Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Lugar de mulher e onde ela quiser, inclusive na obra!

Mulheres ganham espaço nas obras mostrando que também sabem de casa e construção!

No espaço público. Na política. Na cultura. Na opinião pública. Espaços também no mercado de trabalho. As conquistas femininas são conquistas por espaços que antes elas não tinham.

Muitos trabalhos eram considerados masculinos, com oportunidades exclusivas para o gênero. No entanto, as mulheres continuam desafiando ideias arcaicas e mostrando que podem assumir qualquer trabalho ou posição. Nos últimos anos, surgiram diversas iniciativas de mulheres que assumiram postos anteriormente impensáveis.

Mecânicas, engenheiras civis, garis, caminhoneiras e também prestadoras de consertos gerais. O termo “marido de aluguel” vai perdendo o sentido! Surgiram até youtubers com canais especializados mostrando como consertar, instalar e construir diversos itens de casa.

Neste dia internacional da mulher, a C&C entrevistou Juliana do Nascimento. Juliana faz parte da equipe de “Mão-de-Obra C&C”, que oferece diversos serviços para a casa, como reformas gerais e instalações de diversos itens, incluindo pisos vinílicos, especialidade de Juliana.

Falou piso vinílico, falou Juliana

Além de instalar todo tipo de pisos vinílicos, Juliana também faz preparação de contrapiso, aplicação de autonivelante e de rodapés. Ela começou acompanhando o marido e, aos poucos, se especializou. “Meu marido trabalha com vinílico já tem quase dez anos. Comecei a trabalhar com ele de vez em quando, a frequência foi aumentando e agora trabalho com ele todos os dias. Mas trabalho também sozinha”.

Segundo Juliana, começar com o marido foi algo positivo, mas já ocorreram episódios de preconceito. “Em algumas vezes sofremos preconceito, olhares estranhos. Porque é muito diferente a pessoa chegar e encontrar uma mulher na obra”, conta. “Mas muitas vezes as pessoas acham super bacana, dão os parabéns “poxa, que legal, uma mulher!”, então tem os dois lados”.

Essa surpresa ainda é comum em obras. A imensa maioria desse setor é de homens. Inclusive as indicações pedindo o seu serviço acontecem no cotidiano. “Já aconteceu de ter indicação e pediram a minha presença na obra. É gratificante porque a gente faz o melhor pelo cliente”, conta.

Mulheres nas obras

Muitas vezes as mulheres são lembradas apenas na hora de decorar uma casa, não na obra. Mas isso está mudando. Com reconhecimento de um bom trabalho, a mão-de-obra feminina ganha força e a presença de mulheres aumenta em todos os momentos de uma obra.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a presença de mulheres na construção civil está crescendo. Se em 2007 existiam 109 mil trabalhadoras registradas, em 2018 são mais de 239 mil espalhadas pelos canteiros de obras do país, um crescimento próximo a 120%.

“É muito bom ter reconhecimento. A gente chega na obra e pega um contrapiso cru e entrega ele todo perfeito, com rodapé instalado. Os clientes agradecem e recomendam, falam que serviço de mulher é mais caprichoso, mais detalhista, já ouvi isso em muitas obras”, ressalta Juliana.

Adaptações e apoio familiar

Quando perguntada sobre as adaptações para mulheres nestes espaços de trabalho, Juliana afirmou ser um “jogo de mão dupla”. “A gente se adapta de um lado e eles se adaptam também. A gente trabalha colocando piso em uma posição que exige postura. Todo mundo tem seu espaço”.

 

Orgulhosa, Juliana conta que a família sempre a apoiou. “Meu pai e minha mãe acham fantástico, apoiam muito. Na hora que eu vou para a obra se despedem com felicidade “vai com Deus, minha filha”. As crianças ficam felizes também, mostram a foto de serviço executado, sempre parabenizando”.

Mãe de dois filhos, ela ressalta a conquista das mulheres também nesse espaço é muito importante. Além das tarefas de trabalho eu sou mãe, tenho dois filhos, lavo, passo, cozinho e no final de semana eu faço as unhas e arrumo o cabelo. Todas as mulheres podem fazer tudo o que quiserem, é só querer”.

 

O serviço “Mão-de-Obra C&C” oferece serviços especializados com a qualidade da C&C e também da Juliana. Quer saber mais? Clique aqui e solicite mais informações tanto para contratar um serviço, como também para oferecer seu trabalho.

Produtos que você visitou