Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Jardinagem para crianças: 3 dicas para introduzir aos seus filhos

Crianças tem muito a aprender quando criam o hábito de jardinagem desde novas. Vejas nossas dicas sobre como introduzi-lo à elas
                                   Jardinagem para crianças: 3 dicas para introduzir aos seus filhos            
       

O contato com a natureza traz inúmeros benefícios à saúde e quando decidimos ter um espaço como um jardim, damos mais vida e aconchego ao lar. E com todas essas vantagens, não poderia ser diferente em relação às crianças, que quando introduzidas a jardinagem desenvolvem mais suas habilidades e cria vínculos com a família.

Praticar a jardinagem estimula a criança a conhecer um pouco mais sobre botânica, ciência, biologia e etc, aguçando seu senso de curiosidade, assim como seu conhecimento em matemática - uma vez que é preciso calcular a quantidade de água ou número de sementes para plantação. Outro benefício é a ligação com a natureza, pois este contato incentiva sua preservação.

Mas para introduzir este hábito nas crianças, alguns passos são necessários para que elas passem a gostar e se divertir enquanto cuidam do jardim. Confira!

Tipos de planta

Por mais espertas que as crianças sejam, não podemos descuidar nenhum segundo, então é preciso saber quais tipos de plantas elas manusearão para que não haja riscos.

Pesquise muito bem sobre a espécie e toxicidade da planta, além de adubos ou outros itens usados no jardim.

  • Bromélia Abacaxi (Ananas comosus);
  • Capuchinha (Tropaeolum majus);
  • Dália Vermelha (Dahlia coltness);
  • Suculenta;
  • Begônia (Begonia elatior);
  • Petúnia Roxa (Cascata grandiflora);
  • Girassol (Helianthus annuus).

Estas espécies com certeza farão a diversão dos pequenos por serem diferentes e coloridas sem oferecer perigos.

Ideias criativas

Uma dica para estimular o gosto pela jardinagem, é deixar a imaginação da criança fluir e, ainda, proteger o meio ambiente com a reciclagem.

Vasinhos de planta feitos a partir de garrafas PET ou caixas de leite podem se transformar em grandes obras de arte produzidas pela criançada. Então separe os pincéis e as tintas para que eles coloquem a mão na massa, criem autonomia e tenham orgulho de ter um pedacinho de sua criatividade dentro do próprio jardim.

Que tal um pouco de diversão?

De nada vale criar um jardim se as crianças não se divertirem nele, não é mesmo? Se houver espaço, separe um cantinho para brinquedos como um balanço (aliás, você pode improvisar com uma corda e um pneu), escorregador e, até mesmo, uma casinha na árvore. Os pequenos vão adorar ter um lugar só deles para as brincadeiras dentro de um espaço que eles mesmos ajudaram a construir.

A jardinagem cria memórias afetivas, pois proporciona mais tempo de qualidade com os familiares, conversas e risadas, além de estimular a imaginação e independência das crianças. Resumindo: o que não faltam são benefícios para esta prática.

A C&C quer estar presente em todos os momentos de sua família, então se você pensa em criar um jardim em casa, acesse nosso site e confira tudo para casa e construção!

   

Compre na C&C

Pedra Quartzo Rolado 5kg Pedra Quartzo Rolado 5kg
Semente de Flor Petúnia Anã Compacta 80mg Semente de Flor Petúnia Anã Compacta 80mg
Conjunto 1 para Jardinagem 3 Peças Laranja Conjunto 1 para Jardinagem 3 Peças Laranja

Produtos que você visitou