Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Jardinagem para iniciantes: 8 dicas para cuidar das plantas

É lindo decorar a casa com plantas, não é mesmo? Veja as dicas C&C de como cuidar e porque ter um espaço verde em casa.

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas passou a gostar durante esse período de quarentena, foi a jardinagem. Cuidar de plantas é um hobby relaxante e que não exige muito esforço, além de complementarem a decoração da casa e purificarem o ar.

Embora não seja um trabalho árduo, é preciso estar atento aos cuidados para que suas plantinhas cresçam cada vez mais fortes e bonitas. Então, anote as dicas que a C&C vai trazer hoje e incremente sua rotina de jardinagem.

  1. Remova as folhas secas.
  2. É normal que folhas danificadas apareçam - faz parte do ciclo natural das plantas - mas mantê-las pode fazer com que as plantas gastem muita energia tentando recuperá-la, o melhor a se fazer é remover as folhas secas.

  3. Areje a terra.
  4. Se você possui um jardim cheio de plantas, é importante arejar a terra ao menos duas vezes por ano. Faça buracos com uma furadeira sem fio na terra, depois preencha-os com pedras deixando um espaço, isso ajudará a oxigenar as raízes.

  5. Permita a luz solar.
  6. Não apenas nós precisamos da luz do sol, as plantinhas também, então é recomendado que elas fiquem em um local que receba a luz solar, mas atente-se para que ela não seja direta, pois em dias muito quentes as folhas podem queimar.

  7. Retire ervas daninhas.
  8. Ervas daninhas são plantas que nascem indesejavelmente no meio do jardim, se alimentam da mesma água e nutrientes que os vegetais, prejudicando seu crescimento. Por isso, essas ervas precisam ser retiradas, basta puxá-las pela base do caule, removendo também suas raízes.

  9. Troque o vaso.
  10. Plantas precisam de espaço para crescer, então caso você consiga ver suas raízes, é sinal de que é hora de remanejá-las para um vaso maior.

  11. Adube a terra.
  12. Adubar a terra proporciona nutrientes às plantas e, além de fazer com que cresçam mais saudáveis, eles evitam que fungos e bactérias as adoeçam. Você pode encontrar diversas opções de fertilizantes no mercado, mas uma opção baratinha é a borra de café que ajuda a manter a permeabilidade e a drenagem do solo, além de auxiliar no desenvolvimento das plantas.

  13. Atenção na quantidade de água.
  14. Nem muita e nem pouca, regue suas plantas com o suficiente de água. Pesquise sobre qual a espécie da sua planta e a quantidade necessária de água para que ela sobreviva, mas aqui vai uma dica: coloque a mão sobre o solo, se ele estiver seco significa que a planta precisa ser regada.

  15. Tipo de solo.
  16. Antes de você comprar suas plantinhas, é preciso pesquisar muito, inclusive sobre o solo. Cada tipo de planta se desenvolve em determinados tipos de solo (arenoso, argiloso ou humanoso), deste modo, na hora da escolha de que tipo de planta você prefere cuidar, pesquise sobre qual o melhor tipo de solo para a espécie.

Vantagens de ter plantas em casa

Além do sentido estético - que aliás, é realmente um charme ter uma área verde em casa - as plantas também têm muito a agregar em nosso lar. Agora que você já sabe como cuidá-las para que fiquem lindas, veja algumas vantagens.

As plantas absorvem a poluição do ar e, durante o processo de absorção da água na terra, elas também fazem com que o líquido evapore, auxiliando na umidificação do ar. Esse procedimento é super importante durante épocas de clima seco e evita problemas como doenças respiratórias e irritações.

Os vegetais não são apenas bonitos, algumas espécies provocam o relaxamento. Alguns estudos comprovam que elas têm o poder de liberar adrenalina em nosso corpo, aumentando os níveis de energia e oxigenação, fazendo com que relaxemos. Assim, elas também nos auxiliam na criatividade, a presença delas podem trazer inspiração para nós.

E aí, já está com seu vasinho e terra em mãos? Porque hoje é dia de jardinagem! Decore sua casa ou escritório, além de usufruir de todos os benefícios que plantas podem trazer e encontre todos os itens que precisar na C&C!

Compre na C&C

Fertilizante Liquido 10-10-10 120ml Fertilizante Liquido 10-10-10 120ml
Regador com Bico Fino 2 Litros Verde Regador com Bico Fino 2 Litros Verde
Vaso Denise 15cm Verde Vaso Denise 15cm Verde

Produtos que você visitou