 220v Ar Condicionado Mecânico de Janela 7500 Btus Frio Springer 220v
Moldura Regulavel P/Ar Co Moldura Regulavel P/Ar Co

Produtos que você visitou