Não tem como escapar: toda reforma e construção gera entulho, poeira e resíduos que são difíceis de remover. Portanto, planejar a limpeza pós-obra é algo que facilita (e muito!) essa tarefa. E isso inclui desde a ordem dos cômodos até a separação dos produtos de limpeza adequados, que, não à toa, é a parte mais importante de todo esse processo.
Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post com dicas muito úteis que vão te ajudar a realizar uma faxina pós-obra realmente eficiente. Confira!
1. Planeje a faxina de acordo com cada cômodos
Como falamos anteriormente, o segredo para uma boa limpeza é o planejamento. Em primeiro lugar, é preciso definir as prioridades da faxina conforme cada cômodo da casa. Isso evita que você se canse rapidamente da tarefa e acabe deixando para outro dia, além de contribuir para que o trabalho seja feito com excelência e resulte em uma limpeza impecável.
A dica é começar a limpeza a partir da área mais afastada até a entrada da casa. Do contrário, as chances de que você tenha que refazer a faxina ao final são muito maiores.
E não se esqueça de fazer a limpeza sempre de cima para baixo. Ou seja, comece pelos tetos, paredes e só depois vá para o chão.
2. Retire o excesso de lixo e objetos que estiverem no caminho
Para começar, recolha todo o lixo e ferramentas espalhadas pela casa e retire tudo o que for possível para abrir espaço, como móveis, eletrodomésticos e demais objetos.
Dessa forma, o caminho fica livre de obstáculos e, consequentemente, a limpeza fluirá com maior facilidade.
Também é importante proteger as instalações e acabamentos para evitar que sejam danificados.
3. Comece pela sujeira grossa
Se você não sabe por onde começar a limpeza pós-obra, a dica é simples: comece pelo grosso! O ideal é fazer a limpeza seca primeiro, retirando toda a sujeira pesada — como resíduos de gesso, cimento, tinta e outros materiais utilizados na obra. Depois, remova todo o excesso de poeira com o auxílio de um aspirador de pó e, só então, utilize água para retirar os resíduos finos, lavando vidros, bancadas, pisos, louças sanitárias etc.
4. Utilize materiais adequados
Agora que você já sabe como planejar e por onde começar a sua limpeza, confira a lista de produtos essenciais:
- 1 vassoura de cerdas macias e outra de cerdas grossas;
- Rodos;
- Panos de limpeza limpos e secos;
- Baldes;
- Espátulas de metal e de plástico para remover resíduos de tinta, cimento e concreto;
- Escovas de limpeza;
- Esponjas de lavar louça;
- Detergente neutro;
- Álcool;
- Produtos de limpeza específicos (limpa rejunte, limpa vidros, removedor de tinta etc.);
- Aspirador de pó;
- Escada para limpar locais mais altos.
Por fim, lembre-se de utilizar luvas e máscaras de proteção durante todo o serviço.
Limpeza eficiente é com a C&C
Gostou das nossas dicas? Então aproveite para acessar o nosso site e conferir as soluções que temos para você!